Falhas na comunicação no Atendimento: Cinco erros que pode fazer você perder clientes
Em uma comunicação com o seu público não pode haver falhas. Claro que imprevistos acontecem, mas eventuais erros podem causar graves prejuízos.
Toda empresa deve ter uma comunicação eficaz e eficiente, de modo que o cliente seja atendido com a máxima qualidade possível. Confira como falhas na comunicação no atendimento pode afetar a saúde financeira da sua empresa. Neste conteúdo, você vai conhecer 5 erros fazem você perder clientes.
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Importância de uma comunicação eficaz no Atendimento
A comunicação da empresa com o cliente deve ser a mais clara e transparente possível, de modo que falhas na comunicação podem prejudicar a relação desta com a clientela.
É através do atendimento, principalmente o inicial, que o cliente deve receber as informações que são necessárias sobre o produto e serviço, como qualidades, especificações técnicas e modo de utilização bem como sobre seus direitos e garantias.
A falta de informação não só pode trazer consequências jurídicas, como reclamações no PROCON e ações judiciais, mas prejudicar a imagem da empresa perante o mercado.
Fornecer estas e outras informações em extensos documentos não basta, é necessário que o atendimento seja humanizado e facilitado, de modo que informações importantes devem ser apresentadas da melhor forma possível ao cliente.
Principais erros de comunicação
Confira as principais falhas e erros de comunicação que podem trazer enormes prejuízos ao seu negócio.
- Oferecer tratamento padronizado
Tratamento personalizado, como mensagens gravadas e automatizadas, não costuma funcionar porque nenhuma pessoa é igual à outra, da mesma forma cada empresa possui um modelo de negócio próprio.
Deste modo, o atendimento deve ser personalizado tanto para sua empresa como voltado para as necessidades de cada cliente.
Principalmente no pós-venda é necessário analisar o perfil do consumidor, seu histórico de compras, suas interações mais recentes para poder oferecer um atendimento mais adequado e de qualidade.
- Não oferecer treinamento à sua equipe
Tanto no pré, como no pós-venda, o atendimento exige técnica e conhecimentos específicos, de modo que ter uma equipe despreparada pode te trazer incômodos que seriam facilmente evitados com o treinamento adequado.
Apenas um treinamento inicial não é suficiente, procure oferecer cursos e dinâmicas, com simulações controladas, para que sua equipe fique atualizada e capacitada.
- Não ouvir feedback de seus clientes
A principal pessoa capacitada para avaliar o atendimento é o cliente, por isso, procure incentivar que o cliente dê feedbacks, negativos e positivos, sobre a experiência, oportunizando que ele faça comentários, elogios e críticas construtivas.
- Não oferecer meios de atendimento diversificados
Uma empresa deve oferecer pelo menos 3 canais de atendimento, como telefone, e-mail e chat, entre outros. Atualmente aumenta-se a cultura digital-first, onde o usuário prefere utilizar meios digitais em preferência aos tradicionais.
Estar presente nas redes sociais, como Instagram e Facebook, é praticamente requisito obrigatório para empresas como uma questão de sobrevivência.
- Pós-venda e não monitorar a satisfação do cliente
Muitas empresas dispensam o pós-venda, não acompanhando a conclusão da experiência do consumidor, de modo que não sabem a satisfação do cliente. Existem diversas métricas que podem ser exploradas para saber o grau de satisfação do seu cliente.