Guia "Limites de tempo"

<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >>

Navegação:  Manual de PROCESSO > Documentação & Parametrização de Processos >

Guia "Limites de tempo"

Guia "Limites de tempo"

 

O processo permite que haja uma configuração específica de tempos de retenção para cada uma das etapas. E o SLA total de uma categoria de requisição pode ser divido entre as etapas do processo.

Sendo assim, cada etapa poderá ter um limite de tempo de retenção. Essa configuração é feita na guia “Limites de tempo”:

clip0284

 

O tempo de retenção de cada etapa pode ser definido por percentual ou por horas, sendo que o tempo total não precisa completar, necessariamente, cem por cento, pois dependendo do caminho que o processo seguir, não será necessário passar por todas as etapas criadas.

O tempo de permanência da requisição em uma etapa é cumulativo, ou seja, caso a requisição tenha que passar pela mesma etapa mais de uma vez, os tempos de permanência serão somados.

Ao atingir o tempo limite de retenção, o sistema sinalizará com uma mensagem de aviso.

 

Exemplo:

Foi definido que a etapa “Entrevista inicial” pode consumir no máximo 30% do tempo. Sendo que:

Na primeira vez consumiu 10%  (total 10%)

Na segunda vez consumiu + 5% (total 15%)

Na terceira vez consumiu + 25% (total 40%)

Ou seja, ultrapassou o tempo definido.

Portanto, o Qualitor emitirá uma MENSAGEM DE AVISO!

clip0285

 

Para qualquer uma das etapas do processo é possível estimar um “percentual de tempo” ou um “tempo em horas”.

 

Exemplo:

Treinamento de integração pode consumir no máximo 4 horas.

clip0286

 

 

Observações importantes:

Quando uma requisição sem SLA definido (sem prazos) for aberta e estiver associada a um processo cujas etapas possuam tempos relativos definidos (percentual), não serão atribuídos os tempos que cada etapa deverá cumprir. Porém, se os tempos definidos para as etapas forem configurados em horas, eles serão aplicados.

Pode-se associar um mesmo processo a diferentes categorias de requisição, com tempos de previsão de término distintos. Com isso, as etapas (mesmo sendo iguais) poderão assumir tempos diferentes, dependendo do SLA da categoria.

 

Exemplo 1:

Uma requisição foi aberta em uma categoria com previsão de término de 10h (600 min). O tempo da etapa de “Contratação” é 20% da previsão de término,  ou seja, 2 horas ...

 

Exemplo 2:

Outra requisição foi aberta em outra categoria com previsão de término de 4h (240 min). O tempo da etapa de “Contratação” é 20% da previsão de término,  ou seja,  48 minutos.