Mapa de empatia: o que é e como fazer
Entender como funciona a mente do seu cliente é um grande desafio e pode ser uma das tarefas mais complicadas que envolvem o marketing de uma empresa.
Não adianta criar uma campanha com diversas estratégias de marketing nas redes sociais, por exemplo, se você não sabe de fato como será a aderência dos seus seguidores, confiando apenas na intuição.
Para que esses tipos de campanhas estratégicas tenham sucesso, é importante que o mapa de empatia seja criado. Por meio dele, podemos nos colocar no lugar do cliente para entender como ele pensa, o que ele faz na sua rotina, o que ele mais gosta e como ele interage com outras pessoas.
Hoje trouxemos mais informações para que você entenda o funcionamento do mapa de empatia e como fazer um para a sua empresa. Confira a seguir:
O que é mapa de empatia?
O mapa de empatia é uma ferramenta muito utilizada no meio do marketing que conta com princípios simples, onde sua principal função é desenhar o perfil do cliente que seria caracterizado como o ideal para a sua marca.
O objetivo é se colocar no lugar do cliente para entender quais são as necessidades reais que ele tem, quais os problemas apresentados e como a sua empresa pode ser a solução para eles.
Através do mapa de empatia, a empresa consegue conhecer os pensamentos, sentimentos e as dores dos seus possíveis clientes. Assim, compreendendo o que eles necessitam, acaba ficando mais fácil oferecer os serviços e produtos da empresa.
É uma ferramenta fácil de ser preenchida e não leva muito tempo, além de também ser simples de interpretar. Para desenvolvê-lo, basta fazer algumas perguntas para construir o perfil do consumidor ideal.
Como fazer um mapa de empatia?
Agora que você entendeu melhor o que é o mapa de empatia, vamos explicar um pouco mais sobre como ele pode ser aplicado na prática.
Antes mesmo de criar o mapa de empatia, é interessante estudar sobre o comportamento dos seus consumidores ideais e a partir disso criar uma persona. Esse personagem fictício vai te ajudar a representar um grupo com comportamentos e qualidades parecidas.
Criando uma persona você consegue entender quem são os seus clientes, se eles gostam do que a sua empresa publica e se já seguem a sua marca. A partir dessas informações, é possível criar um mapa de empatia. Entenda a seguir:
O que vê?
Nesse primeiro ponto é possível identificar os estímulos visuais que o seu cliente recebe. Para isso, você pode responder algumas perguntas como quais são os seus amigos e o que é comum dentro da sua rotina.
O que ouve?
Nesse quadrante você consegue pensar na influência que a sua persona recebe através dos meios de comunicação e também do que ouve entre as conversas com outras pessoas do meio em que vive.
O que sente e pensa?
Aqui você identifica como a persona é impactada através dos serviços ou produtos que sua empresa oferece, entendendo suas preocupações e sonhos, por exemplo.
O que faz e fala?
Nesse quadrante do mapa de empatia é possível identificar quais são os hobbies do consumidor, o que ele fala, como age e como é o seu comportamento.
Quais suas dores e necessidades?
Aqui você identifica quais são as necessidades do seu consumidor a partir das dores e obstáculos que precisa superar para conseguir consumir o seu produto ou serviço.
Coloque o mapa de empatia em prática na sua empresa e veja os benefícios dessa ferramenta no seu dia a dia! Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do site!