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Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
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Descubra como otimizar a gestão de TI da sua empresa

Desde o momento em que a gestão de TI foi considerada importante para o sucesso de uma empresa, essa área vem conquistando mais independência e representatividade para o negócio. Abandonando a visão operacional e ganhando ares estratégicos, hoje o TI necessita de responsáveis que entendam por que deve ser investido com precaução, visando resultados a longo prazo para toda marca.

Para alcançar esses resultados, muitos gestores passaram a incluir ferramentas específicas que tornam a gestão de TI mais controlável e, consequentemente, eficiente. No entanto, é fundamental compreender e avaliar corretamente quais são elas, entendendo os resultados gerados para o crescimento do negócio.

Mas, afinal, como podemos otimizar essa gestão? Quais são os principais mecanismos que devem apoiar o responsável por essa área? Se esse questionamento faz parte da sua rotina, aproveite para conferir o artigo, ele foi feito para você!

Qual a importância da gestão de TI para a empresa?

Durante muitos anos, o TI foi considerado apenas um departamento que servia como suporte para a empresa funcionar. No entanto, à medida que novas ferramentas e conceitos de negócio foram desenvolvidos, esse setor passou a ganhar mais responsabilidade e, consequentemente, papel fundamental para um negócio.

Maior acesso a informações, utilização de dados para tomadas de decisão e riscos à segurança da informação são alguns exemplos claros que elevaram a importância da área. Em decorrência desse novo cenário, assim como o marketing, o financeiro e o jurídico, o TI necessita de uma visão empreendedora para entender quais são os investimentos necessários para sua empresa precisa.

Segundo o COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies), existem 5 níveis de maturidade da área em uma empresa e, sempre nos níveis mais altos, a gestão de TI é tida como um diferencial estratégico para o sucesso no mercado.

Por exemplo, o nível 1 apresenta processos desorganizados, sem qualquer tipo de padronização. O 2 apresenta atividades repetitivas que têm importância para toda a companhia, enquanto a partir do nível 3 enxergamos processos definidos e estruturados. Na matriz, nos níveis 4 e 5, respectivamente, a empresa apresenta maior gerenciamento das atividades e otimização de cada um deles.

Antes de conseguir alcançar os últimos graus, é fundamental constituir um mapeamento de cada um dos processos exercidos pelo negócio. Com essa prática, identificamos como eles são feitos, os gargalos existentes, o impacto deles e as oportunidades de melhoria.

Qual o impacto dos investimentos e despesas para essa área?

É muito comum encontrar empresas que não fazem um planejamento financeiro para área, excluindo totalmente o impacto que ela tem a oferecer no orçamento. A contratação de um serviço errado pode gerar impacto altíssimo, abalando financeiramente diversas áreas de um negócio.

Por essa razão, o CAPEX (Capital Expenditure) e o OPEX (Operational Expenditure), ou seja, despesas ligadas respectivamente a bens ativos e operacionais do TI, necessitam estar alinhados ao objetivo do negócio e à capacidade financeira que ele tem para tais investimentos.

Conhecer quais são as demandas e os recursos oferecidos pelo mercado é uma prioridade do gestor de TI, que consegue fazer a ponte entre os dois, sem que isso gere impacto negativo para o negócio. Além de conhecer as necessidades existentes, isso permite que ele procure as melhores ferramentas de acordo com a rentabilidade que elas têm a oferecer.

Quais são as ferramentas que o gestor deve acompanhar de perto?

É praticamente impossível, diante da competitividade do mercado, trabalhar sem suporte de ferramentas. Estamos expostos diariamente a atividades que só são realizadas a partir delas. Para a gestão de TI, essa realidade não é diferente, muito pelo contrário, ela é fundamental.

Elas são responsáveis por gerir melhor as atividades, melhorar a produtividade e pode até mesmo reduzir custos que são dispensáveis. Para que tais resultados sejam alcançados, o gestor deve conhecer todas as ferramentas do mercado e identificar quais delas são as melhores e têm a maior taxa de retorno de investimento.

Neste artigo, trouxemos algumas delas e explicaremos quais são os benefícios que elas têm a oferecer para o seu negócio. Confira!

Ferramentas de Armazenamento de Dados

Hoje é praticamente impossível não relacionar o armazenamento de dados com a área de TI, afinal, é responsabilidade desse setor geri-los e disponibilizá-los com fácil acesso para todos os colaboradores.

Para que essas atividades sejam feitas com segurança, é fundamental contar com uma ferramenta que faça todo esse processo de maneira adequada, sem comprometer os servidores, além de otimizar as tomadas de decisão.

Ferramentas para Gestão de Tempo e Produtividade

Sim, tempo é dinheiro e com as rotinas extremamente exaustivas, a gestão de TI só é feita adequadamente quando entendemos os tempos realizados para cada atividade. O maior controle das rotinas permite que a área seja mais estratégica e reduza o esforço para ações operacionais.

Ferramentas de Gestão de ROI

A melhor maneira de acompanhar as escolhas de determinados sistemas e softwares é a partir da avaliação do ROI (Retorno Sobre Investimento). Para isso, algumas ferramentas contratadas possibilitam avaliar quais são as entregas feitas em determinados tempos, além de entender qual foi o nível qualitativo do serviço.

Infelizmente, muitos gestores não têm uma visão analítica do investimento de sistemas escolhidos e, por esse motivo, na maioria das vezes, são desperdiçados grandes valores que poderiam ser revertidos com outros serviços muito mais eficientes. Assim, é fundamental que o gestor de TI faça esse acompanhamento de perto.

Ferramentas de Gestão de Equipe

Ferramentas como essas são fundamentais para o controle da equipe, além de estarem diretamente ligadas a ferramentas de gestão de tempo. Quanto melhor for o controle dos exercícios praticados pelos colaboradores, mais fácil torna o acompanhamento dessas tarefas, que passam a ser entregues mais qualificadas para a companhia.