Subguia "Registro"

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Subguia "Registro"

Subguia "Registro"

 

Na subguia "Registro" são realizados todos os registros de acompanhamentos / atividades, definição de equipes e responsáveis, como também execução das ações que estão vinculadas ao chamado, conforme pode ser observado na seguinte imagem:

Novo_Chamado_FIG88

 

Cada área que compõe a subguia "Registro" tem a seguinte função:

 

Responsabilidades e tempos:

A área referente a "Responsabilidades e tempos" tem como objetivo definir equipes e atendentes responsáveis pelo atendimento do chamado e assim estabelecer tempos deste atendimento:

Novo_Chamado_FIG89

 

Os campos "Equipe" e "Responsável" podem ser preenchidos de forma automática conforme configuração realizada pelo administrador do sistema.

Para adicionar ou alterar um dos campos, clique no respectivo campo para habilitar a edição da pesquisa pelo nome ou então através do ícone Novo_Chamado_FIG90 é possível acessar a listagem para seleção de uma equipe e/ou responsável.

 

 

Atividades:

A área referente as "Atividades" tem como objetivo registrar atividades dentro de um determinado chamado. Ou seja, uma atividade que é executada pelo Atendente pode ser registrada com um tipo de acompanhamento, data, hora de execução e tempo gasto para realizá-la:

Novo_Chamado_FIG91

 

A finalidade da área "Atividades" é realizar o registro das atividades que são executadas durante o atendimento do chamado. Os campos que devem ser preenchidos para registro de uma atividade / acompanhamento são:

 

Acompanhamento: O campo "Acompanhamento" que é de prenchimento obrigatório é um cadastro definido pelo Administrador do Qualitor e tem como finalidade classificar a atividade que foi executada pelo atendente no chamado.

Duração: Neste campo é inserido o tempo total que a atividade ocorreu. Ao preencher as datas de início e término com os horários, o tempo de duração é calculado de forma automática. Nesta parte também é possível que o Administrador do sistema habilite o recurso de "cronômetro":

Novo_Chamado_FIG93

 

O recurso de "cronômetro", após o chamado iniciado, pode ser utilizado quando o atendente for realizar uma atividade relacionada ao chamado para contabilizar sua duração de forma automática. Para isso, ao clicar no botão Novo_Chamado_FIG94 o cronômetro será iniciado e então para finalizar a contagem de tempo, basta clicar novamente no mesmo botão e os campos de tempo e duração serão preenchidos de forma automática, conforme seguinte exemplo:

Novo_Chamado_FIG95

A utilização do recurso de "cronômetro" permite contabilizar de forma automática a duração de uma atividade, porém é importante mencionar que o uso do cronômetro é opcional e depende da configuração realizada pelo administrador do sistema. Caso o cronômetro não esteja sendo utilizado, deverão ser informados a duração do atendimento e data/hora de início e fim da atividade.

Data início / término: Nestes campos deve ser informado as datas de início e término juntamente com os horários para contabilizar o tempo de duração da atividade.

Descrição: Neste campo deve ser descrita a atividade realizada para atendimento do chamado. Através do ícone Novo_Chamado_FIG92 é possível expandir a tela para aumentar o campo para digitação e leitura do texto da descrição.

Ainda em relação a tela de registro na seção de atividades, existem algumas opções especiais que são marcadas para o atendimento (atividade) sendo registrada. Elas são:

Abonado: significa que este acompanhamento não será cobrado, quando o Módulo QBilling estiver em uso.

Privado: significa que este cadastro não será visualizado pelo Solicitante, ao acessar o chamado via Portal Web ou pelos e-mails enviados pelo Qualitor. IMPORTANTE: essa opção pode ser configurada pelo administrador do Qualitor para ser exibida como padrão (ou seja, o checkbox virá habilitado por padrão).

Manter descrição após registrar: o conteúdo descrito permanece no campo de descrição da atividade após registrá-lo.

