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Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
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Afinal, qual é a importância da abertura de chamados?

A abertura de chamados permite que uma empresa aprimore o atendimento ao cliente e o mantenha satisfeito. Não é raro que um produto ou uma solução adquiridos apresentem problemas, ou, após a compra, o consumidor fique com alguma dúvida sobre o uso. Quanto melhor for esse suporte de pós-venda, maiores são as chances de consolidar um relacionamento duradouro com o cliente.

Também é importante destacar que um bom sistema de chamados torna a empresa mais alinhada com as principais demandas dos consumidores. Com o passar do tempo, os gestores terão acesso a muitas informações que podem ser úteis na adoção de rotinas de atendimento ao cliente mais otimizadas e personalizadas. Quer entender melhor o que são chamados, a sua importância e as métricas que devem ser avaliadas? Continue a leitura do nosso artigo até o final!

O que são chamados?

Sempre que o cliente entra em contato com a empresa para fazer uma reclamação ou resolver um problema, o colaborador dá entrada à solicitação no sistema, por meio de um chamado. Basicamente, as informações que devem constar na requisição são: título, descrição, status e número de rastreio. O colaborador deve, portanto, preencher corretamente todos os dados para que a demanda seja resolvida, e no menor tempo possível.

Qual é a importância da abertura de chamados?

O uso massivo da internet fez com que as empresas fossem promovidas ou detratadas mais rapidamente. Em outras palavras, os clientes, agora, podem contar com avaliações em sites e redes sociais para dizer se determinada marca tem um bom atendimento ou não. Quando há o investimento em um sistema e na capacitação dos colaboradores para manusear o software, as reclamações tendem a ser menores, bem como o tempo entre a abertura do chamado e a resolução do problema. Nesse sentido, alguns benefícios de usar essa solução são:

  • agilidade no atendimento, permitindo que as demandas mais recorrentes sejam resolvidas com uma rapidez cada vez maior;
  • maior produtividade, visto que o sistema de chamados também tem foco em procedimentos automatizados, que contribuem na resolução rápida das demandas dos clientes;
  • rastreamento de prazos, não permitindo que o tempo estipulado de resolução dos chamados expire ou demore mais que o necessário.

Quais são as métricas de abertura de chamados?

Sistemas de chamados fornecem dados de histórico das solicitações, que são baseados em métricas. O monitoramento constante do atendimento permite identificar problemas e, com isso, realizar os ajustes necessários. Algumas métricas importantes que você precisa acompanhar são:

  • número de chamados que são abertos no sistema;
  • tempo da primeira resposta, intervalo entre a solicitação e um retorno inicial, que pode vir de um colaborador ou de uma notificação de que a demanda está sendo resolvida;
  • tempo geral de resposta, indica o intervalo total entre o momento de abertura do chamado e a resolução definitiva do problema;
  • satisfação do consumidor, que pode ser medida por meio do NPS (Net Promoter Score), que pergunta o quanto ele recomendaria a empresa a alguém, em uma escala de 0 a 10.

A abertura de chamados é fundamental para que uma empresa aprimore o atendimento ao cliente. O investimento em um software permite gerenciar melhor as solicitações, de modo a agilizar a resolução de problemas, da forma mais satisfatória possível. Nesse sentido, nós, da Qualitor, temos a solução que pode atender às necessidades do seu negócio na parte de atendimento ao cliente!

Viu como a abertura de chamados é importante na retenção dos clientes? Para mais informações sobre como o software da Qualitor pode ajudar o seu negócio, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!