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Guia “Parâmetros”
Nesta guia definem-se as configurações de definição de comitê de aprovação para a categoria e modelo de e-mail padrão para a categoria.
✓ Ativo: define se a categoria permanecerá ativa ou não.
✓ Comitê: indica qual o comitê que aprovará solicitações com esta categoria.
✓ Modelo de e-mail: indica o modelo de email utilizado para envio de mensagens. O e-mail definido para cada categoria será utilizado como padrão e o seu layout poderá ser previamente visualizado com a mudança em elaboração através do botão “Ações / Visualizar layout do e-mail”, na tela principal da mudança.
✓ Permitir abertura de mudanças emergenciais: indica se solicitações com esta categoria poderão submeter-se à regra de “Mudanças Emergenciais”.
✓ Bloquear replicações para esta categoria: indica se as replicações da categoria serão permitidas ou bloqueadas.
✓ Gerar chamados de liberação automaticamente ao iniciar a execução da mudança: durante a fase de planejamento da mudança, são planejadas as liberações. Estas liberações podem ser controladas através de duas formas:
* Abertura automática de chamados;.
* Controladas por registros de liberação (ir na própria mudança e alterar o status da liberação).
Se este parâmetro estiver marcado na categoria da mudança, após planejada a mudança (inclusive as suas liberações) ao INICIAR a execução da mudança, os chamados de liberação são criados automaticamente pelo Qualitor, sendo estes distribuídos aos responsáveis atribuídos no planejamento das liberações desta mudança.
✓ Permitir a inclusão de liberações durante a execução da mudança: há situações em que determinadas mudanças exigem maior flexibilidade na sua execução, sendo necessário incluir liberações adicionais ao planejamento, durante a fase de execução da mudança.
Ativando este parâmetro, estamos flexibilizando as mudanças com esta categoria, permitindo que liberações sejam incluídas à mudança durante a fase de execução, ou seja, permite adicionar liberações mesmo depois da mudança ter sido aprovada.
✓ Ocultar ações canceladas em mudanças: Ao marcar este parâmetro, nas mudanças onde há ações disponíveis para serem executadas, se as mesmas forem canceladas então elas não serão mais exibidas na lista de ações de cada etapa das mudanças.
Dependendo da necessidade do cliente, é variável o desejo de continuar mostrando nas mudanças as ações que foram planejadas e posteriormente canceladas (durante a execução) em contrapartida da necessidade de não exibir mais as ações canceladas por não ser necessário manter um histórico desta situação.
Quando o parâmetro está desmarcado, as ações canceladas na mudança são exibidas na mesma:
Quando o parâmetro está marcado, as ações canceladas não são exibidas na mudança:
✓ Habilitar aprovação única por usuário.
No Qualitor também é possível desativar o recurso de auto-aprovação de mudanças, utilizando o parâmetro abaixo:
A auto-aprovação é um recurso que permite ao elaborador da mudança, no momento que transfere a mesma para o estágio de aprovação, se o elaborador for também um dos aprovadores da etapa de aprovação, então o Qualitor pode realizar a auto-aprovação.
Porém, em alguns cenários, a aprovação em si é necessária, mesmo manualmente, para cumprimento de processos. Desta forma, ao habilitar este parâmetro, o recurso de auto-aprovação do Qualitor não é mais acionado para as mudanças desta categoria.