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Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
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Má Comunicação Interna? Como pode afetar o rendimento da equipe

As empresas estão investindo cada vez mais em estratégias para se comunicar com seus clientes. E isso é realmente essencial! Porém, será que esse mesmo cuidado tem sido tomado em relação à comunicação interna? As falhas nesse fluxo de comunicação entre os membros da equipe podem afetar negativamente o rendimento dela. Saiba como isso acontece.

Má comunicação interna x rendimento da equipe

Entende-se por comunicação interna tudo aquilo que viabiliza o compartilhamento de informações entre os membros de uma equipe, independentemente dos níveis hierárquicos. Ela acontece tanto no fluxo vertical, ou seja, entre superiores e subordinados, quanto horizontal, entre profissionais que estão no mesmo nível de hierarquia.

Dependendo do tamanho e das características da equipe, a empresa implementa ferramentas e mecanismos de comunicação interna que sejam eficientes. Porém, quando não existe essa preocupação, o rendimento do time é comprometido de diversas formas:

Falta de alinhamento nos processos internos

A eficiência das atividades desempenhadas por uma empresa depende de processos bem estruturados e que sejam seguidos por todos os colaboradores. Porém, isso só acontece quando existe uma comunicação interna eficaz.

Primeiro, porque o estabelecimento desses processos normalmente é feito pelos líderes, que precisam repassá-lo aos seus liderados, explicando de forma transparente como o trabalho deve funcionar.

Segundo, porque uma vez que novos processos estão instituídos, eles normalmente dependem do trabalho de diferentes colaboradores e setores para acontecerem. Logo, também precisa haver uma sinergia entre eles, já que as atividades vão sendo desenvolvidas dentro de um fluxo de interdependência.

E aqui, existe outra questão fundamental que também costuma ser negligenciada: quando entram novos colaboradores para compor a equipe, eles são devidamente inteirados sobre esses processos já estabelecidos? Passam pelo treinamento adequado? Quando começam a realmente “colocar a mão na massa”, já dominam todos esses fluxos internos?

Sabe aquela empresa em que os processos estão sempre “redondos”? Pode acreditar: ela investe em uma comunicação interna eficaz!

Delay no fluxo de informações

Agilidade é uma palavra de ordem para a performance empresarial nos dias de hoje, não importa qual seja o segmento! Nesse sentido, outro prejuízo da má comunicação interna é o delay no repasse das informações de um setor para outro ou mesmo de um colaborador para outro.

Para ilustrar, tomemos um exemplo bem básico: a empresa lança um novo produto, um serviço ou qualquer tipo de atualização. Isso já está disponível para os consumidores, logo, eles vão começar a ter dúvidas a respeito. Porém, o time de atendimento não recebeu as informações sobre isso. Logo, quando os clientes abrirem chamado pelos canais de atendimento, os atendentes não saberão como orientá-los.

Esse é um exemplo de como a má comunicação interna pode romper as barreiras e atingir o público externo, causando desgaste na imagem da marca. Dependendo da situação, um problema como esse pode, inclusive, levar à perda de clientes.

Ruídos de comunicação

Poucas coisas são mais prejudiciais para um trabalho bem executado em equipe do que os ruídos de comunicação. É aquela famosa situação em que alguém “ouviu falar” que vai ocorrer uma mudança na empresa e começa a comentar a respeito. Ou então, que o empreendimento está com problemas financeiros e vai precisar demitir colaboradores. Tudo isso sem que haja um posicionamento oficial da empresa.

Esse é o tipo de ruído que tira o foco do trabalho a ser executado, fomenta a falta de transparência na comunicação interna e ainda gera um sentimento negativo em relação à empresa e aos gestores. Os colaboradores ficam com a sensação de que algo está acontecendo e eles não estão sendo informados, o que denota até uma certa falta de respeito.

Prolongamento de falhas em processos e ferramentas de trabalho

Outro cenário bastante comum em empresas que apresentam má comunicação interna é a falta de direcionamento para os colaboradores que observam falhas em processos e ferramentas.

É bastante comum que, no decorrer do trabalho, alguém perceba que um determinado fluxo não faça sentido e esteja gerando retrabalho. Ou até que alguma plataforma que a empresa utiliza esteja apresentando problemas nas funcionalidades.

Se esse colaborador não souber exatamente a quem deve se reportar nesse tipo de situação e como relatar o erro identificado, ele vai demorar muito mais para ser corrigido. Por consequência, a produtividade de toda a equipe pode ser comprometida por algo que já poderia ter sido consertado.

Insatisfação do colaborador

Uma comunicação interna ineficaz é um dos principais fatores que causam e potencializam a insatisfação do colaborador.

Ele se sente desvalorizado ao não receber as informações necessárias para executar o seu trabalho, desrespeitado ao não tomar conhecimento oficialmente de mudanças que estejam acontecendo na empresa, desmotivado ao ter retrabalho causado por essas falhas.

E você certamente já sabe que um colaborador insatisfeito vai ter um rendimento mais baixo, isso é natural! Seu engajamento com a empresa diminui e ele perde qualquer interesse em “vestir a camisa” e se apropriar das metas e objetivos apresentados pelos gestores.

Como melhorar a comunicação interna?

Se você percebe que a comunicação interna da sua empresa está apresentando falhas, algumas medidas podem reverter esse cenário:

Estabeleça canais oficiais de comunicação

Pode ser o e-mail, intranet ou até o tradicional memorando. O mais importante é que existam canais oficiais, de modo que o colaborador saiba que pode confiar nas informações que são compartilhadas por essas plataformas.

Priorize a transparência

Não basta ter canais, é preciso que a transparência faça parte da cultura organizacional da empresa. Que os gestores adotem a postura de dialogar com as equipes de forma objetiva e sem dar margem para a criação de “teorias” sobre o que quer que seja.

Mantenha um cronograma de reuniões

As reuniões de equipe são importantes para que todos possam se inteirar do que está acontecendo, bem como compartilhar opiniões e feedbacks sobre os processos instituídos.

Dica bônus: conte com a Qualitor para melhorar a sua comunicação interna! Além de melhorar o atendimento ao cliente, nossa plataforma de integração de serviços permite uma visualização mais completa dos fluxos de trabalho. Além de automatizar funções operacionais e, assim, permitir que todos se dediquem mais a construir uma cultura mais colaborativa e assertiva!

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