Abertura por IC's

<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >>

Navegação:  ATENDENTE > Chamados > Chamados: Recursos para criação e manutenção > Abertura do chamado e identificação primária (solicitante, equipamento, produto ou IC) >

Abertura por IC's

Abertura por IC’s

 

Caso o atendente selecione a opção de abertura de chamados por “IC’s”, será necessário identificar o “IC”, o “Cliente” e o “Contato” (usuário final). Salienta-se que tanto estes campos como todos os demais que forem identificados com um asterisco vermelho (*) serão de preenchimento obrigatório.

Operações sobre Chamados_Fig 75_F

 

Ao selecionar o IC, o campo “Cliente” é preenchido automaticamente com o cliente atribuído ao IC, caso essa informação exista.

No campo “IC”, será necessário o atendente identificar para o qual o chamado está sendo aberto. É possível, também, preencher primeiramente o campo “Cliente” e, em seguida, clicar no ícone Operações sobre Chamados_Fig 75a_F, ao lado de “IC”. O sistema abrirá uma janela de pesquisa, onde serão apresentados todos os equipamentos referentes ao cliente informado. O mesmo acontece ao preencher o contato e clicar no ícone da lupa: o sistema mostra os IC’s do contato informado. Para maiores informações com relação à IC’s, Serviços e Topologias, vide manual do Qualitor ITIL - Módulo de Gerenciamento de Configuração.

Após o atendente selecionar o “IC”, será possível acessar a “Topologia do IC” através do ícone Operações sobre Chamados_Fig 76_F onde será disponibilizada uma nova tela com os relacionamentos dos IC’s dentro dos serviços cadastrados no Qualitor.

Operações sobre Chamados_Fig 77_F

 

A grid de topologia do IC tem por função demonstrar hierarquicamente como estão dispostos, interligados e relacionados os IC’s. Além disso, ao clicar no ícone Operações sobre Chamados_Fig 78_F é possível obter a visualização gráfica da topologia do serviço.

Para demais informações com relação ao IC, pode-se clicar no ícone Operações sobre Chamados_Fig 79_F e uma janela exibirá as informações pertinentes ao IC.

Operações sobre Chamados_Fig 80_F

 

Outra informação que pode ser obtida na tela padrão de abertura de chamado, quando o atendente já selecionou o IC, são os chamados que já foram abertos para o mesmo, sendo necessário clicar no ícone Operações sobre Chamados_Fig 81_F para que a janela com os chamados já abertos seja apresentada, como podemos ver na imagem a seguir.

Operações sobre Chamados_Fig 82_F

 

Caso o atendente necessite acessar um deles, bastará clicar no ícone Operações sobre Chamados_Fig 83_F, localizado na tela de exibição dos chamados abertos anteriormente para que a tela

 

 

É possível realizar pesquisas de chamados utilizando o filtro “IC de abertura”.

 

 

Também é possível verificar se existem “incidentes”, “requisições de serviço”, “mudanças” e/ou “problemas” que tenham sido criados anteriormente para um item que tenha relação a este IC. Para isso deve-se clicar no ícone Operações sobre Chamados_Fig 83a_F de relações de IC e será exibida a seguinte tela:

Operações sobre Chamados_Fig 83b_F

 

Outro ícone importante nesta janela faz referência à “Análise de impacto do IC” Operações sobre Chamados_Fig 83c_F. Através deste ícone, é possível ver o impacto de um IC quando ele é aplicado a um ou mais serviços, ou seja, quais serviços e usuários serão afetados quando determinado item de configuração for interrompido. A imagem a seguir mostra um exemplo:

Operações sobre Chamados_Fig 83d_F

 

É possível notar que serviços podem ter diferentes níveis de criticidade. No entanto, ao criar novos chamados, será exibido o nível mais alto de criticidade (dentre os serviços aos quais um IC pode ser relacionado).

 

Portanto, no exemplo anterior existem dois níveis de criticidade (crítico e regular). Como resultado, o IC terá a criticidade mais alta, conforme desta na seguinte imagem:

Operações sobre Chamados_Fig 83e_F