Como criar um chatbot?
Um atendimento eficiente certamente pode mitigar as reclamações de clientes, solucionando o problema e proporcionando uma experiência de satisfação, já pensou nisso? Imagine a seguinte situação: um participante de um curso que não conseguiu comprar o assento na primeira fileira da data desejada por causa de um erro no site. Então, ele acessa o atendimento e expõe sua insatisfação.
O atendimento acolhe sua insatisfação, demonstra empatia, e, imediatamente, coloca as soluções possíveis. Entre elas está a possibilidade de adquirir uma credencial especial para um meeting pós-evento com o palestrante, já que a proximidade da primeira fileira mostrou ser importante.
Essa experiência, humanizada e personalizada, contorna a insatisfação oferecendo uma alternativa que atende sua necessidade primária que era de estar perto e pode ser integralmente conduzida pelos chatbots. Quer conhecer outras funcionalidades dos bots para minimizar atritos com seu público?
Chatbots – Desmistifique e acelere seu atendimento
Os chatbots são aplicações que interagem com o público de diversas formas. Certamente, ao abrir uma página web, o WhatsApp ou uma rede social, você já se deparou com um.
Alguns desses chatbots serão embarcados futuramente com Inteligência Artificial e aprendizado de máquina (ou Machine Learning), pois o intuito é aprimorar continuamente o nível de personalização no diálogo com as pessoas.
Um problema recorrente que muitas empresas enfrentam é o número elevado de atendimentos que precisam fazer. Nesse sentido, os chatbots ficam disponíveis 24 horas por dia e sete dias por semana, tirando dúvidas e oferecendo soluções aos consumidores.
Quer saber como funciona, quais as vantagens e os principais mitos sobre os chatbots? Continue a leitura do nosso artigo e fique por dentro do tema!
Como funcionam os chatbots?
Tanto a Inteligência Artificial quanto o Machine Learning são responsáveis por coletar dados e transformá-los em informações relevantes. Algumas aplicações mais simples, no entanto, resolvem dúvidas mais recorrentes, funcionando de forma semelhante a um FAQ.
Quais as vantagens de utilizar chatbots?
O uso de chatbots faz com que uma empresa agilize o atendimento, o que impacta diretamente a satisfação do consumidor. Entre as principais vantagens dessa solução, podemos citar:
- diminuição da sobrecarga de atendimento, o que libera os colaboradores para tarefas mais estratégicas do negócio;
- personalização, conforme o chatbot interage e aprende a lidar com os anseios e dores do consumidor;
- atendimento 24 horas;
- melhorias nos processos internos do negócio;
- auxílio ao cliente na jornada de compra, contribuindo também para a sua fidelização.
Quais os principais mitos sobre chatbots?
Muitas pessoas ainda são resistentes ao uso de chatbots. Por esse motivo, separamos alguns dos principais mitos sobre essa solução. Veja só!
São frios e artificiais
Mesmo que dialogar com um chatbot nunca seja o mesmo do que falar com um humano, a Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina podem promover conversas com alto grau de personalização e realismo, reproduzindo, até mesmo, gírias e expressões características de uma localidade, por exemplo.
Vão demorar para se popularizar
A transformação digital avança a passos largos. É por esse motivo que os chatbots tendem a ser cada vez mais utilizados. Essa é uma solução tecnológica que pode impactar tanto pequenas como médias e grandes empresas no curto prazo, visto que o seu investimento tende a dar retorno em pouco tempo.
Custam muito caro
Como os chatbots tendem a reduzir o tamanho da equipe de atendimento, é esperado que a empresa tenha uma economia de custos considerável. Em outras palavras, o investimento nessa ferramenta é algo que se paga rapidamente.
Os chatbots são aplicações que interagem com o público e ajudam a empresa a melhorar o seu atendimento. Contar com uma solução eficiente é algo que vai fazer toda a diferença no seu negócio, otimizando processos e reduzindo custos. Nesse sentido, a Qualitor tem um software de atendimento que pode atender as suas necessidades e contribuir na jornada de compra e na fidelização do cliente.
Agora que você sabe como funciona, as vantagens e os principais mitos dos chatbots, aproveite para entrar em contato conosco e saber como o software da Qualitor pode ajudar o seu negócio!
