Potencialize seus scripts de atendimento com omnichannel
Dentre as abordagens de atendimento ao cliente, o omnichannel é uma que pode trazer os melhores resultados. Diferente do cross-channel e do multichannel, ele visa a trazer uma experiência de compra com mais agilidade e menos burocracia.
Adotar tal solução é fundamental para que o negócio se destaque entre a concorrência. Além disso, a tendência é que, cada vez mais, as empresas invistam em tecnologias que tenham como objetivos o foco no cliente, com base nos seus hábitos e padrões de consumo.
Quer saber como funciona o omnichannel e quais são os seus benefícios? Continue a leitura e fique por dentro do tema!
O que é atendimento omnichannel?
O atendimento omnichannel é baseado na integração entre os canais de contato com os clientes, de modo a promover uma experiência agradável e sem entraves burocráticos. O consumidor da atualidade está não só em busca de um produto com alto valor agregado. Ele deseja sanar dúvidas e relacionar-se com uma marca, por meio, por exemplo, do seu site institucional e das redes sociais.
Como funciona o atendimento omnichannel?
Para entender o funcionamento do omnichannel, considere o seguinte exemplo. Suponha que você viu um tênis em um anúncio de rede social. Posteriormente, conversou com o chatbot da empresa, que o redirecionou para a página de compra, sendo que você decidiu ir buscar o produto na loja física.
Todas essas etapas foram capturadas pelo software responsável pelo omnichannel. Dessa forma, quando você chegar à loja física e receber o produto, o atendente já terá ali todas as informações, desde o primeiro contato na rede social, passando pela interação com o chatbot até a ida à loja virtual da empresa. Todo o processo, portanto, passa a ser mais rápido, o que contribui para o cliente avaliar bem o negócio na Internet.
Quais são as vantagens do atendimento omnichannel?
Agora que você entendeu o que é e como funciona o omnichannel, veja, a seguir, as principais vantagens dessa estratégia!
Personalização
Como foi visto, o omnichannel registra o histórico de passos de um cliente até efetuar uma compra. Isso fará toda a diferença depois, quando o consumidor realizar novas compras. A tendência é que o atendimento se torne mais personalizado, visto que o sistema já tem ali informações sobre preferências daquele comprador.
Agilidade
A integração entre os canais de atendimento faz a comunicação mais fluída entre setores, como atendimento e venda de uma empresa. Além disso, procedimentos burocráticos e engessados são eliminados, uma vez que o omnichannel permite não só a integração, como também a centralização das informações e o histórico do consumidor em uma única tela.
Aumento das vendas
Quando os clientes se deparam com o atendimento omnichannel, não só eles ficam incentivados a comprar mais, como também passam a recomendar a marca para outras pessoas. Com o alcance expandido, as receitas do negócio passam a ser recorrentes e com maior previsibilidade.
O omnichannel gera diversas melhorias no atendimento ao cliente. Por isso, investir constantemente em estratégias nesse sentido é fundamental. O mercado online é altamente competitivo, o que força as empresas a investirem em tecnologias capazes de reduzir barreiras de comunicação entre a marca e o cliente. Ter um atendimento diferenciado é a chave para a conquista e fidelização dos consumidores.
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