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Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
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Como medir ganhos na implementação Centro de Serviços Compartilhados

É sempre importante medir resultados para que se possa implementar melhorias e inovações que otimizem o serviço.

Em geral, é desejado por uma empresa diminuir custos e despesas bem como ao mesmo tempo aumentar lucros e otimizar processos. Mas para isso, é necessário saber medir ganhos da implementação de centros de serviços compartilhados.

Neste conteúdo, preparamos informações importantes sobre o assunto. Continue a leitura!

O que é um Centro de Serviços Compartilhados

Conhecidos pela sigla CSCs, os Centros de Serviços Compartilhados entregam muitas funções de apoio para empresas em unidades operacionais.

Um CSC permite a centralização de diversas funções em uma única unidade, trazendo economia de escala e redução de custos.

Os centros podem ser usados em muitos setores da empresa, como administração, recursos humanos e marketing. Até mesmo em franquias, por atender por várias unidades, é possível utilizar um CSC, otimizando processos logísticos e mão de obra.

Desta forma, tarefas são simplificadas e otimizadas por meio de padronização de atividades e de processos logísticos.

O CSC pode ser customizado conforme a necessidade e rotina da empresa, para compreender o atual funcionamento da corporação.

Como monitorar a implementação de um Centro de Serviços Compartilhados

O monitoramento de um CSC é uma etapa muito importante para o sucesso da implementação, garantindo, assim, que tudo esteja de acordo, conforme o previsto.

Para uma melhor implementação do CSC, é importante que a sua integração seja feita de forma gradual, adaptando cada setor em etapas da execução.

Uma dica importante para monitorar a implementação de um CSC é instalar uma ouvidoria, onde colaboradores possam relatar experiências e reclamações sobre o processo de implementação.

Por meio de indicadores do Centro de Serviços Compartilhados é possível utilizar todos os dados colhidos no início do processo para melhor implementar todas as funcionalidades.

Controle de riscos

Um controle de riscos é importante para mitigar danos e apresentar uma resposta mais imediata quando necessário.

Um controle de riscos ineficaz, ou sua ausência, pode representar aumento de custos ou atrasos no processo de implementação.

O monitoramento de um CSC pode ser feito através de seus indicadores de gestão e de desempenho, o que permite ajuste de estratégias e um pensamento mais racional pela equipe gestora.

Cultura organizacional

É importante alterar não só estruturas tecnológicas, mas também a cultura do local de trabalho, pra que toda a equipe esteja de fato envolvida nas mudanças necessárias.

Um organizational change management é importante para incentivar e motivar a equipe de recursos humanos para passar pelo projeto e adotar o novo sistema com sucesso. Caso contrário é mais certo que se enfrentará resistência pelos colaboradores.

Tecnologias podem ajudar empresas no acompanhamento de CSCs, trazendo mais informações sobre o desempenho de cada unidade para apoiar decisões. Desta forma, apostar em tecnologias na implementação de um CSC pode ser um diferencial.

Outro erro muito comum é não contratar uma consultoria de qualidade independente e experiente na implementação de um CSC, o que pode facilitar o projeto de implementação, bem como trazer informações sobre as etapas do processo.

Implementar um Centro de Serviços Compartilhados pode ser uma tarefa árdua e difícil, bem como fazer o seu monitoramento sem ter a experiência e conhecimentos necessários.

Entre em contato para agendar um atendimento.