Qual é a importância e como fazer a manutenção da base de clientes?
A manutenção da base de clientes é fundamental para a empresa ter receita recorrente e duradoura. Nesse sentido, é importante usar estratégias para atrair novamente aquele consumidor que não faz uma compra já há algum tempo, por exemplo. Para que esse objetivo seja alcançado, é preciso comunicar-se com o cliente, usando uma abordagem amigável e personalizada, oferecendo opções atraentes e que vão ao encontro das suas necessidades.
Vale salientar uma informação importante: muitas vezes, é mais barato manter um cliente na carteira da empresa do que apostar em estratégias para a prospecção de novos compradores. Portanto, se a companhia tem muitos consumidores que passaram a comprar no concorrente, ou que não fecham negócio com a sua empresa há bastante tempo, é fundamental pensar em formas de mitigar essa evasão e garantir a fonte de receita.
Para entender melhor a importância de manter a base de clientes e como fazer a manutenção, continue a leitura do nosso artigo e fique por dentro do tema!
Qual é a importância de manter a base de clientes?
Os clientes são a principal fonte de lucro do negócio. Se não houver uma carteira sólida de compradores, a empresa terá menos dinheiro para fazer novos investimentos e apostar em novos produtos. Não obstante, a sua competitividade diminui, e ela fica para trás em relação à transformação digital. A manutenção da base de clientes, portanto, pode ser considerada o coração da empresa, o que requer investimentos e estratégias capazes de mantê-la não só extensa, mas também qualificada, com consumidores que comprarão frequentemente.
Como fazer essa manutenção?
Agora que você entendeu a importância de manter a base de clientes, confira as subseções a seguir e conheça algumas formas de como fazer essa manutenção!
Tenha um diferencial
Muitas empresas disputam pela atenção do consumidor, principalmente quando elas marcam presença na Internet. Isso aponta para a necessidade de ter diferenciais, características peculiares do negócio, que o tornam único, o que aumenta as chances de o cliente percorrer toda a jornada de compra, desde o primeiro contato até o fechamento de um negócio.
Conheça as necessidades dos seus clientes
Se a sua empresa tem uma extensa base de clientes, mas pouco se sabe sobre eles, isso é um indicativo de que o negócio não reconhece ainda a importância da análise de dados. Existem soluções no mercado que são responsáveis por transformar informações desencontradas e desestruturadas em inteligência de negócios, permitindo inúmeros insights aos gestores, principalmente relacionados com as preferências, necessidades e os hábitos de compra dos consumidores.
Use o e-mail marketing
O e-mail marketing é um excelente canal de comunicação com o cliente, principalmente se for usada uma ferramenta de automação. Se você está com dificuldades com a base de clientes, aposte nessa estratégia e capriche no conteúdo utilizado. Busque segmentar as mensagens e esteja sempre atento às necessidades do consumidor.
Viu como é importante investir em estratégias para manter a base de clientes? Por ser a fonte principal de receita do negócio, esse é um ativo que deve ser sempre valorizado. Por fim, salientamos que o alcance desse objetivo depende de uma boa estratégia de atendimento, de forma personalizada e alinhada com as necessidades do consumidor. Nós, da Qualitor, temos um software que pode ajudá-lo a aprimorar constantemente a comunicação e a experiência do cliente e, consequentemente, elevar a sua satisfação.
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