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Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
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Mentalidade Data Driven no CSC

Não é de hoje que os dados têm sido considerados um dos ativos mais valiosos dentro dos negócios, tudo graças aos avanços tecnológicos na manipulação dessas informações, associadas a outras ferramentas que colaboram para uma gestão empresarial mais apurada, como os CSCs, por exemplo.

O que observamos é a real necessidade não só compreender o que significam os diferentes termos, como a mentalidade data-driven, mas também saber aplicá-los na prática, para que sejam realmente úteis na criação de planejamentos e estratégias ou nas tomadas de decisão.

Para além de conceitos, com o crescente número de ferramentas e funções disponíveis nos sistemas, também é essencial saber aproveitar todo o potencial que elas oferecem, não só fazer o básico e acreditar que seja o suficiente.

Entenda abaixo como a mentalidade data-driven associada aos CSCs pode ajudar empresas a alcançarem um patamar de resultados ainda melhor quando se aproveita os dados de forma completa.

O que é um Centro de Serviços Compartilhados (CSC)?

Antes de tudo, é importante conhecer o que são CSCs, ou Centros de Serviços Compartilhados. Eles funcionam como uma ferramenta tecnológica que permite a integração de diferentes áreas de um negócio de maneira que a criação de estratégias e tomadas de decisão sejam feitas com conhecimento aprofundado do negócio.

Isso é feito através de uma comunicação mais clara e sem ruídos, principalmente considerando o compartilhamento de dados e resultados de todos os departamentos, enxergando melhor como se interrelacionam.

Como tudo está interligado dentro da empresa, o CSC facilita a compreensão de como aprimorar sua operação, gerar mais valor, melhorar o clima organizacional, controlar custos e até ter uma visão mais clara de como atender as necessidades e expectativas de seus consumidores.

Essa coordenação de informações e estratégias beneficia os negócios de forma muito ampla, garantindo mais satisfação dos clientes e permitindo que você aumente seu nível de competitividade, como comentamos em outro artigo aqui do blog.

A mentalidade data-driven aliada ao CSC

A mentalidade data-driven consiste na percepção de ter estratégias e ações sempre guiadas pelos insights obtidos através dos dados coletados no negócio.

Com o constante crescimento da relevância que a ciência de dados tem dentro das empresas, a mentalidade data-driven deixa a ser um diferencial e se faz cada vez mais necessária com parte do básico, não só de gestores, mas de todos colaboradores que precisam tomar decisões inteligentes sobre suas tarefas cotidianas.

Somente tendo essa visão sobre dados é possível prever cenários e obter resultados vantajosos em meio aos crescentes desafios do mercado, tanto na gestão financeira cada vez mais desafiadora, quanto para acompanhar as mudanças nas formas de consumo.

E esse uso de análise de dados já é aplicado em um número crescente de empresas no Brasil, chegando a 60% delas, conforme mostra uma pesquisa realizada pela MicroStrategy junto a consultoria Hall & Partner.

Tomar decisões levando em conta achismos, dados antigos ou previsões ultrapassadas não é mais uma possibilidade diante de um momento onde existem dados que podem orientar as empresas de forma muito mais segura em todos os níveis do negócio.

Nesse contexto, com o uso dos CSCs que centralizam informações sobre o funcionando e performance do negócio, se permite um cenário perfeito para o uso de dados nas tomadas de decisão.

Para além do uso como forma de operacionalizar processos internos e seus serviços, os CSCs geram grandes quantidades de dados que quando estruturados e analisados, funcionam como uma fonte rica para criar estratégias e tomar decisões mais próximas das necessidades empresariais.

Sendo assim, o correto é associar a mentalidade data-driven ao uso estratégico dos Centros de Serviços Compartilhados. E quando falamos nisso, não somente para decisões sobre vendas ou produção, mas como um poderoso aliado para resolver problemas internos de forma mais intuitiva, seja relacionado a questões contábeis ou uso de recursos em diferentes áreas.

Como aplicar a mentalidade data-driven aos CSCs eficazmente?

Existem algumas questões que contribuem para essa associação de maneira mais eficaz entre a mentalidade data-driven com o uso dos CSCs, gerando resultados reais.

Abaixo citamos pontos que devem ser considerados no processo:

O peso da cultura organizacional data-driven

O processo de implementar uma cultura organizacional focada na mentalidade data-driven é essencial para que os CSCs sejam utilizados de forma otimizada.

A McKinsey já prevê que a maioria das tarefas empresariais deve ser tomada baseadas em dados até 2025. Essa é uma forma de garantir mais valor para os negócios através de seu uso contínuo, e não esporádico, como a maioria das organizações faz.

Para que isso seja possível, é preciso reforçar essa mentalidade e implementar mudanças na cultura do negócio e, inclusive, nas tecnologias usadas, modernizando os sistemas para ser possível associar um CSC com análises de dados inteligentes.

Ainda assim, modernizar a cultura e a estrutura digital sem ter objetivos claros e definidos não funciona. A empresa em si e suas equipes devem compreender as reais necessidades do negócio. Por isso uma análise das áreas e quais seus pontos falhos e que precisam de aprimoramento é tão importante.

Tendo essa percepção mais completa do uso e de onde usar é o que fará os profissionais assimilarem essa cultura organizacional de maneira que os desafios sejam minimizados e orientados para a inovação. A flexibilidade e a resiliência são características importantes em um meio onde a análise de dados associada ao uso do CSC está presente.

A importância das pessoas nesse processo

qualificação das pessoas é igualmente relevante, para além da disposição de usar os instrumentos de análise oferecidos. Assim, é possível traduzir os problemas e questões do negócio para realizar ações que estejam de acordo com o que é identificado.

Isso pode ser feito pela contratação de pessoas capacitadas, ou pelo treinamento de sua equipe, o que acaba sendo um meio menos custoso.

As pessoas na organização também são ativos valiosos dentro das organizações e devem ser enxergadas como tal para que a aplicação das estratégias da mentalidade de data-driven e dos CSCs realmente seja eficiente.

Para facilitar todo esse processo, é válido conhecer a Qualitor, uma empresa que oferece uma plataforma completa para gerenciar processos dentro de empresas, assim como realizar atendimento ao cliente e outros serviços que garantem um fluxo de trabalho mais assertivo e com melhores resultados.

Converse com um consultor da Qualitor e encontre a solução personalizada ideal para as necessidades de seu negócio!