Guia: Dados

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Guia: Dados

GUIA DADOS

 

Na guia Dados são cadastrados as informações principais de cadastro do cliente, esta guia tem o seguinte aspecto:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG41

 

 

PROCEDIMENTO - Preencher informações

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Na guia Dados, as seguintes informações devem ser preenchidas:

 

Nome: Inserir um nome para o cliente, pode ser nome fantasia, como ele será tratado nas demandas do sistema. Este campo é de preenchimento obrigatório.

Razão social: Inserir a razão social do cliente, caso seja pessoa jurídica, o nome que consta no cadastro do CNPJ e/ou inscrição estadual.

CPF / CNPJ: Para clientes pessoa física, inserir o número do CPF. Para clientes pessoa jurídica, inserir o número do CNPJ.

Inscrição estadual: Para clientes pessoa jurídica, inserir o número da inscrição estadual, caso o cliente possuir.

Tipo de cliente: Definir de qual tipo é este cliente, conforme tipos cadastrados no sistema. Neste campo há duas possibilidades para definir o "tipo de cliente":

Digitar 2 ou mais caracteres para o sistema sugerir os tipos de clientes que contém os mesmos:

Ao clicar neste campo será habilitado a edição para digitar os caracteres e assim iniciar a sugestão de pesquisa, conforme pode ser observado na imagem abaixo:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG42

Depois de digitar dois ou mais caracteres o sistema automaticamente faz a pesquisa e já sugere os "tipos de clientes" cadastrados para seleção, conforme mostra o seguinte exemplo, onde foi digitado os caracteres "po" e os seguintes tipos foram sugeridos pelo sistema:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG43

Sendo assim, basta selecionar um dos tipos sugeridos e o campo "Tipo de cliente" será preenchido de forma automática:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG44

Clicar no ícone para exibir a relação de tipos de clientes cadastrados e selecionar uma opção dentre eles:

Ao clicar no ícone Menu_Clientes_e_Contatos_FIG45 será exibida a seguinte tela para a pesquisa dos "tipos de clientes":

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG46

Nesta tela, através do campo "Pesquisar por" é possível pesquisar por um determinado tipo, ou então, já selecionar o tipo que se deseja clicando sobre o número de cadastro deste tipo. Como exemplo, foi selecionado o tipo "Médio Porte" e automaticamente a tela foi fechada e o campo "Tipo de cliente" preenchido, conforme seguinte imagem:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG47

Cep: Inserir um CEP válido e através dele há duas possiblidades para preenchimento automático do endereço, bairro, cidade, UF e país.

Ao inserir um CEP e clicar no ícone Menu_Clientes_e_Contatos_FIG48 será realizada uma busca nos CEP’s já cadastrados no Qualitor, em seu cadastro de CEP’s (controlado pelo administrador do sistema). Ou então, se clicar no ícone Menu_Clientes_e_Contatos_FIG49 será realizada uma busca através da internet, caso esteja conectado a um provedor de serviço externo.

Em qualquer uma das opções, ao localizar o CEP inserido, o qualitor exibirá a seguinte mensagem de confirmação:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG50

Ao clicar em SIM, serão preenchidos os campos do endereço, bairro, cidade, UF e país de forma automática, conforme consta na mensagem:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG51

E então, para completar o preenchimento do endereço, basta inserir o número do local e o complemento, caso houver.

Endereço: Se utilizado o recurso do CEP, este campo é preenchido de forma automática, sendo necessário, somente informar o número do local. Caso contrário, inserir o endereço do cliente.

Complemento: Inserir o complemento do endereço do cliente, caso houver.

Bairro: Se utilizado o recurso do CEP, este campo é preenchido de forma automática. Caso contrário, inserir o bairro do endereço do cliente.

