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Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
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6 benefícios de métodos relevantes para uma boa gestão à vista

Você conhece o termo “gestão à vista”? Essa é uma metodologia de gerenciamento de empresas que tem sido amplamente adotada com o intuito de acompanhar uma tendência crescente no mercado: a agilidade. Cada vez mais, empresas que têm uma capacidade de responder rapidamente às demandas e mudanças do comportamento do consumidor estão saindo na frente. E esse tipo de gestão está ligado a isso. Confira 6 benefícios de adotar métodos relevantes para colocá-lo em prática.

O que é gestão à vista?

Esse modelo de gestão tem como premissa disponibilizar a todos os colaboradores da empresa - independentemente do nível hierárquico - informações em tempo real sobre os seus resultados.

Assim, se existe um projeto em andamento, a gestão à vista pressupõe que todos os envolvidos poderão acompanhar os resultados parciais, tendo a oportunidade de recalcular a rota rapidamente se for necessário.

Um dos maiores objetivos dessa abordagem de gerenciamento é justamente impedir que todo o ciclo de vida de um projeto seja encerrado para só então analisar quais foram os seus resultados. Assim, é possível poupar recursos e ganhar tempo, fazendo os ajustes que forem precisos naquela estratégia que está em curso.

Aliás, importante ressaltar que a gestão à vista só funciona se houver justamente uma boa estratégia. Afinal, se um projeto é colocado em prática sem que haja metas e indicadores, como saber o que aqueles resultados significam?

Benefícios de métodos relevantes para a gestão à vista

Os benefícios de adotar métodos de gestão à vista no empreendimento são inúmeros. Vamos destacar seis deles:

Agilidade na tomada de decisão

Essa é a principal vantagem competitiva que um método de gestão à vista traz para a empresa. Conforme mencionado, por meio dele, não é preciso esperar chegar ao fim de um projeto para identificar que ele não trouxe o resultado esperado. Até porque, até chegar lá, perceba o quanto a empresa gastou em recursos financeiros, tempo e energia da equipe envolvida.

Por outro lado, com a gestão à vista, um projeto pode ser modificado ou até interrompido no meio do caminho. Assim, evita-se o desperdício de artifícios em um trabalho que não estava indo pelo caminho desejado.

Esses recursos que foram poupados serão redirecionados para uma estratégia mais assertiva, aumentando o retorno da empresa.

Transparência

Um empreendimento bem sucedido é aquele que não negligencia o seu público interno. Cada vez mais, os colaboradores priorizam empresas nos quais percebam uma relação de confiança e transparência.

Disponibilizar os resultados em tempo real é uma das formas de agregar esses valores para a relação entre o empreendimento e os profissionais que trabalham nele.

Quando a empresa opta pela gestão à vista, fica claro para todos que nenhuma informação importante está sendo omitida. O retorno que os profissionais estão gerando a partir do seu trabalho está disponível para quem quiser ver.

Inclusive, os métodos de gestão à vista contribuem até para a redução dos ruídos de comunicação. Evitam a necessidade de especulações, de receio de demissão por um suposto resultado ruim que ninguém sabe se realmente existe ou não.
Assim, pode-se dizer que essa metodologia de gestão melhora o clima organizacional. Por consequência, ainda que não seja este seu objetivo principal, ela vai contribuir com a retenção de talentos, um grande desafio dos negócios atualmente.

Acompanhamento das metas

Toda ação ou estratégia que uma empresa resolva colocar em prática precisa ser metrificada. É essencial definir as metas de maneira clara e os prazos para que sejam alcançadas.

Depois de definir um cronograma dessas metas, os métodos de gestão à vista permitem que elas sejam acompanhadas mais de perto.

Por exemplo: supondo que a sua empresa iniciou uma campanha para aumentar as vendas de um serviço. Até o dia 20, a meta é gerar 500 novos leads e, até o dia 30, obter 150 conversões. Porém, está no dia 10 e ainda faltam 300 leads para serem gerados. O que fazer nesse cenário? Rever os prazos? Repensar as estratégias de geração de leads? Como aumentar as chances de que a meta seja alcançada dentro do deadline?

Esse tipo de gestão permite essa análise prévia.

Melhora do engajamento do time

Você já sentiu que o seu time parecia muito desmotivado? Isso pode ser um reflexo de não saber exatamente como o trabalho está impactando nos resultados.

Quando a equipe tem a chance de acompanhar esses “bastidores”, ela consegue visualizar o quanto falta para atingir uma meta, o quão perto já conseguiu chegar… tudo isso contribui para gerar um sentimento de pertencimento, um espírito de trabalho em grupo, todos lutando juntos com foco nos mesmos objetivos.

Se o profissional percebe que a meta ainda está longe de ser alcançada e o prazo se aproxima - como no exemplo anterior - ele mesmo pode ter insights que ajudem a melhorar a performance. Porém, se ele não tiver acesso a esses resultados, não tem nem sequer um ponto de partida para trazer sugestões.

O trabalho colaborativo é uma tendência absoluta em negócios bem sucedidos e a gestão à vista é uma excelente ferramenta para fomentá-lo.

Auxilia na percepção de pontos a melhorar

Ao adotar um método eficiente de gestão à vista, a empresa não só traz mais transparência aos resultados alcançados pelos setores, como também aos pontos fracos do empreendimento. E isso é fundamental! Afinal, identificar o que precisa ser melhorado é o primeiro ponto para saber como fazer isso.

Comportamentos de risco que eventualmente estejam sendo adotados pelas equipes também vão ser identificados.

Além disso, também fica mais nítido o desempenho de cada setor, o que possibilita uma análise comparativa interna para entender quais departamentos precisam de mais atenção.

Melhora da produtividade e eficiência

A soma de todos esses benefícios vai refletir diretamente na melhoria da produtividade e da eficiência da empresa. E a consequência disso é óbvia: aumento das chances de obter sucesso em todos os seus objetivos estratégicos!

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