Como gerar engajamento com os clientes por meio dos chatbots?
Os chamados chatbots estão sendo aplicados nas mais variadas funções. Esses programas muitas vezes contam com inteligência artificial para tornar as conversas com as pessoas mais naturais, o que justifica o seu sucesso na área de atendimento ao cliente. Por isso, neste artigo vamos entender como gerar engajamento por meio dessa tecnologia.
Diferentemente do atendimento tradicional, pelo qual toda a conversa era conduzida por uma pessoa, o uso de chatbots permite respostas mais ágeis e precisas para os problemas do cliente.
Por exemplo, um e-commerce pode preparar um desses robôs para responder às perguntas mais básicas e dar direcionamento a elas. Isso ajuda a passar confiança ao consumidor, bem como o mantém interessado no seu negócio. Os chatbots podem ser verdadeiros promotores de marca.
Abaixo, vamos entender mais sobre esse assunto e algumas das vantagens do uso de chatbots. Vamos lá?
Definição de chatbot
Os chamados chatbots são ferramentas criadas para conversar por texto como se fossem humanos. Ou seja, a sua função é simular a conversa com uma pessoa da forma mais natural possível.
Para que isso seja uma realidade, existem duas abordagens mais comuns. A primeira é listar manualmente perguntas e respostas, escolhidas de acordo com os termos inseridos pelo cliente. Contudo, por utilizar um método de aproximação, esse tipo de chatbot costuma ser pouco preciso.
Com o uso de inteligência artificial, já é possível desenvolver soluções mais precisas. Ao avaliar de forma inteligente as perguntas inseridas no serviço de chat, a máquina é capaz de analisar o contexto para oferecer a melhor resposta possível. Para gerar engajamento, essa é a abordagem mais eficiente.
Vantagens do chatbot
Em serviços de atendimento ao cliente, o chatbot oferece diversas vantagens. Vamos ver algumas delas?
Atendimento 24 horas
Diferentemente dos atendentes humanos, os chatbots não têm horário de trabalho. Ou seja, eles permanecem online a qualquer hora do dia, prontos para tirarem as dúvidas dos clientes. Evidentemente, essa tecnologia não é capaz de realizar todas as etapas do atendimento ao cliente e não substitui os atendentes reais, mas é uma forma de fornecer o primeiro atendimento no momento exato em que o cliente precisa.
Em termos de engajamento, essa prática faz com que o cliente se sinta mais valorizado e encontre com facilidade o atendimento desejado. Afinal, nada pior do que buscar o formulário de contato de uma empresa e ter de esperar dias por um retorno.
Fácil implementação
Outra vantagem do uso dessa tecnologia é a fácil implementação. Geralmente, os chabots são compatíveis com as plataformas de criação de websites mais utilizadas. No WordPress, por exemplo, existem plugins que facilitam bastante esse processo. Da mesma forma, plataformas como o IBM Watson e o Microsoft Azure permitem a criação de bots com facilidade, mesmo para quem não domina as linguagens de programação.
Além da facilidade, o custo de implementação de um chatbot também é consideravelmente baixo quando comparado aos benefícios propiciados. Para inserir as perguntas e respostas desejadas, podem ser utilizados materiais tradicionais de atendimento ao cliente, como um FAQ, sem a necessidade de produzir do zero grandes volumes de conteúdo.
Acessibilidade
Nos últimos anos, a acessibilidade tem sido um forte ponto de discussão para páginas da web. Ou seja, é preciso desenvolver estratégias para que a página seja acessível a todos, oferecendo diferentes formas de navegação. Essa á uma forma de garantir a boa experiência de visitantes com necessidades especiais.
Felizmente, o uso de chatbots é uma forma de tornar isso possível. Além de ajudar no atendimento com perguntas e respostas, um assistente virtual pode auxiliar na navegação do usuário. Por exemplo, é possível utilizar os comandos de texto ou de voz do visitante para que ele seja direcionado ao conteúdo desejado.
Como gerar engajamento com chatbots
Além dos benefícios mencionados, o uso de chatbots abre possibilidades de interações para aumentar o engajamento dos usuários. Ao tornar a comunicação mais direta com os visitantes da página, é possível direcionar informações com mais precisão, com base em dados e histórico de uso.
