Comunidade de usuários, o que é? Para que serve e seus principais benefícios
Há alguns anos, era muito comum ver pessoas discutindo diferentes assuntos dentro dos fóruns da Internet. Esses eram espaços onde esses indivíduos podiam falar sobre diferentes temas, inclusive serviços e produtos.
A tecnologia dos fóruns, que permite que as pessoas interajam a respeito daquilo que elas consomem, continua existindo: hoje, é mais moderna e está inserida em algo mais amplo, que é a comunidade de usuários.
Inclusive, os próprios funcionários também podem estar nessa comunidade e ter acesso a diferentes palestras e outras coisas que aprofundem a sua atuação profissional.
Continue lendo este artigo para conhecer mais sobre o que é uma comunidade de usuários e quais são os benefícios de a sua empresa criar uma.
O que é uma comunidade de usuários?
A comunidade de usuários pode até ser classificada por alguns como uma espécie de rede social, tamanhas são as atividades que se pode fazer em seu interior.
O seu principal objetivo é reunir pessoas que consomem determinado serviço ou produto de uma empresa, possibilitando que elas conversem entre si e facilitando a comunicação com a própria empresa.
Levando em conta que a quantidade de empresas que oferecem esse tipo de interação entre usuários é muito baixa, aquela que cria uma comunidade desse tipo destaca-se muito.
Infelizmente, a razão pela qual a comunidade de usuários ainda não é tão explorada é que as empresas tendem a achar que isso não é importante e que os seus recursos podem ser aproveitados de outras formas.
No entanto, uma comunidade de usuários, quando é mantida ativa e com muitas informações para esses consumidores, pode fazer com que a procura pela empresa se multiplique.
Não se pode esquecer de que há corporações que criam comunidades de usuários voltadas apenas aos seus funcionários, tendo como objetivo oferecer a eles um espaço onde eles possam ter conteúdo educativo, respostas a diversas dúvidas e muito mais.
O que se pode fazer em uma comunidade de usuários?
Muitos gestores nem mesmo sabem do que se trata uma comunidade de usuários, não importando se ela é voltada aos clientes ou ao próprio pessoal da empresa.
É por isso que vale a pena aprender o que se pode fazer de interessante dentro deste recurso, que funciona online:
Permitir que as pessoas conversem entre si
Não é à toa que este artigo começou citando o fórum: a comunidade de usuários tem uma área na qual as pessoas podem conversar, relatando qualquer dúvida a respeito de um serviço ou de um produto.
A ideia é que outras pessoas que também usam aquilo possam dar as suas próprias explicações e haja uma troca.
É comum que esses espaços de conversa também sejam usados para informações e até para o estreitamento e criação de amizades.
Vale dizer que nem sempre a comunicação tem de ser em tempo real: é possível que alguém acesse o fórum e que vá acompanhando o que já tenha sido publicado anteriormente.
Realização de palestras
Considerando que a comunidade de usuários está muito mais moderna, dá até para criar eventos online.
Hoje, muitos clientes ficam satisfeitos quando as empresas oferecem material gratuito para aumentar o seu conhecimento sobre alguma área e isso pode ser feito até com os funcionários.
Seja uma simples palestra, seja um mini curso, a comunidade de usuários pode ser encarada como um espaço virtual no qual as pessoas aprendam. O resultado é que elas melhoram a sua experiência ao usar algum serviço ou produto e, no caso dos funcionários, eles podem melhorar a sua prática.
Informações sobre datas importantes
A comunidade de usuários costuma oferecer um calendário que a empresa pode personalizar e, dessa maneira, impossível informar facilmente a toda a comunidade sobre datas importantes.
Pode ser a data de uma palestra, pode ser o lançamento de algum serviço novo e muito mais: o fato é que esse calendário pode ser facilmente aberto pelos membros, que o consultam de maneira autônoma.
Dá para monetizar
Caso a empresa queira que a sua comunidade de usuários seja monetizada, ela pode escolher determinados conteúdos pelos quais os interessados terão de pagar.
Nem todas as empresas que decidem criar uma comunidade de usuários optam por fazer a monetização, mas essa é uma possibilidade que fica sempre disponível.
Por que a sua empresa precisa de uma comunidade de usuários?
Depois de saber do que se trata uma comunidade de usuários e como ela funciona, é certo que as empresas desejam saber por que deveriam criar uma e a primeira razão é o fato de isso a diferenciar.
Não importa em que segmento a empresa se encontre, é certo que existe um número alto de concorrentes e todo tipo de diferencial que se pode oferecer deve ser explorado.
Com certeza, não é algo tão usual que uma empresa tenha uma comunidade de usuários e os clientes tendem a se interessar por esse recurso devido ao fato de ser uma inovação.
Há ainda outros benefícios de contar com uma comunidade de usuários, como:
Maior divulgação dos serviços e produtos
As pessoas que vão entrando nessa comunidade descobrem sempre um novo recurso que essa empresa oferece e isso se torna uma grande publicidade.
Demonstra que a empresa conhece as principais tecnologias
Levando em conta que a comunidade de usuários é mesmo uma tecnologia que ainda pode ser muito mais explorada, o fato de ela ser implementada mostra o quanto a empresa acompanha as novas tecnologias e o quanto as incorpora no seu trabalho.
Pode render lucro
Como mencionado, a empresa que preferir pode fazer a monetização dessa comunidade de usuários, proporcionando um ganho até financeiro que pode ser surpreendente.
Reforço da imagem da sua empresa
Normalmente, a comunidade de usuários é personalizável e, dessa forma, o logotipo e as cores características podem ser usadas na hora de definir o visual do fórum e de outras áreas da empresa.
Agora que você entendeu melhor sobre como a comunidade de usuários é importante para a sua empresa, caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, saiba mais detalhes sobre essa nova tecnologia falando conosco por aqui!