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Menu “Pesquisar requisições de serviço”
Existe um item de menu utilizado para pesquisar requisições de serviço. Você pode acessá-lo clicando em: “Requisições de serviço / Pesquisar requisições de serviço”.
Outra possibilidade é clicando no ícone “Pesquisa de requisições de serviços”, localizado na barra de ferramentas:
A pesquisa rápida de requisições de serviço também pode ser acionada pelos campos disponível no portal, localizado no canto superior direito do portal. Neste modo a pesquisa é realizada por “código” e não por conteúdo. Assim, pode-se colocar vários códigos separados por vírgula, que eles serão localizados.
A pesquisa rápida de requisições de serviço também pode ser acionada pelos campos disponível no portal, localizado no canto superior direito do portal. Neste modo a pesquisa é realizada por “código” e não por conteúdo. Assim, pode-se colocar vários códigos separados por vírgula, que eles serão localizados.
Primeiro, você deve adicionar filtros de busca. Uma das opções de filtro é através do campo “Chamado”, no qual é possível inserir vários códigos de números de requisições de serviço, separados por vírgula, para facilitar a pesquisa de requisições de serviços. Observe o exemplo a seguir:
Ao adicionar os filtros necessários, deve-se clicar em “pesquisar”.
Há a possibilidade de na guia “Campos adicionais” vincular informações adicionais como filtro da pesquisa.
Para isso, basta clicar no botão “Novo” e a tela “Adicionar filtro” será apresentada, onde deverão ser preenchido a “Informação” e a condição.
No campo "condição", conforme imagem anterior há várias condições que podem ser utilizadas como filtro. Porém há critérios condicionais para pesquisa de registros utilizando informações adicionais, onde foi estabelicida o seguinte padrão de busca:
Informações do tipo: DATA e NÚMERO
As informações adicionais do tipo Data, ou do tipo Número, passam a ter uma condição a mais, “diferente de”. Essas condições independem se a informação é informada manualmente ou selecionada de uma lista de valores.
Dessa forma, as condições disponíveis são: igual a; diferente de; menor que; maior que.
Informações do tipo: TEXTO
Quando a informação tiver a seguinte configuração de parâmetros:
✓ “Permitir que os valores sejam informados manualmente” marcado.
OU
✓ “Permitir que os valores sejam informados manualmente” desmarcado;
✓ “Habilitar múltipla seleção” desmarcado.
Dessa forma, as condições disponíveis são: igual a; diferente de; contém.
Quando a configuração for conforme descrito abaixo:
✓ “Permitir que os valores sejam informados manualmente” desmarcado;
✓ “Habilitar múltipla seleção” marcado.
Dessa forma, as condições disponíveis são: igual a; diferente de; contém um; contém todos.
Além disso, deve ser possível adicionar "N" valores para comparação, ao invés de um valor único. Esses valores serão selecionados entre os valores disponíveis no cadastro da informação. Ao selecionar uma informação adicional que está configurada com valores, será disponibilizado outro campo para selecionar os valores que serão pesquisados da informação adicional, conforme pode ser observado no exemplo abaixo:
Após realizar a pesquisa por requisições de serviço utilizando determinados filtros, o resultado será exibido na seguinte tabela:
Existe também uma configuração de suporte visual, mostrando indicadores coloridos nas tabelas de requisições.
Cores podem ser configuradas para indicar se uma requisição está em atendimento, atrasada ou se uma dada porcentagem de tempo do SLA foi alcançada. Indicadores visuais são mostrados abaixo:
As tabelas de requisição de serviço mostram a prioridade em uma coluna.
Outro recurso útil disponível em tabelas de requisições é o agrupamento e ordenação de colunas, tornando mais fácil rastrear requisições similares.
Primeiro exemplo: Esta coluna pode ser ordenada por prioridade ou pode ser agrupada por prioridade, de modo que todas as prioridades podem ser visualizadas ordenadas ou agrupadas.
É possível também pesquisar por prioridades específicas e mostrar requisições de serviço relacionadas aos critérios de pesquisa.
Outra possibilidade é ordenar ou agrupar informações em qualquer coluna, incluindo prioridade.
Após o agrupamento, todas as requisições de serviço de mesma prioridade podem ser vistas juntas.
Visualização de requisições agrupadas por prioridade:
Você pode encontrar mais informações úteis sobre este recurso no capítulo relacionado à “pesquisa de chamados”.
Segundo exemplo: Esta imagem mostra a tabela de requisições agrupada por serviço requisitado.
Existe uma coluna chamada ‘Serviços requisitados’ que pode ser adicionada à tabela e então essa coluna pode ser agrupada. Dessa forma, serviços específicos podem ser rastreados separadamente.
Existe também uma opção de filtro na pesquisa de requisições de serviço, a fim de mostrar os serviços relacionados:
Por exemplo, uma pesquisa filtrada para mostrar somente “serviço de e-mail”, exibe um conjunto refinado de resultados:
Outro modo de rastrear requisições de serviço específicas é configurando um bloco no portal. Por exemplo, uma pessoa que anseia rastrear requisições de serviço relacionadas a e-mail. Um novo bloco poderia ser criado, utilizando um perfil de pesquisa que funcionaria como um modelo de buscas.
A pesquisa por requisições de serviço relacionadas a e-mail pode ser salva como um perfil de pesquisa (para o mês atual, por exemplo):
Como um resultado da configuração anterior, um novo bloco pode ser criado e basta um clique para executar a pesquisa.
O resultado de uma pesquisa de requisições de serviço também deverá apresentar na grid, em sua maioria ou totalidade, requisições que tenham sido abertas utilizando o tipo ”Requisição de serviço” com a identificação configurada (Exemplo: Requisições com tipo definido como “Requisição de serviço” terão a sigla “SR-XXX”).
No entanto, poderá constar nesta mesma grid outras requisições com identificações referente a outros tipos (Exemplo: INC-XXX ou GR-XXX). Isso ocorre, pois a requisição pode ser alterada na classificação do tipo, após a requisição ter sido aberta.
O Administrador do sistema poderá também habilitar o parâmetro relacionado ao atendimento do Qualitor Atendente: “Ocultar a descrição dos chamados no resultado das pesquisas de chamado”.
Neste caso, a grid do resultado da pesquisa terá o seguinte aspecto:
Deste modo, na grid de resultado não aparecerá a “descrição da requisição de serviço”. Mas na personalização da grid estará disponível o campo de “Pré-visualização da descrição” para os atendentes que desejam manter essa listagem mesmo com o parâmetro habilitado. Observe a imagem a seguir:
Se o atendente marcar este campo “Pré-visualização da descrição” na grid do resultado da pesquisa irá aparecer a descrição da requisição do serviço. Neste caso, prevalece a configuração realizada pelo atendente através da sua personalização, independente se o parâmetro estiver habilitado.
IMPORTANTE: Essa configuração não impacta no campo “Descrição” disponível na personalização da grid, que é um campo onde é possível inserir uma nova coluna de descrição da requisição de serviço na grid de resultados.
Caso o parâmetro não esteja habilitado, não aparece o campo de “Pré-visualização da descrição” da requisição de serviço, pois o mesmo já é listado por default pelo Qualitor independente de configurações do atendente.