Ofertas personalizadas
Além de uma plataforma de comunicação, o chatbot é uma forma de conhecer os usuários. Ou seja, com base em dados de interações anteriores, é possível conhecer mais a fundo as necessidades de cada pessoa. Como resultado, o assistente pode enviar ofertas personalizadas com base nessas informações.
Em termos de experiência do usuário, isso torna a navegação mais interessante e aumenta as chances de retorno. Assim, o atendimento se torna mais personalizado e aumenta o engajamento com a marca.
Pesquisas de satisfação
Por ser um canal aberto com o consumidor, o chatbot também é um aliado para pesquisas de satisfação. Por meio dele, o usuário pode ser abordado no melhor momento para responder a perguntas que podem ajudar a melhorar os serviços prestados.
Por exemplo, pode-se definir com base em dados o momento exato em que o usuário está mais disposto a responder a esse tipo de pesquisa.
Perguntas e respostas
Por fim, o chatbot é uma forma de substituir a tradicional área de perguntas e respostas. Geralmente, esse tipo de material é extenso e acaba dificultando a navegação dos usuários, que podem se sentir perdidos e desamparados. Utilizando o assistente, o cliente pode inserir a sua pergunta e receber com facilidade as melhores respostas.
Vale reforçar que o chatbot é uma ferramenta moderna, capaz de elevar a experiência do usuário (UX). Esse é um fator importante para as empresas digitais, tanto como forma de gerar engajamento como para aumentar as chances de retorno dos visitantes. Segundo a Forrester, o investimento em UX pode gerar aumento de conversões em 400%.
Como vimos, o uso de chatbots traz diversos benefícios para aumentar o engajamento com clientes e visitantes. Por meio deles, pode-se criar um sistema de perguntas e respostas mais ágil, funcionando 24 horas por dia. Além disso, a implementação dessa tecnologia permite uma melhor experiência para os usuários por um baixo custo de implementação.
E você? Já está aproveitando os benefícios dos chatbots em sua empresa? Se esse artigo respondeu algumas das suas dúvidas sobre como gerar engajamento com essa tecnologia e você que fazer parte do movimento #chatbotparatodos, aprofunde-se no tema com o nosso e-book exclusivo.
Como os chatbots podem melhorar o atendimento ao cliente?
Para compreender a quarta revolução industrial, era em que dizem estarmos vivendo atualmente, devemos lembrar que a facilidade de conexão e a transformação digital contribuíram para uma série de mudanças tanto no cotidiano das empresas quanto no comportamento do consumidor. Pois no intuito de atender a novas demandas, as marcas perceberam que não basta somente entregar produtos e serviços de qualidade, é preciso também melhorar o atendimento ao cliente e cuidar de sua experiência.
Nesse cenário, um bot (que em português significa robô) é uma fonte de interação com o público de sua empresa sem a necessidade de intervenção de um atendente humano. Seu funcionamento se dá por meio de inteligência artificial e ele é programado com a definição de regras ou com contextos relacionados ao seu público-alvo.
Assim sendo, você consegue usar o chatbot no atendimento para as mais variadas finalidades, pois tudo dependerá da estratégia montada e da sua criatividade. Se o seu objetivo é aumentar a conversão, por exemplo, use um bot para direcionar os usuários a fim de pegarem amostras ou brindes em uma loja física ou até mesmo apenas para distribuir cupons de desconto.
Por tudo isso, neste artigo, vamos mostrar a você como os chatbots podem melhorar o atendimento ao cliente e transformar — para melhor, é claro! — os resultados de sua empresa. Confira!
Na coleta de dados de pesquisas de satisfação
Com a utilização dos chatbots, sua companhia terá a chance de coletar dados, opiniões e sugestões dos consumidores a respeito do desempenho de sua organização. Afinal de contas, por meio dessa solução, uma marca consegue:
realizar pesquisas de satisfação com questionários, por exemplo;
criar métricas a fim de melhorar o atendimento ao cliente;
saber o que os usuários sentem e pensam a respeito da empresa;
coletar dados para servir de base nas estratégias de marketing.
