O que fazer para que o trabalho remoto se torne eficaz?
O trabalho remoto não é nenhuma novidade no mundo empresarial. Para muitos trabalhadores, a opção por esse modelo de trabalho foi quase que obrigatória por conta da pandemia do novo coronavírus, mesmo com algumas concepções pré-estabelecidas de que esse poderia ser um modelo não muito produtivo.
Entretanto, o preconceito caiu por terra assim que os colaboradores perceberam que, trabalhando de casa, era mais fácil conciliar vida pessoal e a profissional, principalmente por trabalhar com mais conforto e menos preocupações com deslocamentos. Com os ajustes necessários, a produtividade pode, inclusive, aumentar.
Mas quais atitudes devem ser tomadas para tornar o trabalho remoto mais eficaz?
O trabalho remoto e suas características
O trabalho remoto também é conhecido como teletrabalho e não se confunde com o home office. No teletrabalho, a atividade é realizada à distância, mediante facilitação por tecnologia e meios de comunicação em geral.
Isso não significa dizer que no teletrabalho o colaborador precisa estar em seu ambiente domiciliar, pelo contrário, essa é uma característica do “home office”. Apesar de diferentes, o trabalho remoto e o escritório em casa se complementam.
Através da Medida Provisória nº 1.108/2022 o teletrabalho passou a ser regulamentado, trazendo assim mais garantias ao trabalhador, como a necessidade de vir previsto no contrato de trabalho. Mas apenas a existência de legislações não torna o trabalho remoto mais eficaz.
Apesar das vantagens do trabalho remoto, as empresas devem estar atentas à alguns processos e pontos de melhoria que podem tornar o trabalho à distância ainda melhor.
O que fazer para tornar o trabalho remoto mais eficaz?
Invista em comunicação assíncrona
No trabalho remoto, o trabalho flui melhor sem a necessidade de estar constantemente disponível nos aplicativos e servidores utilizados para comunicação. Apostar em mensagens mais longas, com o conteúdo completo sobre demandas, prazos e alterações, torna o trabalho mais fluido e com menos tempo gasto de maneira desnecessária.
Invista em equipamentos adequados
O trabalho remoto requer conforto e equipamento eletrônico de qualidade. Computadores que rodem sem dificuldades os aplicativos necessários e Wi-fi com boa velocidade fazem a diferença para o colaborador ter um trabalho de qualidade, e pelas novas regras, é dever do empregador fornecer equipamento para que o funcionário exerça as atividades remotamente.
Gestão de equipe
A gestão remota de uma equipe exige maturidade, tanto do time quanto do gestor, que não deve se intimidar diante da distância física entre ele e seus colaboradores. Ter um bom planejamento de trabalho, comunicação assíncrona de qualidade e a descentralização da tomada de decisões torna a gestão de uma equipe remota mais fluida e adequada ao modelo de trabalho proposto.
Quem não se adapta, não cresce
O trabalho remoto é mais que uma novidade, é uma realidade à qual gestores e colaboradores precisam se adaptar. A renovação faz parte de todos os processos da vida e não seria diferente com uma empresa.
O trabalho remoto vem para derrubar barreiras geográficas e aumentar as chances de empresas crescerem com o auxílio de colaboradores que realmente desejam entregar o seu melhor, independente do lugar.
Para saber mais sobre organização e processos, conte com a Qualitor e fale com um de nossos especialistas.