Solução: o cadastro deste acompanhamento é copiado para a resolução do chamado, e assim, será considerado como documentação de solução para a Base de Conhecimento. Ao selecionar esta opção é possível anexar um arquivo para complementar a solução do chamado.

 

Logo abaixo do campo "Descrição" há os botões de comando:

Iniciar: Através deste botão é possível dar início ao atendimento do chamado, podendo realizar também o registro de um acompanhamento.

Registrar: Ao inserir as informações das atividades, é preciso clicar neste botão para realizar o registro do acompanhamento.

Encerrar: Através deste botão é possível finalizar o atendimento do chamado, podendo realizar também o registro de um acompanhamento.

Reabrir: É possível reabrir um atendimento encerrado através deste botão, podendo realizar também o registro de um acompanhamento.

 

Todas as atividades / acompanhamentos registrados no chamado podem ser visualizados e analisados na guia "Histórico" e dessa forma identificar quais atividades foram executadas por cada Atendente / Equipe e quanto tempo foi utilizado para cada tipo de acompanhamento.

 

 

Conjunto de ações:

Na área referente ao "Conjunto de ações" é possivel definir uma grade de atividades que serão executadas durante o atendimento de um determinado chamado.

O recurso referente ao "Conjunto de açõesconsiste na criação e agrupamento de uma ou mais tarefas/ações a serem executadas durante o atendimento de determinado chamado.

Novo_Chamado_FIG96

 

Área "Conjunto de ações" é integrada por link's e botões, onde possuem as seguintes funções:

"Atualizar": Ao clicar neste link são atualizadas as ações conforme as alterações realizadas.

"Adicionar ações em lote": Este link permite que novas ações seja criadas para serem realizadas no chamado.

">> Todas as ações": Lista todas as ações inseridas na grade de atividades.

">> Ações pendentes": Lista somente as ações, que ainda não foram executadas.

 

Na listagem de "Ações" é possível executá-la de forma rápida e simples através so ícone Novo_Chamado_FIG98, que exibe a seguinte tela:

Novo_Chamado_FIG99

 

Nesta tela, é possível iniciar a execução de uma ação ou então iniciá-la e encerrá-la nesta mesmo tela de "execução imediata da ação.

 

Para acesar as informações de uma ação, basta clicar no link com o número da respectiva ação e a tela de cadastro é exibida com o seguinte aspecto:

Novo_Chamado_FIG97

 

Na tela de cadastro da ação é possível realizar diversas atividades a esta ação tais como: iniciar / prorrogar / cancelar / registrar / acessar atendimento da respectiva ação. Também é possível anexar arquivos, visualizar histórico das atividades desta ação e arquivos que já foram anexados nela.

 

A área referente ao "Conjunto de ações" pode ou não ser exibida, dependendo da configuração que o Administrador realizou no sistema, especificadamente nos parâmetros da categoria. Há duas opções para utilização do "Conjunto de ações":

 

Exibir "Área conjunto de ações":

Por padrão, o sistema sempre exibirá a área de Conjunto de ações e, desta forma, em qualquer momento do atendimento, é possível acessar na "guia Atendimento / subguia Registro" da tela do Chamado, as ações já adicionadas ou então adicionar ações, para serem executadas durante o atendimento.

 

Ocultar "Área conjunto de ações":

Caso o Administrador do sistema define a parametrização para "Ocultar área de conjunto de ações nos atendimentos", esta área do Conjunto de ações não será exibida na tela do chamado.

Porém, se houver ações vinculadas em "Categoria", " Processo", "Tipo de IC" e/ou "Serviço", e o chamado utilizar um destes cadastros, mesmo com a parametrização para ocultar o "Conjunto de ações", a área referente ao Conjunto de ações é exibida na "guia Atendimento / subguia Registro" da tela do chamado, conforme configurações realizadas nestes cadastros.