Vale ressaltar que a realização de pesquisas eficientes, ao contrário de muitas que estamos acostumados a ver por aí, não espantam o público. Pelo contrário! Uma conversa objetiva, amistosa e nada invasiva, o aproxima ainda mais e ajuda a fortalecer a sua marca.
Portanto, dedique-se a enriquecer cada vez mais a inteligência do bot, porque quanto maior o número de dados que ele conseguir coletar, mais situações você conseguirá prever e mais assertivo ele será.
Chatbots como SACs automatizados
Quando você consegue atrair e converter um possível comprador (lead), ou até mesmo após o fechamento de uma venda, é natural que apareçam dúvidas por parte do cliente. Nesse momento, o contato com a marca é crucial e a qualidade do sistema de atendimento humano com chatbot reforça para as pessoas o valor dessa aliança.
Portanto, seja em um aplicativo, no site da empresa, nas redes sociais ou em qualquer outro canal, o chatbot automatiza o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e contorna a situação de maneira rápida.
Vamos imaginar que você tenha uma dúvida ou problema e, mesmo fora do horário comercial, a marca ofereça às pessoas um atendimento imediato. Mesmo que a questão não seja resolvida, essa experiência já é positiva por si só. Além disso, com as informações previamente coletadas, ainda é viável direcionar a solicitação para que alguém da equipe retorne o chamado do usuário assim que possível.
Na diminuição da taxa de reclamações
O chatbot é um software de atendimento ao consumidor com alta capacidade de processamento. São soluções que conseguem manipular uma enorme base de dados e, com isso, geram informações relevantes para a linha de frente de qualquer tipo de empresa.
Dito isso, a forma como os atendentes lidam com as reclamações dos consumidores é decisiva para os resultados, inclusive também para a continuidade de seus negócios. Assim sendo, os chatbots conseguem produzir insights para os gestores, por meio da análise de padrões, e isso viabiliza a identificação das principais causas de problemas recorrentes no atendimento.
Além disso, por meio do gateway complexo, ao finalizar o processo de atendimento, se um cliente ficou insatisfeito com o resultado final de seu serviço, por exemplo, a empresa tem a oportunidade de mapear suas possíveis ações e criar estratégias de recuperação para cada uma delas.
Nesse cenário, dar solução às reclamações com rapidez é uma maneira de reduzi-las e de consolidar a imagem de sua marca junto ao mercado. Isso porque um cliente satisfeito é sinônimo de alavancagem das vendas e de geração de receitas, o que consequentemente proporciona o crescimento do seu empreendimento. Logo, automatizar esses processos de atendimento e de vendas é uma excelente estratégia.
Na melhoria dos processos internos
Não pense que é só o cliente que terá a chance de interagir com os robôs. Os chatbots também são ferramentas indispensáveis para otimizar as operações internas da empresa e para orientar os funcionários.
Suponhamos que você perdeu vendas por não ter no estoque os itens mais vendidos. Isso trata-se de uma falha grave que a tecnologia pode eliminar. No entanto, a solução, quando integrada a um sistema de gestão de estoque, aprimora substancialmente o controle e é capaz de prever o desabastecimento de acordo com o volume de vendas de cada item.
Além disso, o trabalho do bot vai desafogar o time de atendimento para que os profissionais fiquem focados em aspectos mais complexos. Dessa forma, questões como status do pedido, informações sobre prazo de entrega, segunda via de boletos, cancelamentos, entre outras, serão fornecidas ao usuário pelos bots.
Percebeu como os chatbots conseguem melhorar o atendimento ao cliente e, dessa maneira, otimizar a relação da sua marca com o público? Eles também podem interagir em campanhas, e com isso, transformam as experiências e as deixam mais ricas.
Contudo, não se esqueça de definir a finalidade do robô (a fim de que ele atenda às expectativas para as quais foi criado), monitore constantemente a satisfação dos consumidores e não deixe de atualizar a estratégia utilizada sempre que necessário para melhorar o atendimento ao cliente.
Se você gostou de descobrir o diferencial competitivo que um chatbot agrega ao seu negócio e quer fazer parte do movimento #chatbotparatodos, siga a nossa página no Facebook e no LinkedIn!
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