7.1.8.4 Criação por IC

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7.1.8.4 Criação por IC

Criação por  IC

 

É possível também criar incidentes por Itens de Configuração (IC).

Para fazer isso é necessário selecionar a opção “IC” ao criar um novo incidente e em seguida buscar pelos “IC’s” anteriormente cadastrados no Qualitor.

Incidentes_FIG51

 

Para pesquisar pelos IC’s já existentes no Qualitor, basta clicar no ícone Incidentes_FIG51a próximo ao campo “IC”.

Desse modo, você será capaz de selecionar um IC que já tenha sido cadastrado no Qualitor, conforme a imagem a seguir:

Incidentes_FIG52

 

Uma vez que um incidente é criado e um IC é relacionado a ele, é possível acessar a definição do IC a partir do próprio incidente.

Incidentes_FIG53

 

 

Existe outra possibilidade para criar incidentes por ic (ao invés de pesquisar por ele clicando no ícone de busca). Tal possibilidade é inserir o  “Código da etiqueta” no campo“IC” (é importante enfatizar que tal número já deve ter sido inserido no formulário de cadastro do IC).

 

 

É possível também relacionar IC’s adicionais para incidentes que já tenham sido criados (para IC ou não). Isso pode ser feito quando você clicar na guia Impacto, conforme será demonstrado a seguir. Os IC’s que forem associados aos incidentes ficarão vinculados.

 

 

Incidentes_FIG54

 

Existem outros ícones que devem ser levados em consideração ao criar um novo incidente por IC.

Um deles é um ícone que mostra a “Topologia do IC Incidentes_FIG55.

Incidentes_FIG56

 

O resultado será similar ao da seguinte imagem:

Incidentes_FIG57

 

Nesta janela é possível visualizar informações mais detalhados sobre a topologia.

Incidentes_FIG58

 

A topologia gráfica do serviço contendo o IC pode também ser demonstrada.

Incidentes_FIG59

 

Para demais informações com relação ao IC, pode-se clicar no ícone Incidentes_FIG59ae uma janela exibirá as informações pertinentes ao IC.

Outra informação que pode ser obtida na tela padrão de abertura de incidente, quando o atendente já selecionou o IC, são os incidentes que já foram abertos para o mesmo, sendo necessário clicar  no ícone Incidentes_FIG59b para que a janela com os incidentes já abertos seja apresentada, como podemos ver na imagem a seguir.

Incidentes_FIG59c

 

Também é possível verificar se existem “incidentes”, “requisições de serviço”, “mudanças” e/ou “problemas” que tenham sido criados anteriormente para um item que tenha relação a este IC. Para isso deve-se clicar no ícone Incidentes_FIG59d de relações de IC e será exibida a seguinte tela:

Incidentes_FIG59e

 

Outro ícone importante nesta janela faz referência à “Análise de impacto do ICIncidentes_FIG60. Através deste ícone, é possível ver o impacto de um IC quando ele é aplicado a um ou mais serviços, ou seja, quais serviços e usuários serão afetados quando determinado item de configuração for interrompido. A imagem a seguir mostra um exemplo:

Incidentes_FIG61

 

É possível notar que serviços podem ter diferentes níveis de criticidade. No entanto, ao criar novos incidentes, será exibido o nível mais alto de criticidade (dentre os serviços aos quais um IC pode ser relacionado).

Portanto, no exemplo anterior existem dois níveis de criticidade (crítico e regular). Como resultado, o IC terá a criticidade mais alta, conforme desta na seguinte imagem:

          Incidentes_FIG62