Má Comunicação Interna? Como pode afetar o rendimento da equipe
As empresas estão investindo cada vez mais em estratégias para se comunicar com seus clientes. E isso é realmente essencial! Porém, será que esse mesmo cuidado tem sido tomado em relação à comunicação interna? As falhas nesse fluxo de comunicação entre os membros da equipe podem afetar negativamente o rendimento dela. Saiba como isso acontece.
Má comunicação interna x rendimento da equipe
Entende-se por comunicação interna tudo aquilo que viabiliza o compartilhamento de informações entre os membros de uma equipe, independentemente dos níveis hierárquicos. Ela acontece tanto no fluxo vertical, ou seja, entre superiores e subordinados, quanto horizontal, entre profissionais que estão no mesmo nível de hierarquia.
Dependendo do tamanho e das características da equipe, a empresa implementa ferramentas e mecanismos de comunicação interna que sejam eficientes. Porém, quando não existe essa preocupação, o rendimento do time é comprometido de diversas formas:
Falta de alinhamento nos processos internos
A eficiência das atividades desempenhadas por uma empresa depende de processos bem estruturados e que sejam seguidos por todos os colaboradores. Porém, isso só acontece quando existe uma comunicação interna eficaz.
Primeiro, porque o estabelecimento desses processos normalmente é feito pelos líderes, que precisam repassá-lo aos seus liderados, explicando de forma transparente como o trabalho deve funcionar.
Segundo, porque uma vez que novos processos estão instituídos, eles normalmente dependem do trabalho de diferentes colaboradores e setores para acontecerem. Logo, também precisa haver uma sinergia entre eles, já que as atividades vão sendo desenvolvidas dentro de um fluxo de interdependência.
E aqui, existe outra questão fundamental que também costuma ser negligenciada: quando entram novos colaboradores para compor a equipe, eles são devidamente inteirados sobre esses processos já estabelecidos? Passam pelo treinamento adequado? Quando começam a realmente “colocar a mão na massa”, já dominam todos esses fluxos internos?
Sabe aquela empresa em que os processos estão sempre “redondos”? Pode acreditar: ela investe em uma comunicação interna eficaz!
Delay no fluxo de informações
Agilidade é uma palavra de ordem para a performance empresarial nos dias de hoje, não importa qual seja o segmento! Nesse sentido, outro prejuízo da má comunicação interna é o delay no repasse das informações de um setor para outro ou mesmo de um colaborador para outro.
Para ilustrar, tomemos um exemplo bem básico: a empresa lança um novo produto, um serviço ou qualquer tipo de atualização. Isso já está disponível para os consumidores, logo, eles vão começar a ter dúvidas a respeito. Porém, o time de atendimento não recebeu as informações sobre isso. Logo, quando os clientes abrirem chamado pelos canais de atendimento, os atendentes não saberão como orientá-los.
Esse é um exemplo de como a má comunicação interna pode romper as barreiras e atingir o público externo, causando desgaste na imagem da marca. Dependendo da situação, um problema como esse pode, inclusive, levar à perda de clientes.
Ruídos de comunicação
Poucas coisas são mais prejudiciais para um trabalho bem executado em equipe do que os ruídos de comunicação. É aquela famosa situação em que alguém “ouviu falar” que vai ocorrer uma mudança na empresa e começa a comentar a respeito. Ou então, que o empreendimento está com problemas financeiros e vai precisar demitir colaboradores. Tudo isso sem que haja um posicionamento oficial da empresa.
Esse é o tipo de ruído que tira o foco do trabalho a ser executado, fomenta a falta de transparência na comunicação interna e ainda gera um sentimento negativo em relação à empresa e aos gestores. Os colaboradores ficam com a sensação de que algo está acontecendo e eles não estão sendo informados, o que denota até uma certa falta de respeito.
Prolongamento de falhas em processos e ferramentas de trabalho
Outro cenário bastante comum em empresas que apresentam má comunicação interna é a falta de direcionamento para os colaboradores que observam falhas em processos e ferramentas.
É bastante comum que, no decorrer do trabalho, alguém perceba que um determinado fluxo não faça sentido e esteja gerando retrabalho. Ou até que alguma plataforma que a empresa utiliza esteja apresentando problemas nas funcionalidades.
Se esse colaborador não souber exatamente a quem deve se reportar nesse tipo de situação e como relatar o erro identificado, ele vai demorar muito mais para ser corrigido. Por consequência, a produtividade de toda a equipe pode ser comprometida por algo que já poderia ter sido consertado.
Insatisfação do colaborador
Uma comunicação interna ineficaz é um dos principais fatores que causam e potencializam a insatisfação do colaborador.
Ele se sente desvalorizado ao não receber as informações necessárias para executar o seu trabalho, desrespeitado ao não tomar conhecimento oficialmente de mudanças que estejam acontecendo na empresa, desmotivado ao ter retrabalho causado por essas falhas.
E você certamente já sabe que um colaborador insatisfeito vai ter um rendimento mais baixo, isso é natural! Seu engajamento com a empresa diminui e ele perde qualquer interesse em “vestir a camisa” e se apropriar das metas e objetivos apresentados pelos gestores.
Como melhorar a comunicação interna?
Se você percebe que a comunicação interna da sua empresa está apresentando falhas, algumas medidas podem reverter esse cenário:
Estabeleça canais oficiais de comunicação
Pode ser o e-mail, intranet ou até o tradicional memorando. O mais importante é que existam canais oficiais, de modo que o colaborador saiba que pode confiar nas informações que são compartilhadas por essas plataformas.
Priorize a transparência
Não basta ter canais, é preciso que a transparência faça parte da cultura organizacional da empresa. Que os gestores adotem a postura de dialogar com as equipes de forma objetiva e sem dar margem para a criação de “teorias” sobre o que quer que seja.
Mantenha um cronograma de reuniões
As reuniões de equipe são importantes para que todos possam se inteirar do que está acontecendo, bem como compartilhar opiniões e feedbacks sobre os processos instituídos.
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