<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >> Navegação: ITIL - GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS > Administração > Menu “Mudanças” > Tipos de liberação |
Tipos de liberação
Os tipos de liberação são cadastrados em: “Administração / Mudanças / Tipos de liberação”. Antes de vincular uma liberação a uma mudança é necessário cadastrar os “Tipos de liberação”, que consistem em definir quais os “Tipos de liberação” que poderão ser vinculadas a uma mudança.
Para registrar um tipo de liberação, basta definir os seguintes campos:
✓ Nome: identifica a liberação.
✓ Cor: cada “Tipo de Liberação” poderá ser constituído de CORES a fim de que possam facilitar a identificação e a diferenciação dentro do calendário de liberações. Todas as liberações programadas em uma mudança poderão ser facilmente visualizadas em um calendário.
✓ Anexos: é possível determinar se uma liberação terá ou não, ANEXOS. Por exemplo, foi realizada uma mudança na versão nova do Qualitor. Esta mudança está associada a um “Tipo de Liberação” que é: “Liberação do manuais do Usuário”. Este tipo de liberação precisa de um anexo: “manual”.
No “Tipo de Liberação” define-se a possível obrigatoriedade de um anexo. O parâmetro “Anexo obrigatório” só ficará visível se o parâmetro “Anexo” estiver marcado, conforme ilustra o exemplo a seguir:
No momento de executar a liberação da mudança terá que existir este anexo, caso contrário ficará pendente.
Depois, o anexo fica acessível, pois estará anexado à mudança. Para salvar o tipo, basta clicar em “Processar”.
No exemplo a seguir, temos “Tipos de Liberação” envolvendo sistemas: