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Gateway Complexo
O recurso de Gateway Complexo tem como símbolo o ícone e representa um elemento / etapa de "Decisão automática" onde o processo não para, pois o próprio sistema consegue decidir por qual caminho seguir através das regras definidas.
Ou seja, é um momento do processo em que o próprio sistema consegue tomar a decisão de seguir por uma direção de acordo com a contemplação das regras que são baseadas em operações lógicas (condições).
Exemplo:
Neste exemplo, é possível observar que a etapa "Verificar valor NF" é um gateway complexo, onde o sistema avalia as regras "> 12.000,00 Aprovar pagamento" ou "< 12.000,00 Pagamento liberado" e conforme valor identificado na etapa "Verificar valor NF" e contemplação das regras, o sistema decide por qual direção do processo seguir: "Aprovação" ou "Agendar pagamento". Deste modo, a etapa "Verificar valor NF" é transparente para o usuário, pois não aparecerá como etapa na evolução do atendimento, somente será verificada pelo Qualitor as regras que serão contempladas para seguir determinada direção do processo, sendo uma decisão automática do sistema se baseando nestas regras.
No Qualitor este exemplo tem o seguinte aspecto:
E para fazer as configurações das regras, é preciso editar a etapa de gateway complexo. Para isso, deve-se clicar com o botão direito do mouse em cima desta etapa (Neste exemplo "Verificar valor NF") e selecionar a opção "Propriedades":
A configuração das regras e condições do gateway complexo só podem serem feitas depois que os possíveis caminhos para sequência do processo sejam criados.
A tela de edição da etapa do gateway complexo tem as seguintes configurações:
Primeiramente o campo "Comportamento" é definido com a opção "Executar desvio condicional". Depois são exibidas as próximas etapas, que são os possíveis caminhos em que o processo pode seguir. Neste exemplo, se tem duas possibilidades, ou seja, duas etapas em que o processo pode seguir, são elas:
✓ Possibilidade 1: Aprovação (Se o valor da NF é maior que 12.000,00 é preciso aprovação para fazer o pagamento).
✓ Possibilidade 2: Agendar pagamento (Se o valor da NF é menor que 12.000,00 então o pagamento pode ser feito direto sem aprovação).
Os ícones desta tela representam as seguintes funções:
- As setas tem função para ordenar as regras de cada etapa. Ou seja, é possível definir a sequência de avaliação das regras, estabelecendo qual regra será verificada primeiro pelo sistema.
- Este ícone permite que uma das etapas / regras seja definida como padrão. Isso signfica que quando nenhuma das condições das regras forem atingidas, o sistema pode assumir um caminho padrão, caso um deles esteja definido como "Sim", para que o processo não pare e siga uma sequência. Ao clicar neste ícone, a coluna padrão da respectiva etapa é altera de forma automática:
- Tem como função editar e incluir regras para cada etapa. Ao clicar neste ícone a tela de configuração para montagem das regras e condições é exibida e tem o seguinte aspecto:
Conforme mencionado anteriormente, as regras são montadas através de condições lógicas. As condições lógicas dependem do tipo de informação que está sendo utilizada para a montagem das regras, as possíveis informações são:
✓ Campos numéricos:
MAIOR QUE
MENOR QUE
IGUAL A
DIFERENTE DE
✓ Campos textuais:
CONTÉM
NÃO CONTÉM
IGUAL A
✓ Campos nativos do Qualitor:
Seleciona-se as informações que são baseadas em "tags"
Os campos e informações disponíveis para a montagem das regras são:
✓ DADOS DO ATENDIMENTO:
Tipo de requisição;
Localidade;
Prioridade;
Categoria;
Complexidade;
Origem
Ânimo;
Título;
Descrição;
Chamado atrasado;
Horas trabalhadas;
Equipe do chamado;
Tempo de atraso;
Tempo restante do chamado;
Percentual SLA;
✓ DADOS DO SOLICITANTE:
Departamento;
Centro de custo;
Localidade;
Cargo;
Unidade de negócio;
✓ DADOS DO CLIENTE:
Tipo de cliente
✓ INFORMAÇÕES ADICIONAIS.
✓ PERÍODOS RELATIVOS.
Intervalo entre a data de abertura e a execução da etapa;
Intervalo entre o começo do mês e a execução da etapa;
Intervalo entre a execução da etapa e o final do mês;
Intervalo entre a execução da etapa e a precisão de término;
Intervalo entre a data de abertura e o final do mês;
Intervalo entre a previsão de término e o final do mês;
Seguindo o exemplo, e os possíveis caminhos em que o sistema poderá decidir seguir, vamos montar a primeira regra da etapa "Agendar pagamento":
Leitura da regra:
Neste exemplo foi configurada o seguinte:
Se a informação adicional "Valor NF" for menor de 12.000,00, então o sistema pode seguir por esta etapa "Agendar pagamento" e seguir o processo.
É possível adicionar mais regras dentro deste mesmo grupo ou então criar um novo grupo de regras através dos respectivos botões.
A opção "Nova regra" permite criar uma nova regra dentro do mesmo grupo de regras:
Neste exemplo foi criada uma nova regra:
➢ Campo cliente deve conter "Pequeno porte". As opções são sugeridas pelo sistema, conforme cadastro do respectivo campo selecionado.
Além das regras, também é possível configurar as lógicas das condições com as opções "E" / "OU". Quando se desejar que todas as condições sejam contempladas para validar a regra, deve-se utilizar a opção "E". Já a opção "OU" pode ser utilizada num conjunto de regras onde uma delas necessitam ser contempladas.
Para melhor compreensão das regras, através do botão "Representação Lógica" o sistema exibe a regra no formato de equação. Deste modo, ao clicar neste botão, podemos observar o seguinte:
Neste exemplo, as duas condições da regra devem ser contempladas para seguir neste caminho, pois esta sendo utilizando a função "E". Para alterar a função, basta clicar na respectiva função para selecioná-la. Depois, clique novamente no botão "Representação lógica" para ser atualizada:
Agora, somente uma das regras precisam ser contempladas para que o sistema siga esta sequência do processo "Agendar pagamento". Ou o valor da NF deve ser menor que 12.000,00 ou então o tipo de cliente deve conter "Pequeno porte".
Outra possibilidade é criar um novo grupo de regras, através do botão "Novo Grupo". Como exemplo foi criado os seguintes grupos de regras:
Neste exemplo as regras ficaram nas seguintes condições:
Para o processo seguir nesta etapa "Agendar pagamento" é preciso contemplar as condições das regras:
➢ No 1º grupo de condições deve ser contemplado o "Valor NF" OU o "Tipo de cliente";
OU então
➢ No 2º grupo deve ser contemplado na descrição do atendimento conter "Urgente" E se o "Chamado estiver atrasado".
Caso se deseja "Excluir" uma regra ou grupo de regras, basta clicar no ícone . Caso se deseje limpar e deletar todas as regras e grupos de uma vez só, basta clicar no botão "Limpar".
Para "Salvar" as configuração realizadas, clique no botão "Processar".
Diversas maneiras de condições das regras podem ser criadas, dependendo do contexto e necessidade da demanda. O importante é criar condições para automatizar o processo, evitando etapas repetitivas em que alguém precise tomar uma decisão e o processo precise parar por conta disso. Ou seja, é possível utilizar diversas etapas do Gateway Complexo dentro de um processo, criando condições de regras para que o processo siga com estas decisões automáticas.