Área "Dados de abertura"

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Área "Dados de abertura"

Área "Dados de abertura"

 

A partir da área "Dados de abertura" é possível mensurar as informações inseridas no formulário de cadastro de um chamado. Alguns campos tem a possibilidade de realizar alterações através do ícone Novo_Chamado_FIG76, e outros campos podem ser alterados através do menu "Ações / Alterar dados de abertura". A área dos "Dados de abertura" tem o seguinte aspecto:

Novo_Chamado_FIG77

 

Abaixo segue a descrição de cada um dos campos:

 

Cliente: O campo "Cliente" tem como objetivo identificar o "Solicitante" na abertura de um determinado chamado. No Qualitor, os "Clientes" representam as empresas cadastradas no sistema, para as quais são gerados os atendimentos.

 

Contato: O campo "Contato" apresenta o nome do representante da empresa que solicitou o chamado. O conceito de "Contatos" do Qualitor corresponde as pessoas cadastradas em cada cliente, que também são conhecidas como usuários finais (solicitantes) dos atendimentos.

 

E-mail: O campo "E-mail" refere-se ao endereço de correio eletrônico do contato (solicitante) para comunicação referente ao chamado. É uma informação presente no cadastro deste contato e somente poderá ser alterado no próprio cadastro do contato.

 

Telefone: O campo "Telefone" identifica um dos meios de comunicação, associado ao cadastro do solicitante (usuário final). E também é uma informação presente no cadastro do contato.

 

Departamento: O campo "Departamento" é um campo automático que esta associado ao cadastro do contato (solicitante) definido no chamado.

 

Centro de custo: "Centro de custos" são registros dentro de uma organização, sendo na maioria das vezes departamentos ou setores de uma empresa. Ou seja, é uma forma de agrupar despesas e receitas, para um controle mais detalhado por parte dos negócios. As definições de "Centro de custo" são gerenciadas pelo Administrador do sistema Qualitor na sua empresa e pertencem ao cadastro do contato.

 

Unidade de negócio: O campo "Unidade de negócio" é aplicado na segmentação de como a empresa particiona as atividades em unidades de negócios. As definições são gerenciadas pelo Administrador do sistema Qualitor e também esta associada ao cadastro do contato definido no chamado.

 

Tipo: O "Tipo" é o elemento central na configuração do Qualitor, pois é ele que define as características essenciais sobre o comportamento dos chamados em relação ao cálculo do tempo, tipo de processo de trabalho, categorias disponíveis, entre outras funções. Ou seja, a classificação referente ao "Tipo" permite definir regras e conceitos para o funcionamento dos chamados que definem regras de workflow, parâmetros de fluxo, e comportamento geral que o chamado apresenta. Os "Tipos" de chamado são gerenciados pelo administrador do sistema Qualitor.

 

Categoria completa: O campo "Categoria completa", refere-se as categorias que foram utilizadas para a abertura do chamado e são consideradas como a especialização da demanda. As categorias, juntamente com os tipos de chamados, representam os elementos centrais de funcionamento do Qualitor. O comportamento referente a hierarquia das categorias, apresenta-se da seguinte forma: após selecionar a “Categoria 1”, o sistema habilita o campo “Categoria 2”; somente quando houver categorias, associadas ao primeiro campo. O mesmo processo ocorre para o preenchimento do campo “Categoria 3”. Porém, pode acontecer a não existência hierárquica para definir em todos os  campos.

 

Aberto por: O campo "Aberto por" identifica o Atendente que abriu o chamado. Esse campo é preenchido de forma automática no momento em que o chamado é cadastrado no sistema e não é permitida a alteração deste campo.

 

Localidade: O campo "Localidade", identifica o local onde o chamado está sendo realizado. O administrador do sistema cadastra as localidades e esta informação pode estar associada no cadastro do contato ou também poderá estar diretamente relacionado com a equipe e os tempos de atendimento do chamado. Este campo poderá ser editado através do menu "Ações / Alterar dados de abertura".

 

Prioridade: O campo "Prioridade", apresenta sugestões de prioridade para um chamado que está sendo aberto. Esse campo está associado com os tempos de atendimento (SLA’s), ou seja, apresenta os prazos para início de atendimento e solução. Para cada um dos tipos disponíveis, o tempo de atendimento poderá ser totalmente alterado. Ainda é necessário mencionar que os tipos de prioridades podem ser configurados para que, em algumas situações específicas, sejam ajustados automaticamente, como por exemplo: para equipamentos críticos ou contato VIP.

 

Palavra-chave: O campo "Palavra-chave" é uma opção de filtro que permite definir uma palavra para sintetizar o significado de um contexto.

 

Origem: O campo "Origem"  serve para identificar o canal de comunicação em que o chamado foi aberto.

 

Ânimo: O campo "Ânimo" está associado ao estado de ânimo/temperamento, apresentada pelo solicitante no momento da abertura do chamado.

 

Complexidade: O campo "Complexidade" refere-se a característa aplicada do que é complexo de difícil compreensão ou entendimento, referente a uma determinada solicitação de chamado. Dessa forma, a "Complexidade" é um campo subjetivo, visto que o que pode ser complexo para um atendente, nem sempre é complexo para outro.

 

Título: O campo "Título" serve para identificar o contexto do chamado, ou seja, uma frase de impacto que referencie o assunto abordado.

 

Sintomas: O campo "Sintomas" refere-se as causas que originaram um determinado chamado.

 

Descrição: O campo "Descrição" indica a causa que gerou o chamado e todos os detalhes envolvendo o motivo da demanda para facilitar o atendimento do mesmo.

 

IMPORTANTE: Alguns campos poderão não estar disponíveis na tela de cadastro do chamado, pois dependem da configuração realizada pelo Administrador do sistema, como também pode haver campos sem permissão de edição.