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Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
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Chatbots para negócios: em quais mercados vale a pena utilizar?

Cada vez mais presente em diversos setores do mercado, os chatbots para negócios fazem parte das inovações que envolvem a inteligência artificial.

Esse atendimento feito por robôs com um software de resposta automática já é familiar para muitos consumidores, seja para esclarecer uma eventual dúvida, seja para auxiliar o usuário durante uma compra, ou mesmo para receber atualizações no pós-venda. Mas, afinal, em quais cenários eles valem a pena?

Neste post, vamos mostrar a você em quais setores a ferramenta de chatbot é mais eficiente e como utilizá-la em cada um dos nichos de mercado citados. Continue lendo para conferir!

Lanchonetes e restaurantes

A maior preocupação desse tipo de estabelecimento é atrair novos clientes. Então, de que forma os chatbots para negócios podem ajudar com isso? De várias! Essa ferramenta que revoluciona o atendimento ao cliente permite:

  • mostrar o menu ou o cardápio aos clientes;
  • facilitar a reserva de uma mesa;
  • dar cupons de descontos ou brindes (uma bebida ou uma sobremesa, por exemplo);
  • ofertar um bolo de aniversário gratuito, entre outras ações.

Tudo isso contribui para ganhar novos clientes — e, consequentemente, aumentar o faturamento da lanchonete ou restaurante.

E-commerce

Você sabe que um lead muito bem atendido vira um cliente. Por sua vez, um cliente satisfeito se torna divulgador voluntário da marca e compra na sua loja virtual novamente. Pois é justamente nesse sentido que o uso de bots é uma das melhores estratégias para alavancar as vendas no e-commerce: eles oferecem diversas formas de otimizar o seu atendimento.

Vejamos, a seguir, algumas delas.

Otimizar a demonstração dos produtos

Imagine que, durante o atendimento, o lead lhe informa que gostaria de comprar um determinado produto.

À medida que o cliente explica as características e preferências do item que procura, o bot filtra as opções para os serviços ou mercadorias que mais se encaixam na expectativa dessa pessoa. Dessa forma, você consegue entregar exatamente o menu de produtos que o consumidor pretende comprar, aumentando a possibilidade de conversão.

Dar assistência na navegação

A partir das preferências informadas pelo cliente enquanto navega pelo seu site, o assistente virtual (que acompanha suas ações) tem autonomia para redirecionar o usuário às páginas que sejam mais ligadas aos seus interesses na busca. Com essa assistência, a experiência de navegação do consumidor se torna bem mais simples, agradável e rápida.

Reconhecer clientes recorrentes

A recompra é extremamente importante para alguns nichos de mercado, como supermercados, comércios de cuidados pessoais e lojas pet, que tiram proveito dos bots “educando-os” a reconhecer os clientes recorrentes. Assim, a pessoa que visita o seu site após já ter feito uma compra recebe uma oferta para fazê-la novamente ou complementá-la com produtos relacionados.

Agilizar a compra e evitar o abandono do carrinho

O maior desafio de qualquer e-commerce é, sem dúvida, o abandono dos carrinhos. Para ajudar a superá-lo, um chatbot corretamente programado acompanha a jornada do usuário e intervém nas etapas que apresentam as taxas de abandono mais altas do processo de vendas.

Assim, o seu cliente se sente bem atendido, mais seguro e bem informado, diminuindo a possibilidade de ele abandonar a compra e não fechar negócio.

Facilitar o pagamento com mais opções

Se o cliente está em uma rede social, por exemplo, uma ideia interessante é permiti-lo finalizar a compra nesse mesmo ambiente. Outra forma de o bot facilitar o pagamento é oferecer opções como cartões de bandeiras diferentes de débito e crédito, boleto bancário ou sistemas confiáveis de pagamento on-line.

Aproveitar o checkout

Na última etapa — a finalização do pedido — o assistente virtual ainda tem a oportunidade de disponibilizar outros itens ou serviços relacionados que despertem o interesse do consumidor. E, como já dissemos, ao consultar sua base de dados ele sabe exatamente o que mais pode ofertar àquela pessoa. Sem contar que o bot também aumenta as chances de conversão com envio de imagens e vídeos, o que deixa a oferta ainda mais atraente.

Eventos

Gerenciar a agenda de uma conferência não é tarefa fácil. Felizmente, quem organiza eventos agora conta com os chatbots para negócios, no intuito de oferecer experiências mais personalizadas e conversas com os participantes — enquanto tem mais tempo para dominar o caos que é a administração das tarefas.

A partir do momento em que recebem uma ferramenta simples e inteligente, os patrocinadores, palestrantes e participantes abrem uma infinidade de comentários sobre a organização e o andamento do evento. Então, pronto: está criada a oportunidade de engajamento, tão importante para o sucesso de um evento!

Os chatbots de eventos interagem com centenas ou até milhares de pessoas ao mesmo tempo, por meio do seu canal de mensagens preferido — seja o Viber, o Facebook o Messenger, o Skype ou o Telegram — com pouquíssima ou nenhuma interação humana. Assim, fazem o papel perfeito de assistente de evento, que fica disponível sob demanda para responder perguntas dos participantes, coletar feedbacks ou mesmo direcionar notificações personalizadas.

Prestação de serviços

Da mesma forma como se deve sempre tentar aprimorar a comunicação, saber usar robôs no nicho da prestação de serviços é um passo importante. Afinal, os chatbots para negócios reduzem os custos, otimizam os processos e são a melhor maneira de imprimir modernidade e inovação no atendimento ao cliente.

Um bom exemplo aqui é o caso de uma oficina mecânica. Se ela faz uso dos bots a favor do atendimento, certamente consegue deixar a sua equipe livre para fazer o que realmente importa nesse tipo de negócio — consertar e dar manutenção aos veículos.

Algumas ocasiões em que você consegue contar com essa solução na prestação de serviços são:

  • marcação de horários;
  • avisos de desistências;
  • lembretes;
  • informações relevantes após a prestação do serviço, entre outras.

Enfim, como podemos ver, a tecnologia vem se aperfeiçoando para ficar cada vez mais perto da maneira como marca e cliente interagem. Os chatbots para negócios são muito eficazes em atendimento, aumentam as vendas por meio da comunicação direta com o consumidor, possibilitam a compreensão da jornada de compra e produzem materiais direcionados para cada nicho. Basta saber usá-los!

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