Qual a importância da integração de plataformas em uma empresa?
Empresas que desejam expandir os negócios, aumentar a produtividade, melhorar o atendimento ao cliente e alavancar as vendas precisam investir em recursos da tecnologia da informação (TI) para promover integração de plataformas e, com isso, otimizar os processos internos, maximizando as práticas de gestão.
A importância de integrar diferentes sistemas em um único lugar na empresa segue uma tendência mundial, ainda mais em um mercado altamente influenciado pelos avanços da transformação digital. Trata-se de um diferencial que garante vantagem competitiva, redução de custos, aumento da produtividade e mais satisfação dos clientes.
Ao escolher uma ferramenta ou software de gerenciamento para a sua empresa, é necessário considerar a integração de plataformas. Continue a leitura deste post e entenda melhor!
Integração de plataformas: uma tendência mais que presente
A integração de plataformas nada mais é do que um processo aplicado na área de TI para unir todos os sistemas operacionais em só um local, por meio de uma ferramenta de gerenciamento.
Em síntese, o objetivo de um software integrador consiste em combinar diferentes programas e aplicativos, de modo a conectá-los em um único ecossistema corporativo, facilitando a gestão das equipes, a documentação dos processos e os fluxos de trabalho (workflows).
Até alguns anos atrás, a integração de plataformas era considerada uma tendência para o futuro. Pode-se dizer, portanto, que o futuro chegou, pois diversas empresas no mundo todo já têm apostado em recursos tecnológicos com capacidade de integrar sistemas.
Haja vista a imensa procura por ERP (Enterprise Resource Planning), que, em tradução livre para o português, significa Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Trata-se de um sistema informatizado cujo objetivo é interligar todos os dados, informações e processos de uma empresa em um único sistema.
A real importância da integração de plataformas
Na prática, a importância da integração de plataformas diz respeito às demandas impostas por um mercado extremamente competitivo, com clientes cada vez mais críticos, seletivos e sedentos por personalização e boas experiências no atendimento.
Além disso, pode-se dizer que a relevância de um software que interliga diferentes sistemas está relacionada aos benefícios corporativos de gestão empresarial. Isso porque uma ferramenta com capacidade de integrar diferentes plataformas na empresa oferece:
- controle de processo de atendimento;
- controle da equipe de atendentes;
- redução da ocorrência ou reincidência de problemas;
- melhoria da comunicação com os usuários;
- medição da satisfação dos clientes;
- metodologia para melhoria contínua;
- aumento da produtividade;
- redução de custos;
- diminuição de erros operacionais;
- menos burocracia;
- documentação automatizada de processo;
- modelagem de processos;
- otimização dos fluxos de trabalho etc.
Uma ferramenta que conta com esses e outros recursos pode ser uma solução interessante para a sua empresa.
Qualitor: o melhor amigo do ERP
É o caso do Qualitor, um software de atendimento avançado e bastante eficiente, utilizado para ajudar as empresas a organizarem e melhorarem os processos de atendimento, padronizando, sistematizando e promovendo melhorias constantes.
O Qualitor atua na gestão integrada de atendimento HelP Desk e Service Desk, SAC, Ouvidoria, Central de Serviços Compartilhados (CSCs), Modelagem de Processos de Negócio e gestão de conhecimento.
Entre os benefícios desse software de atendimento para a sua empresa, podemos destacar:
- o aumento de indicadores como o First Call Resolution (FCR);
- o aumento da produtividade;
- a automação e a padronização de processos;
- o aumento de desempenho operacional;
- a redução na reincidência de problemas;
- o retorno sobre o investimento (ROI);
- a otimização do workflow, como o desenho e modelagem de processo, caminho crítico de processo, analisador de qualidade, documentação, paralelismo, gestão de conhecimento e monitoramento.
Além disso, o Qualitor se comunica com outras plataformas de gestão, fornecendo a capacidade de atendimento omnichannel (com app, chatbot, ticket etc.). Por tudo isso, o software é considerado o melhor amigo do ERP.
Isso porque o Qualitor lida com processos de negócios, enquanto os ERPs fazem a gestão das tarefas e a integração de plataformas.
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