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Criação por IC
É possível também criar incidentes por Itens de Configuração (IC).
Para fazer isso é necessário selecionar a opção “IC” ao criar um novo incidente e em seguida buscar pelos “IC’s” anteriormente cadastrados no Qualitor.
Para pesquisar pelos IC’s já existentes no Qualitor, basta clicar no ícone próximo ao campo “IC”.
Desse modo, você será capaz de selecionar um IC que já tenha sido cadastrado no Qualitor, conforme a imagem a seguir:
Uma vez que um incidente é criado e um IC é relacionado a ele, é possível acessar a definição do IC a partir do próprio incidente.
Existe outra possibilidade para criar incidentes por ic (ao invés de pesquisar por ele clicando no ícone de busca). Tal possibilidade é inserir o “Código da etiqueta” no campo“IC” (é importante enfatizar que tal número já deve ter sido inserido no formulário de cadastro do IC).
É possível também relacionar IC’s adicionais para incidentes que já tenham sido criados (para IC ou não). Isso pode ser feito quando você clicar na guia Impacto, conforme será demonstrado a seguir. Os IC’s que forem associados aos incidentes ficarão vinculados.
Existem outros ícones que devem ser levados em consideração ao criar um novo incidente por IC.
Um deles é um ícone que mostra a “Topologia do IC .
O resultado será similar ao da seguinte imagem:
Nesta janela é possível visualizar informações mais detalhados sobre a topologia.
A topologia gráfica do serviço contendo o IC pode também ser demonstrada.
Para demais informações com relação ao IC, pode-se clicar no ícone e uma janela exibirá as informações pertinentes ao IC.
Outra informação que pode ser obtida na tela padrão de abertura de incidente, quando o atendente já selecionou o IC, são os incidentes que já foram abertos para o mesmo, sendo necessário clicar no ícone para que a janela com os incidentes já abertos seja apresentada, como podemos ver na imagem a seguir.
Também é possível verificar se existem “incidentes”, “requisições de serviço”, “mudanças” e/ou “problemas” que tenham sido criados anteriormente para um item que tenha relação a este IC. Para isso deve-se clicar no ícone de relações de IC e será exibida a seguinte tela:
Outro ícone importante nesta janela faz referência à “Análise de impacto do IC” . Através deste ícone, é possível ver o impacto de um IC quando ele é aplicado a um ou mais serviços, ou seja, quais serviços e usuários serão afetados quando determinado item de configuração for interrompido. A imagem a seguir mostra um exemplo:
É possível notar que serviços podem ter diferentes níveis de criticidade. No entanto, ao criar novos incidentes, será exibido o nível mais alto de criticidade (dentre os serviços aos quais um IC pode ser relacionado).
Portanto, no exemplo anterior existem dois níveis de criticidade (crítico e regular). Como resultado, o IC terá a criticidade mais alta, conforme desta na seguinte imagem: