Monitoramento, antecipação e resolução ágil de desafios: vem com o Qualitor!
Entender e atender o cliente interno e externo com disponibilidade, agilidade e o máximo de personalização possível, oferecer integração entre canais, usar os dados estrategicamente para tornar o atendimento ainda mais eficaz e fazer tudo isso com interfaces interativas e amigáveis.
Estas são algumas das principais tendências de 2024 no quesito atendimento e comportamento do cliente, segundo organizações como Gartner, IDC e F&S. E na esteira da inovação e alinhamento constante às mais recentes tendências globais, o Qualitor acompanha os movimentos com funcionalidades que trarão ainda mais eficiência aos processos entre empresas e seus colaboradores e consumidores.
Dentre elas, estão os Alertas de Atendimento, novo recurso que chega com a versão 8.24 do Qualitor e, conforme explica nosso gestor de Negócios, Christian Oliveira, ajuda as organizações atuais a enfrentarem desafios como os diferentes tipos de solicitações diárias, com critérios e classificações distintos, que se somam a variados perfis de solicitantes.
“O resultado destas situações é um desafio proporcionalmente crescente para monitorar o desempenho e o atendimento a diferentes critérios de satisfação, ou de prevenção de insatisfação. Quanto a isso, nosso novo recurso de Alertas de Atendimento soluciona o problema ao permitir a configuração de cenários de monitoramento para a emissão de alertas de acordo com pesquisas de informações automatizadas, proporcionando insights sobre situações nem sempre percebidas em listagens, relatórios tradicionais ou buscas manuais”, detalha Christian.
Estas informações, segundo ele, podem envolver diversos tipos de atendimento, com regras distintas e variados solicitantes. Além disso, os alertas podem servir para apontar tendências de anomalias, dando aos gestores dados preditivos para definir ações proativas que evitem os problemas antes mesmo que estes apareçam.
A título de exemplo, imaginemos uma empresa desenvolvedora de software que oferece suporte técnico aos usuários de seu produto, além de ter controle de atendimento do processo de desenvolvimento, incluindo correções e customizações sempre que necessário.
Em estruturas como essa, geralmente os processos são segmentados, com o atendimento de suporte de primeira linha e níveis avançados separados do desenvolvimento que realiza as correções, por exemplo.
“Com isso, muitas vezes os indicadores de processos individuais aparentam estar adequados, o que pode não ser percebido pelo cliente. Um caso exemplar seria os indicadores de tempo de resposta aos chamados de suporte estarem dentro do nível acordado, mas a quantidade de falhas de produto relatadas e não solucionadas ser alta”, explica Christian.
Outro cenário poderia se enquadrar em um Centro de Serviços Compartilhados, que atenda às áreas de negócio de uma empresa e, em dado momento, um setor tomador de serviços terá vários reembolsos de despesas processados adequadamente, mas sem retorno satisfatório em processamento de notas fiscais.
Neste caso, se avaliados os indicadores do processo de reembolso, poderá haver a falsa impressão de que os tomadores dos serviços estão satisfeitos, o que pode não ser o caso devido à questão das NFs.
Outro exemplo de tendência que pode ser detectada pelos alertas do Qualitor é o tempo excessivo gasto em alguma etapa de um processo, pois, mesmo que o tempo total não esteja acima do esperado, isso poderia indicar uma degradação e despertar nos gestores o insight de solucionar o possível problema antes que ele aconteça.
“Esses alertas, que chegam com o Qualitor 8.24 e o QServer, são ferramentas que tornarão o atendimento das empresas muito mais eficiente. A capacidade ampliada de monitoramento e, consequentemente, de antecipação de eventuais situações problemáticas vai auxiliar na melhoria dos serviços prestados e no ganho de agilidade às respostas de solicitações, criando um ambiente ainda mais ágil, produtivo e integrado nas empresas de todos os setores”, finaliza Christian.
Você sabia?
Sabia que, em 2024, os chatbots vão liderar o atendimento ao cliente, representando 85% das interações? É o que diz uma pesquisa da Forrester, que também indica que a personalização ganhará destaque, com 72% dos consumidores preferindo marcas que oferecem experiências adaptadas às suas necessidades.
Já a realidade aumentada impulsionará as vendas online, com um aumento de 120% na taxa de conversão, de acordo com o Gartner, e a inteligência artificial será cada vez mais utilizada para prever as necessidades do cliente, com um crescimento de 150% na implementação de sistemas de IA em empresas de diversos setores, conforme levantamento da IDC.
Repelentes naturais
Essenciais nos períodos de calor mais intenso e indispensável para quem não deseja ou não pode utilizar produtos químicos, os repelentes caseiros e naturais são tão eficientes quanto os sintéticos na proteção contra os mosquitos. A seguir, confira os ingredientes para você mesmo fazer o seu repelente natural em casa:
Óleo de eucalipto-limão: Extraído das folhas da árvore Eucalyptus citriodora, este óleo tem propriedades repelentes de insetos, e pode ser aplicado topicamente ou diluído em água para fazer um spray repelente.
Vinagre de maçã: O vinagre de maçã pode ser eficaz como um repelente de insetos, especialmente para moscas e mosquitos. Misture uma parte de vinagre de maçã com uma parte de água em um borrifador e aplique nas áreas onde os insetos costumam se reunir.
Hortelã-pimenta: Para um spray repelente de hortelã-pimenta, misture 10-15 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta com 30 ml de água (e opcionalmente 1 colher de chá de hamamélis para ajudar a fixar o óleo) em um frasco de spray.
Como usar a Gamificação na sua empresa
Todas as empresas buscam maximizar valor com menos gastos, procurando formas como automação, ferramentas novas, treinamentos e, especialmente, aumento da produtividade das equipes, porém sem levar em consideração que também é possível alinhar a eficácia no trabalho com atividades lúdicas e estimulantes, tudo através da técnica Gamification, que envolve criar uma perspectiva de videogame no ambiente de trabalho.
A seguir, confira algumas estratégias de Gamification que podem melhorar muito o seu negócio e ao mesmo tempo trazer mais engajamento e diversificação ao seu negócio:
1- Antes de criar o jogo, identifique as motivações individuais da equipe para garantir que ele seja bem recebido.
2- Utilize referências populares da cultura pop, como Star Wars, Game of Thrones ou outros temas e franquias que sua equipe de trabalho possa gostar de incorporar ao negócio.
3- Envolver a equipe na criação do jogo é essencial para garantir interesse e engajamento, incentivando-os a participar e progredir.
4- Os participantes do jogo devem estar cientes de que estão contribuindo para os objetivos estratégicos da empresa ao seguir as regras estabelecidas.5- A criação de uma sensação de progressão no jogo é essencial para manter o engajamento dos participantes e alcançar os objetivos estratégicos da empresa, mantendo-os motivados a longo prazo.
Dica de filme - Bob Marley – One Love
“Bob Marley – One Love” é um filme biografia se concentra em três anos da vida do músico Bob Marley nos anos 70, em um período de polarização na política jamaicana marcada pela guerra civil, mas que rendeu inspiração para diversos sucessos do cantor mundialmente renomado que sofreu ameaças de morte em seu próprio país, além de dificuldades financeiras e exílio.
Produzido pela família do músico, o filme mostra importância de Bob Marley no cenário musical e, principalmente na política no líder pacificador da Jamaica, com suas músicas funcionando como gritos de protestos em busca da união das raças e antirracismo e também como hinos de superação e resiliência, mostrando tudo o que se passava na cabeça do símbolo do reggae.
Como fica o tempo nos próximos dias?
O fim de semana é repleto de chuva, com sol e nuvens apenas durante tarde e manhã de domingo. A temperatura se mantém entre 19 e 24 graus.
Fonte: Climatempo