Principais erros de atendimento ao Cliente
O atendimento é uma das principais formas de construir relacionamentos e fidelizar clientes em um mercado cada vez mais exigente. Minimizar erros nesse processo é fundamental para garantir um negócio competitivo entre a concorrência, fazer mais vendas e deixar os consumidores satisfeitos.
Hoje já observamos que uma experiência de compra tem tanta importância quanto a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. O atendimento ao cliente faz parte desse processo e deve ser tratado com atenção!
Para melhorar seu relacionamento e garantir consumidores mais satisfeitos, listamos os principais erros de atendimento ao cliente que você deve evitar, confira!
Errar nos canais de comunicação e atendimento
Hoje em dia, atender os clientes vai muito além de disponibilizar um telefone ou e-mail para eles possam entrar em contato. Os canais de comunicação devem fazer sentido conforme o perfil de seu cliente e os meios que normalmente ele já utiliza.
Para criar uma estratégia de atendimento mais funcional, analise o perfil de seu público e entenda quais os melhores canais de comunicação para realizar atendimentos, seja antes ou após realizar as vendas.
Hoje em dia, os canais podem ser mais informais como mensageiros estilo WhatsApp ou Telegram e até mesmo através das redes sociais.
Não realizar um bom atendimento nos canais disponíveis
Não adianta ter canais de atendimento e oferecer processos burocráticos, complexos ou ainda não responder os clientes rapidamente. Garanta processos otimizados e ágeis, independente dos canais que sua empresa oferece. O planejamento e um script de atendimento serão úteis nessa questão.
Defina muito bem em seus processos internos o que cada canal é capaz de resolver e divulgue essas informações de forma clara aos clientes. Isso encurta um caminho que pode deixar o cliente insatisfeito e nervoso. Evite ao máximo encaminhar os clientes de um canal para outro, isso mostra falta de preparo e incompetência em resolver problemas.
Esquecer que o pós-venda também é atendimento
Muitos negócios possuem uma visão incorreta do que é atendimento, acreditando que o foco deve ser dado nos primeiros contatos do cliente, durante o processo de venda ou para tirar dúvidas.
Porém, garantir um bom atendimento no pós-venda faz toda a diferença para fidelizar clientes e construir relações duradouras. Isso mostra mais cuidado com eles para além de só ter intenção de vender. Oferecer um suporte completo após a compra é essencial.
Não ter equipes treinadas e preparadas
O treinamento e preparação de seu time de atendimento deve ser levado a sério, já que a falta de capacitação com certeza trará insatisfação dos consumidores e manchará a imagem de sua marca.
Os atendentes que estão em contato direto com os consumidores funcionam como um porta-voz do negócio, devendo saber sempre qual a resposta para as possíveis questões, assim como a melhor solução para o problema apresentado.
O treinamento e a capacitação devem ser feitos de forma contínua, sempre buscando aprimorá-los para entregar um atendimento de excelência!
Não utilizar a tecnologia a seu favor
Os times de atendimento que não possuem ferramentas ou um sistema funcional para registrar informações, consultar dados ou repassar problemas para outro setor, com certeza está pecando em sua operação.
São essas ferramentas que garantem um planejamento e gerenciamento mais assertivo e funcional, capaz de deixar sua área de atendimento em sintonia com os clientes e outras áreas internas, registrando informações e resolvendo questões de forma mais simplificada.
No que diz respeito ao atendimento, a gestão de processos internos e as sistematizações necessárias para garantir um fluxo de trabalho mais assertivo, conheça a Qualitor, uma empresa que oferece uma plataforma completa para gerenciar atendimentos de ponta a ponta e a centralização de diversos serviços.
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