Cidade: Se utilizado o recurso do CEP, este campo é preenchido de forma automática. Caso contrário, neste campo há duas possibilidades para definir a "Cidade" do endereço do cliente:

Digitar 2 ou mais caracteres para o sistema sugerir as cidades que contém os mesmos:

Ao clicar neste campo será habilitado a edição para digitar os caracteres e assim iniciar a sugestão de pesquisa, conforme pode ser observado na imagem abaixo:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG52

Depois de digitar dois ou mais caracteres o sistema automaticamente faz a pesquisa e já sugere as "Cidades" cadastradas para seleção, no exemplo abaixo, foi digitado os caracteres "Porto" e as seguintes cidades foram sugeridas pelo sistema:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG53

Deste modo, basta selecionar uma das cidades e o campo "Cidade" será preenchido de forma automática:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG54

Clicar no ícone para exibir a relação de cidades cadastradas e selecionar uma opção dentre elas:

Ao clicar no ícone Menu_Clientes_e_Contatos_FIG55 será exibida a seguinte tela para a pesquisa das "Cidades" cadastradas no sistema:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG56

Nesta tela, através do campo "Pesquisar por" é possível pesquisar por uma determinada cidade, ou então, já selecionar uma cidade que se deseja clicando sobre o número de cadastro desta cidade. Como exemplo, foi selecionado a cidade "Arambaré" e automaticamente a tela foi fechada e preenchido o campo "Cidade", conforme seguinte imagem:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG57

UF: Se utilizado o recurso do CEP, este campo é preenchido de forma automática. Caso contrário, ao preencher o campo Cidade, o campo UF é preenchido de forma automática.

País: Se utilizado o recurso do CEP, este campo é preenchido de forma automática. Caso contrário, ao preencher o campo Cidade, o campo País é preenchido de forma automática.

E-mail: Inserir um e-mail geral para contato com o cliente.

Telefone: Inserir um número de telefone para contato com o cliente.

Celular: Inserir um número de celular e no campo abaixo o nome de contato da pessoa que irá atendê-lo.

Fax: Caso houver, inserir um número de telefone que funcione como fax neste cliente.

Modelo de e-mail: Definir um modelo de e-mail, dentre os modelos previamente cadastrados pelo administrador do sistema, que será utilizado para enviar e-mails aos contatos deste cliente, a partir dos atendimentos. Ou seja, para cada cliente poderá ter um e-mail personalizado, conforme necessidade de informações que os mesmos solicitarem. Neste campo há duas possibilidades para definir o "modelo de e-mail" do cliente:

Digitar 2 ou mais caracteres para o sistema sugerir os modelos de e-mail que contém os mesmos:

Ao clicar neste campo será habilitado a edição para digitar os caracteres e assim iniciar a sugestão de pesquisa, conforme pode ser observado na imagem abaixo:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG58

Depois de digitar dois ou mais caracteres o sistema automaticamente faz a pesquisa e já sugere os "modelos de e-mail" cadastrados para seleção, conforme mostra o seguinte exemplo, onde foi digitado os caracteres "mo" e os seguintes modelos foram sugeridos pelo sistema:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG59

Sendo assim, basta selecionar um dos modelos sugeridos e o campo "Modelo de e-mail" será preenchido de forma automática:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG60

Clicar no ícone para exibir a relação de modelos de e-mail cadastrados e selecionar uma opção dentre eles:

Ao clicar no ícone Menu_Clientes_e_Contatos_FIG61 será exibida a seguinte tela para a pesquisa dos "modelos de e-mail":

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG62

Nesta tela, através do campo "Pesquisar por" é possível pesquisar por um determinado modelo, ou então, já selecionar o modelo que se deseja clicando sobre o número de cadastro deste modelo. Como exemplo, foi selecionado o modelo "Modelo de e-mail para abertura e encerramento de chamados" e automaticamente a tela foi fechada e o campo "Modelo de e-mail" preenchido, conforme seguinte imagem:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG63

Ativo: Este parâmetro deve estar marcado para que o cadastro do cliente fique ativo no sistema e assim possa ser utilizado.

Distância padrão: Siginifica a quilometragem a ser percorrida para se chegar até o endereço do cliente. A distância padrão é utilizada no registro de despesas e quando se registra uma despesa, pode ser informada a quilometragem percorrida para calcular o reembolso de combustível automaticamente. Deste modo, se o cliente tem esse campo "distância padrão" preenchido, relatórios de despesa dos atendimentos gerados para ele, já vem com esse campo preenchido de forma automática de acordo com a quilometragem informada neste cadastro.

Cobrar relatório de despesa: Ao marcar este parâmetro, indica  que as despesas registradas em atendimentos deste cliente serão adicionadas a fatura gerada para ele através do QBilling.

Observações: Neste espaço podem ser inseridas algumas informações que ainda não constam no cadastro deste cliente, mas que é importante deixá-las registradas em seu cadastro.