Descubra o que é marketing conversacional e como realizá-lo!
Além de um bom produto, a empresa deve investir em relacionamento com o consumidor. Sem esse componente, as chances de vender podem diminuir, pois o cliente da atualidade busca muito mais do que um bom preço e qualidade naquilo que compra. É sob essa perspectiva que surge o marketing conversacional.
Ao longo do texto, você entenderá melhor esse conceito e sua relação com tecnologias como chatbots e assistentes virtuais. Além disso, daremos dicas de como implementá-lo na sua empresa, de modo a obter os melhores resultados. Continue a leitura até o final e fique por dentro do tema!
O que é marketing conversacional?
Marketing conversacional é uma estratégia que visa a agilizar, aprimorar e humanizar a comunicação com clientes e leads da empresa. Ele surgiu em meio à necessidade que as empresas identificaram em ser mais eficientes no contato com o público, abrindo mão de processos burocráticos e que desmotivam o consumidor na jornada de compra.
Marketing conversacional, chatbots e assistentes virtuais
Em vez de um atendimento por telemarketing demorado e cheio de redirecionamentos, hoje a comunicação pode acontecer por meio de chatbots e assistentes virtuais. O primeiro é um aplicativo programado para dar respostas rápidas às pessoas, sendo que, em alguns casos, ele pode usar o aprendizado de máquina para aprimorar a comunicação.
Já o assistente virtual é uma solução que responde a comandos de voz, realizando uma grande quantidade de ações. O Google, por exemplo, usa essa tecnologia em seus mecanismos de pesquisa, bem como a Apple (Siri) e o Windows, por meio do assistente virtual Cortana. Todas essas soluções contribuem na redução dos atritos na comunicação com o público, o que contribui não só no aumento das vendas, mas no engajamento com a marca e aprimoramento da experiência do cliente.
Como realizar um bom marketing conversacional?
A empresa que faz um bom marketing conversacional só tende a ganhar. Por isso, fique atento às dicas que preparamos para você nas subseções a seguir!
Invista em canais de relacionamento
Investir em canais de comunicação com a audiência é estar sempre disponível não só para a venda, mas também na hora de esclarecer dúvidas. Além disso, essas mídias podem ser exploradas para gerar visualizações da marca e engajamento, propiciando o amadurecimento da decisão de compra do lead. Dentre os principais canais que podem ser usados, podemos citar:
- blog;
- loja virtual;
- site institucional;
- redes sociais, desde que se saiba em quais plataformas a audiência da empresa costuma estar;
- WhatsApp e Telegram, sendo que podem ser usados chatbots para agilizar a comunicação em ambos os aplicativos.
Recorra à tecnologia
Hoje em dia, as empresas só se mantêm operacionais e competitivas se fizerem coleta e processamento de dados. Nesse sentido, é possível ter acesso a uma infinidade de informações precisas e relevantes sobre os clientes e concorrentes do negócio, por exemplo. Para isso, são usados softwares capazes de coletar esses dados e usar a Inteligência Artificial na hora de processá-los.
Outra tecnologia de grande relevância no marketing conversacional é o Machine Learning, ou aprendizado de máquina. Ela é, inclusive, usada em alguns chatbots, aumentando o seu leque de opções para simplificar a comunicação e o atendimento ao consumidor. De posse desse grande volume de informações é que os gestores podem tomar decisões e fazer planejamentos estratégicos mais acertados.
Tenha foco na experiência do usuário
Ter o usuário no centro do negócio sempre foi fundamental. No entanto, a transformação digital provocou mudanças profundas na forma como ele se comunica com uma marca, de modo a empoderá-lo em muitas situações. Além de agilidade e simplicidade no atendimento, as pessoas estão em busca de humanização e personalização. A empresa que souber usar a tecnologia para entregar esses componentes terá maiores chances de satisfazer e fidelizar esse consumidor.
Tenha engajamento
Muitas das vezes, o consumidor não está preparado para fechar um negócio. Logo, é preciso que ele percorra a jornada de compra, que vai desde a atração até a decisão. Para que essas etapas sejam realizadas e ele compre algum produto da empresa, o engajamento é fundamental, principalmente no contato inicial com aquele potencial cliente. Isso se dá quando a empresa conhece bem o público que deseja atingir, suas dores e anseios, visto que essas informações podem ser obtidas, por exemplo, com o auxílio de pesquisas.
Não use formulários
Formulários em Landing Pages são bastante usados quando o lead deseja, por exemplo, baixar um ebook. No entanto, muitas vezes, essa abordagem não é a melhor, visto que pode desencorajar a pessoa a continuar na sua jornada de compra. Quando o cliente entra em contato para solicitar informações, o formulário que ele preenche também pode frustrá-lo, sem contar que o retorno da empresa pode demorar até 24 horas. Chatbots podem agilizar essa comunicação e resolver o problema.
Adote interfaces amigáveis
Uma interface amigável é aquela que o consumidor tem facilidade de manusear. Esse componente é também conhecido por User Interface e tem um enorme peso no marketing conversacional. Os botões, esquemas de cores e layout do aplicativo web, ou site, devem ser pensados de forma minuciosa, de modo a maximizar a experiência do usuário. Também é fundamental que as aplicações sejam responsivas em dispositivos móveis, visto que as pessoas usam bastante o celular para acessar a Internet.
Como boas tecnologias podem ajudar no marketing conversacional?
Chatbots, assistentes virtuais, Inteligência Artificial e Machine Learning são tecnologias de grande importância no marketing conversacional. O uso de uma ou outra solução vai depender de vários fatores, destacando os gargalos que a empresa deseja resolver com os produtos que ela comercializa. Uma vez que ela investe em tecnologias no marketing conversacional, os principais benefícios são:
- aumento de vendas;
- maior produtividade dos colaboradores;
- redução de custos;
- simplificação dos processos de atendimento;
- escalabilidade;
- fidelização do consumidor com a marca.
O marketing conversacional é responsável por estreitar o relacionamento da empresa com o consumidor. Como vimos no texto, o uso de tecnologias ajuda o negócio a obter melhores resultados com essa estratégia, visto que ajudam a simplificar processos e melhorar a experiência do usuário.
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