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Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
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Gestão de equipe de alta performance: como fazer um time campeão?

A gestão de equipe de alta performance não parte do princípio de que os profissionais que a compõe devem ter as mesmas qualificações e especialidades, e sim complementarem uns aos outros.

Contudo, o seu ponto forte também é aquele que traz mais desafios ao gerenciamento. Afinal de contas, se os indivíduos são diferentes, precisam de incentivos e organização do trabalho distintos. E o que une e conduz tudo isso, é o gestor.

Você domina todos os elementos da gestão de equipe para que a sua seja considerada de alta performance? O que pode estar faltando em sua composição? A seguir explicamos como fazer do seu time um campeão comercial. Confira!

Onde a gestão de equipe de alta performance começa

Não importa se a empresa está montando sua primeira equipe ou gerenciando várias delas espalhadas territorialmente, é preciso organizar processos e identificar as características necessárias para cada uma das suas funções.

A base do sucesso de uma equipe de alta performance está na sua organização. Então, vejamos alguns elementos essenciais para sua estruturação:

Recrutamento e mapeamento das habilidades

O primeiro passo é a compreensão das habilidades necessárias para cada time ou projeto. Ter uma descrição detalhada das habilidades e conhecimentos necessários para cada cargo, auxilia tanto no recrutamento externo, como interno.

Assim, seja para repor o quadro de funcionários ou selecionar colaboradores de diferentes setores para conduzir um projeto, o mapeamento das habilidades de cada cargo, e especificamente de cada profissional, poderá ser utilizado para alcançar melhores performances.

Muitas vezes o gestor tem em seu setor talentos profissionais com diversas habilidades e conhecimentos adquiridos, mas não os utiliza por desconhecer as suas constantes atualizações curriculares.

Quando um colaborador desse perfil é negligenciado, além de não contribuir para o sucesso da empresa, também pode ser rapidamente assediado pela concorrência, o que pode trazer outros impactos negativos para o negócio.

Formação da dinâmica dos time de projetos

Uma vez que os times estão estabelecidos, suas diversidades de habilidades e personalidades os tornam únicos. Isso exige que a dinâmica de trabalho seja organizada e bem descrita.

O apoio de uma plataforma que gerencie os projetos é primordial, mas ela também precisa ser personalizável de acordo com as necessidades do setor e da empresa. Permitindo que o workflow seja acessado e editado por todos os envolvidos, além de oferecer automatização dos processos e documentação e métricas que acompanhem a evolução das tratativas.

Essa base permite que o gestor ofereça condições de trabalho que facilitem a eficiência nos resultados, e utilize os dados gerados para futuras estratégias comerciais e de posicionamento. A partir daí, o gestor pode então focar sua atenção aos aspectos motivacionais da equipe.

Como se mantêm os resultados da equipe

Setores bem sucedidos ou equipes de projetos com alta eficiência precisam ter conexão, ou seja, um clima organizacional que favoreça as interações profissionais e também dê incentivos coletivos que reforcem a necessidade de trabalharem juntos.

Construção da confiança

O clima organizacional pode favorecer a parceria e o apoio entre profissionais, mas sempre haverá a necessidade de monitoramento para que os egos e as personalidades conflitantes não influenciem os resultados.

Muitas vezes, por estas características, colaboradores de um mesmo time passam mais tempo competindo, negando suas fragilidades e retendo o conhecimento, do que trabalhando para o crescimento coletivo. O gestor deve atuar e criar estratégias que favoreçam a troca de conhecimento.

A gestão do conhecimento é uma das melhores práticas do mercado nesse sentido. Conteúdo instrucionais podem ser criados, compartilhados e avaliados conforme a popularidade de suas publicações, por exemplo. Dessa maneira, o autor será valorizado, reconhecido pelos colegas e  visto como uma autoridade interna.

Estratégias de coach e mentoria, onde um membro mais capacitado e experiente orienta outros, também auxilia no repasse do conhecimento. Assim, é possível acompanhar a evolução da qualificação da equipe por meio de métricas como knowledge gaps.

Metas coletivas

Com um ambiente que favorece o compartilhamento do conhecimento, é preciso oferecer incentivos para que essa troca flua naturalmente. A criação de metas coletivas é uma delas.

Uma equipe comercial pode ter seu plano de metas individuais para que cada profissional, no gerenciamento de sua carteira de clientes, consiga obter seus ganhos variáveis e tenha sua performance individual delimitada.

Mas associar metas coletivas e benefícios específicos a elas auxilia no entendimento da importância do trabalho em equipe. Assim, as habilidades distintas poderão se complementar com o máximo de eficiência do time.

Quais são as ferramentas ideais para sua gestão

Uma equipe de alta performance precisa de ferramentas que acompanhem seu potencial de vendas, isto é, que automatizem tarefas menos complexas, ofereçam insights comerciais valiosos e também facilite a comunicação entre os processos e indivíduos do time.

Plataforma de gestão de processos e atendimento

O atendimento é parte essencial para o negócio, por isso, sua performance está diretamente ligada ao desempenho do relacionamento com o cliente final.

Ainda que a equipe não tenha contato direto com o público-alvo, é para ele que ela atua. Por isso, um software para gestão do relacionamento que conecte todas as áreas e trate os contatos com o cliente historicamente através de um workflow, é primordial.

Isso permite a padronização de todo o processo e assegura a qualidade do atendimento ao cliente. Todos os membros do time dominam as etapas e podem se posicionar e contribuir para o sucesso a qualquer momento.

Comunicação e autonomia

Com processos bem definidos e alinhados em todos os setores do negócio, a comunicação é muito mais automatizada, excluindo burocracias que geram erros e atrasos na resolução da demanda.

O ambiente devidamente organizado e bem delimitado também permite que os times, e particularmente os profissionais, tenham autonomia para tomar decisões que podem influenciar no resultado positivamente.

Ou seja, ferramentas, gestores e os próprios profissionais dos times de alta performance devem sempre atuar em prol dos resultados e sintonia da equipe.

Entre todas as forças motores para o sucesso de uma empresa, a gestão de equipe de alta performance é aquela que dita a velocidade e eficiência do uso dos demais recursos disponíveis. As pessoas são os verdadeiros diferenciais de um negócio, tanto para oferecer qualidade nos serviços, como para executá-los em busca de melhores resultados.

Existem muitas soluções tecnológicas no mercado, diversas estratégias capazes de potencializar os resultados, mas somente com a sintonia entre a equipe e recursos, é possível conquistar os objetivos do negócio.

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