Altos custos de telefonia na sua empresa? Saiba o que fazer
Sua empresa tem altos custos de telefonia? Apesar destes custos não serem os mais altos de um negócio, eles podem comprometer o orçamento e representar uma despesa expressiva. Contudo, algumas atitudes podem ajudar a sua empresa a diminuir os gastos e empregar esse orçamento de forma mais inteligente. Veja a seguir o que fazer.
Conheça o perfil de consumo da empresa
Em muitos casos, os custos com telefonia são altos em uma empresa porque não há o conhecimento sobre o perfil de consumo. Isso significa que o seu negócio pode estar gastando além do necessário. Veja quais fatores avaliar para conhecer o perfil de consumo da empresa:
- Em quais situações o uso do telefone é indispensável?
- Quais colaboradores precisam ter uma linha de telefone? É necessário que todos tenham?
- Há a necessidade de realizar ligações internacionais ou para outros estados?
- O atual pacote de telefonia realmente supre as necessidades da empresa com qualidade e bom custo-benefício?
Ao responder a essas questões, a empresa poderá conhecer o perfil de consumo e observar se o atual plano supre suas demandas. Senão, chegou a hora de repensar o contrato.
Analise qual o melhor plano de telefonia para o negócio
Ao constatar que os custos com telefonia são mais altos do que deveriam ser, é preciso que a empresa faça uma pesquisa sobre planos e companhias diferentes. Assim é possível conhecer as opções e ter a certeza que está fazendo um bom negócio.
Gerencie mensalmente a fatura
É preciso que o setor financeiro observe mensalmente o valor das faturas. Dessa forma, é possível analisar se o valor cobrado é o mesmo estabelecido em contrato com a empresa telefônica, além de observar o uso feito pelos colaboradores. O débito automático pode até ajudar a poupar tempo, mas nem sempre é a melhor escolha, pois muitos gastos passam despercebidos.
Caso constatado mau uso feito pelos colaboradores, é importante que a empresa trabalhe a conscientização da equipe. Oriente que o telefone seja utilizado apenas para os fins estabelecidos.
Invista em atendimento online
Apesar da telefonia ainda ser importante para as empresas, hoje, ela já não é tão fundamental como era alguns anos atrás. Com o avanço da comunicação online, as empresas podem economizar e ainda oferecer um atendimento melhor ao cliente. Especialmente se boa parte do público da empresa é mais jovem, é preciso se adaptar e oferecer atendimento online.
De acordo com uma pesquisa feita pela UOL UOL, jovens millennials e da geração Z não costumam atender o telefone ou realizar ligações. Para essas gerações, se comunicar por chats exige menos disponibilidade imediata e mais facilidade para concretizar o atendimento.
Hoje, investir em atendimento online é necessário tanto para que as empresas economizem com telefonia, quanto para se adequar às necessidades do seu público. Afinal, a comunicação online é mais econômica do que a telefonia, tanto em custos de implementação, quanto na manutenção mensal.
Gostou de saber como reduzir os custos de telefonia na sua empresa? Então fale conosco para desenhar o melhor projeto Qualitor para o seu negócio.