Regras para permissões complementares

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Regras para permissões complementares

Regras para permissões complementares

 

As permissões podem ser definidas por usuário, equipe ou categoria de requisição, sendo válidas as seguintes regras para determinação de permissões em caso de configurações complementares (categoria, usuário e equipe).

 

Regra 1) Permissões de Usuários em relação a Equipes

Uma definição de permissão definida por usuário irá sobrepor a definição de permissão definida por equipe. Exemplificando:

CASO 1: Se um usuário pertence a uma equipe tem a execução de uma função BLOQUEADA. No entanto, ele está “explicitamente” definido como PERMITIDO na permissão do usuário. Deste modo, ele será capaz de acessar aquela função. Portanto:

Permissão na equipe do usuário:

Bloqueada

Permissão do usuário:

Permissão

   (=) Permissão na função:

Permissão

 

 

CASO 2: Caso o usuário pertença a mais de uma equipe, onde a primeira BLOQUEIA a execução e a segunda PERMITE a execução de uma função, este usuário têm a “negação” à esta função explícita, portanto ele não possuirá acesso (será bloqueado). Portanto:

Permissão na equipe do usuário:

Bloqueada

Permissão do usuário:

Bloqueada

   (=) Permissão na função:

Bloqueada

 

 

CASO 3: Caso o usuário não tenha permissão definida explicitamente, será utilizada a permissão da equipe (ou o cálculo das permissões das equipes às quais ele faz parte).

 

Regra 2) Permissões de Usuários / Equipes em relação a permissões de Categorias

Caso alguma definição de permissão seja definida por categoria, será sobreposta às permissões de usuários/equipes citadas anteriormente, ou seja, as definições de categoria são predominantes sobre as definições de usuários/equipes.

Permissoes sobre chamados_FIG4_F

 

IMPORTANTE: o funcionamento determina que, caso nenhum usuário seja adicionado a uma das condições de permissão, todos os usuários têm acesso à respectiva função.

Assim, no momento que um usuário for adicionado a uma determinada condição, somente ele terá acesso à respectiva função.

As funções disponíveis para permissões são dadas pelas diferentes guias. A guia “Abertura” possui subguias relacionadas a permissões de abrir atendimento, sub atendimentos e gerar atendimento clone (com requisições nesta categoria).

A guia “Atendimento” relaciona-se a permissões para alterar dados de abertura de requisições, edição e alteração de acompanhamentos já registrados, além de permissões sobre prorrogação, suspensão, cancelamento, reabertura e informações adicionais.

 

A guia “Encerramento” indica quais usuários podem encerrar requisições com esta categoria.

A subguia “Prorrogação”, dentro da guia “Atendimento”, determina regras de prorrogação.

Permissoes sobre chamados_FIG5_F

 

Além de adicionar usuários que podem prorrogar requisições com esta categoria, é possível também informar: se coordenadores desta categoria podem prorrogar requisições sem restrições; quantas vezes as requisições desta categoria podem ser prorrogadas e qual o número máximo de dias que cada prorrogação irá durar.

É possível, também, exibir a data original prevista para término da requisição.

Na subguia “Inf. Adicionais”, configuram-se as permissões de edição de informações adicionais para “Usuário”, “Equipe”  e “Categoria”.

No exemplo a seguir veja as opções de permissões para “Usuário”, “Equipe”  e “Categoria”.

Permissoes sobre chamados_FIG6_F

 

Através do botão Permissoes sobre chamados_FIG7_F adiciona-se os usuários ou equipes que poderão ter permissões ou bloqueios para a edição de informações adicionais.

No exemplo a seguir, apenas a equipe de “Hardware” está “Permitida”, pois tem a marcação de cor verde.

Permissoes sobre chamados_FIG8_F

 

Usuários, equipes e categorias que não estiverem vinculadas nas permissões, por padrão estarão permitidas a realizar edições nas informações adicionais.

 

Para bloquear usuários, equipes ou categorias das edições, os mesmos deverão ser vinculados e terem a marcação de cor vermelha Permissoes sobre chamados_FIG9_F indicando “Bloqueio”.