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Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
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Centro de Serviços Compartilhados: Principais Benefícios

O modelo de serviços compartilhados se difundiu no setor privado a partir de 1980, com cerca de 30% das empresas americanas da Fortune 500, utilizando como via de crescimento.

O conceito de Centro de Serviços Compartilhados consiste em uma empresa que estabelece um grupo específico ou um departamento único para entregar um serviço que antes era realizado por vários grupos dentro da empresa.

No entanto, ao contrário do que muitos empreendedores pensam, não significa apenas a centralização dos processos, e sim um modo de trabalho que abrange todos os setores de maneira unificada.

Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo para que você compreenda os principais benefícios da implementação de um Centro de Serviços Compartilhados. Confira!

#1 Reduz os custos de entrega

Segundo o relatório bianual da consultoria Deloitte, Global Shared Services Survey Report 2019, os entrevistados afirmam que adotaram a disciplina de Centro de Serviços Compartilhados (CSC) com o objetivo de reduzir custos e aumentar a geração de valor da marca.

Com isso, mais de 80% dos consultados afirmam que conseguiram recuperar o investimento inicial em até 3 anos quando o CSC era aplicado de maneira estratégica em pelo menos a metade dos setores da empresa.

#2 Aumento significativo de produtividade

A consultoria Deloitte, em 2017, perguntou em sua pesquisa qual foi a média anual de produtividade atingida com cada CCS dentro da empresa.

Apenas 9% afirmaram que não houve nenhum ganho de produtividade. 17% afirmaram que a produtividade aumentou em 5%, 44% afirmaram que aumentou entre 5-10%, e 29%, que aumentou mais do que 10%.

A pesquisa descobriu que uma Central de Serviços Compartilhados aumenta a produtividade, considerando que no total cerca de 76% dos entrevistados afirmam que ela cresceu mais do que 5%.

#3 Facilidade de comunicação

Nenhum setor de uma empresa é uma ilha. Todos dependem uns dos outros para garantir que o seu próprio trabalho seja executado de maneira correta e ordenada. Nesse sentido, a comunicação é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

Quando a disciplina de Centro de Soluções Compartilhadas é adotada, é natural que as informações se tornem mais centralizadas.

Assim, os colaboradores sabem exatamente aonde ir para descobrir o que precisam. O setor de Marketing, por exemplo, compreende exatamente as necessidades da área de vendas, que por sua vez, entende os desejos do RH em produtividade. Assim, forma-se um círculo virtuoso de crescimento.

#4 Maior capacidade de gestão com Centro de Serviços Compartilhados

A capacidade de gestão de cada empresa é diferente. Afinal, algumas estão em nichos que são realmente mais complexos do que outros.

Com a centralização das informações, torna-se mais simples para o gestor compreender o que está acontecendo em cada área do negócio. Da mesma maneira, todos os processos tendem a ser naturalmente mais alinhados e coerentes com os objetivos da marca e os desejos dos clientes.

Quando a empresa é muito descentralizada, perde-se a capacidade de gestão. Ambas as estratégias possuem vantagens e desvantagens. Se você precisa conhecer a fundo o próprio negócio, então um CSC é fundamental nessa jornada!

Aqui na Qualitor nós publicamos conteúdos exclusivos sobre gestão de negócios que podem ajudá-lo. Acesse o nosso blog!