Afinal, como aumentar o ticket médio por meio de um software?
As inovações tecnológicas proporcionaram muitas vantagens para as empresas. Isso é tão verdade que, atualmente, é difícil encontrar um setor que não tenha mais ganhos, graças aos benefícios proporcionados pelo uso de mecanismos automatizados, como forma de simplificar e otimizar as operações.
Nesse sentido, uma solução bastante eficaz é investir em um software de atendimento ao cliente com o objetivo de aumentar o ticket médio das empresas e ampliar os resultados e lucros. Trata-se de uma nova experiência que oferece apoio e suporte às necessidades do consumidor.
Pensando nisso, vamos apresentar como funciona o software de atendimento ao cliente e como esse produto pode ajudar a aumentar o ticket médio das corporações. Confira!
Para que serve e como funciona um software de atendimento ao cliente?
O software de atendimento atua no gerenciamento do suporte ao cliente. A sua interface interativa e bastante intuitiva permite que a equipe tenha plenas condições de oferecer assistência com qualidade e atender aos níveis de satisfação do usuário. Assim, é possível registrar os históricos de contatos, o problema do cliente e as soluções que são viáveis para solucionar a questão.
Essa ferramenta automatizada consegue emitir relatórios contendo quantitativos de fluxo, tempo médio de atendimento, informações sobre a produtividade da equipe e os principais tipos de reclamações dos clientes que chegam até a empresa. Dessa forma, torna-se mais viável mapear com precisão os pontos que apresentam problemas, e assim, corrigir as falhas operacionais.
Da mesma maneira, um software de atendimento é capaz de fazer o registro das ligações recebidas e conseguir identificar quem foi o profissional que prestou o suporte ao cliente.
Além disso, os softwares de atendimento ao cliente conseguem fazer a integração com os demais departamentos existentes na empresa. Isso significa que eles podem ser implementados junto ao sistema de vendas, por exemplo. Desse modo, é possível coletar, com mais facilidade, valiosas informações a respeito dos clientes (seu perfil, os dados pessoais, preferências de compras etc).
Os dados referentes aos clientes ficam registrados e podem ser, posteriormente, utilizados pelos bots, que têm a capacidade de fazer a reoferta de um produto que foi abandonado ou ofertar produtos similares. Tal fato incentiva o consumidor a concluir a compra e, com isso, aumentar o seu ticket médio.
O que é ticket médio?
O ticket médio é o valor regular que cada cliente costuma gastar por compra efetuada. Trata-se de uma média que leva em consideração a quantidade de consumidores e o montante que é vendido por um período determinado.
O cálculo do ticket médio é o seguinte. Considera-se o valor total de receita obtido com as vendas e divide-se essa quantia pelo número de mercadorias vendidas. O resultado final representa o valor mediano que os consumidores desembolsam nos pedidos. Dessa forma, quanto maior for esse indicador, significa que mais dinheiro os clientes estão deixando na loja.
Assim, o ticket médio é, basicamente, um índice que também ajuda a conhecer o comportamento do consumidor, a medir a satisfação do cliente e a identificar as potenciais chances de conseguir a sua fidelização. O processo de aumento dessa métrica é essencial para aumentar os lucros da empresa e estudar os meios que buscam garantir a sua estabilidade dentro do mercado.
Quais são os benefícios de um software de atendimento ao cliente?
Você vai conhecer, a seguir, os principais motivos pelos quais um software de qualidade é capaz de potencializar o aumento do ticket médio de uma empresa.
Permite realizar a análise de dados sobre clientes
Um software de atendimento integrado produz e armazena um grande volume de dados. Por sua vez, esses elementos podem ser cruzados, mensurados e transformados em poderosas informações para que o gestor tenha uma visão mais ampla do negócio.
Assim, por meio do cruzamento de dados é possível criar relatórios detalhados contendo informações sobre todos os atendimentos realizados. Desse modo, ele consegue criar um determinado padrão e pensar em estratégias efetivas, com o objetivo de conhecer melhor o perfil dos clientes e encontrar maneiras de satisfazê-los cada vez mais.
Garante uma melhoria na comunicação da empresa com os seus usuários
O software simplifica e facilita a comunicação entre a equipe de apoio e o cliente. Isso porque ele tem como principal característica a integração entre diversos setores, o que torna a transferência de atendentes um procedimento simples que dispensa a abertura de outros protocolos, por exemplo.
Ainda nesse sentido, a sua interface permite visualizar todas as informações referentes àquele atendimento: histórico de ligações e de reclamações, profissional responsável por fornecer a devida assistência etc. Da mesma forma, a comunicação entre supervisão e gerência pode ser feita de maneira remota e instantânea, por meio do próprio software, o que deixa a operação ainda mais descomplicada e torna a experiência do consumidor mais rápida e satisfatória.
Ajuda a realizar a medição da satisfação dos usuários
Um software de atendimento oferece a opção de elaboração de pesquisas de satisfação personalizadas, de maneira simples e proativa, a fim de conhecer melhor o contentamento do cliente com o serviço e assistência oferecida. Isso pode ser feito por meio de chatbots, por exemplo.
Assim, após a chamada, o resultado contendo a satisfação do cliente é enviado de forma automática para a central da empresa. Os dados obtidos são reunidos em relatórios que vão ajudar a compor o índice de satisfação dos consumidores.
Garante a redução da reincidência de problemas
Ao permitir a comunicação com o cliente e um atendimento inteligente, o software consegue, por meio das reclamações constantes e indicações dos usuários, mapear e identificar a provável existência de falhas. Então, torna-se possível adotar métodos para resolver o problema, bem como para prevenir novas incidências.
Como você pôde perceber, um software de atendimento ao cliente de qualidade tem o potencial de aumentar o ticket médio dos consumidores, ampliar os resultados e permitir que a empresa se destaque perante o mercado graças ao uso de tecnologias de ponta.
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