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Abertura por IC’s
Caso o atendente selecione a opção de abertura de chamados por “IC’s”, será necessário identificar o “IC”, o “Cliente” e o “Contato” (usuário final). Salienta-se que tanto estes campos como todos os demais que forem identificados com um asterisco vermelho (*) serão de preenchimento obrigatório.
Ao selecionar o IC, o campo “Cliente” é preenchido automaticamente com o cliente atribuído ao IC, caso essa informação exista.
No campo “IC”, será necessário o atendente identificar para o qual o chamado está sendo aberto. É possível, também, preencher primeiramente o campo “Cliente” e, em seguida, clicar no ícone , ao lado de “IC”. O sistema abrirá uma janela de pesquisa, onde serão apresentados todos os equipamentos referentes ao cliente informado. O mesmo acontece ao preencher o contato e clicar no ícone da lupa: o sistema mostra os IC’s do contato informado. Para maiores informações com relação à IC’s, Serviços e Topologias, vide manual do Qualitor ITIL - Módulo de Gerenciamento de Configuração.
Após o atendente selecionar o “IC”, será possível acessar a “Topologia do IC” através do ícone onde será disponibilizada uma nova tela com os relacionamentos dos IC’s dentro dos serviços cadastrados no Qualitor.
A grid de topologia do IC tem por função demonstrar hierarquicamente como estão dispostos, interligados e relacionados os IC’s. Além disso, ao clicar no ícone é possível obter a visualização gráfica da topologia do serviço.
Para demais informações com relação ao IC, pode-se clicar no ícone e uma janela exibirá as informações pertinentes ao IC.
Outra informação que pode ser obtida na tela padrão de abertura de chamado, quando o atendente já selecionou o IC, são os chamados que já foram abertos para o mesmo, sendo necessário clicar no ícone para que a janela com os chamados já abertos seja apresentada, como podemos ver na imagem a seguir.
Caso o atendente necessite acessar um deles, bastará clicar no ícone , localizado na tela de exibição dos chamados abertos anteriormente para que a tela
É possível realizar pesquisas de chamados utilizando o filtro “IC de abertura”.
Também é possível verificar se existem “incidentes”, “requisições de serviço”, “mudanças” e/ou “problemas” que tenham sido criados anteriormente para um item que tenha relação a este IC. Para isso deve-se clicar no ícone de relações de IC e será exibida a seguinte tela:
Outro ícone importante nesta janela faz referência à “Análise de impacto do IC” . Através deste ícone, é possível ver o impacto de um IC quando ele é aplicado a um ou mais serviços, ou seja, quais serviços e usuários serão afetados quando determinado item de configuração for interrompido. A imagem a seguir mostra um exemplo:
É possível notar que serviços podem ter diferentes níveis de criticidade. No entanto, ao criar novos chamados, será exibido o nível mais alto de criticidade (dentre os serviços aos quais um IC pode ser relacionado).
Portanto, no exemplo anterior existem dois níveis de criticidade (crítico e regular). Como resultado, o IC terá a criticidade mais alta, conforme desta na seguinte imagem: