Indisponibilidade de Serviços para Mudanças

<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >>

Navegação:  ITIL GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO > Administração > Menu “Configuração” >

Indisponibilidade de Serviços para Mudanças

Indisponibilidade de Serviços para Mudanças

Na guia “Mudanças”, define-se como será o comportamento da indisponibilidade, quando serviços estiverem associados a mudanças.

 

Na subguia “Geral”, os parâmetros presentes são os seguintes:

Administração_FIG74

•     Mostrar serviços impactados em mudanças como indisponíveis, no Portal Solicitante: os serviços impactados em mudanças ficarão indisponíveis, bloqueando o acesso ao mesmo pelo usuário final.

 

Relacionados a este parâmetro, estão os parâmetros a seguir:

 

•        Tornar indisponível durante a mudança, iniciando a interrupção após a aprovação e encerrando a interrupção após o fechamento: se vai haver uma interrupção em serviços de mudanças, o período de interrupção será desde a aprovação da mudança até o encerramento da mesma.

 

•        Tornar indisponível apenas durante a janela configurada na interrupção: o período de indisponibilidade do serviço será aquele definido pela própria mudança,  no período de interrupção do serviço estipulado pela mudança.

 

As guias “Categoria” e “Criticidade” para definir quais mudanças participam desta regra.

Administração_FIG75

Por exemplo, estando uma mudança programada para um determinado serviço, quando a mudança atingir a etapa de “Execução”, o serviço ficará marcado como indisponível no catálogo de serviços, ou seja, não será possível utilizar o serviço neste período (executar scripts, abrir chamados etc).