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Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
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Qualitor e Whatsapp: uma amizade para beneficiar sua empresa

Qualitor e o Whatsapp estão cada vez mais amigos. Uma aproximação orientada no benefício dos nossos clientes, que foi tema do webinar realizado por nosso diretor de Desenvolvimento e TecnologiaJuliano Statdlober, na quarta-feira, 31 de outubro. No evento online, abordamos detalhes sobre integração, configuração e utilização do Whats em nossa plataforma de atendimento, além de apresentar novos recursos, como as Notificações e Chat com Solicitantes.

“Hoje, quando um chamado é aberto, registrado, encerrado, enfim: há dezenas de eventos que, atualmente, o Qualitor realiza a notificação via e-mail. Com o recurso novo, onde houver envio de mensageria, poderá ocorrer via Whats. Isso envolve todas as situações que envolverem conversas com solicitantes”, destacou Statdlober.

Outro recurso, que o Qualitor já possui, mas foi aprimorado, é a coleta de feedback. Atualmente, quando um chamado recebe uma solução, o atendente encaminha para o solicitante, que pode, em nosso portal, avaliar se resolveu ou não seu problema.
 
É uma interação importante para que as empresas possam entender como está o atendimento, como está a percepção do cliente, que agora fica ainda mais avançada: com a nova funcionalidade, o solicitante receberá uma mensagem no Whats, com botões para que indique se a resolução entregue supriu sua demanda ou não, tornando mais fácil e ágil a coleta do feedback.
 
“Também pensamos na parte do atendente, para quem, às vezes, faltam informações no momento em que o solicitante abre um chamado. Nestes casos, é preciso mandar e-mail ou ligar pedindo mais dados para poder solucionar o problema, e agora isso poderá ser feito diretamente a partir do chamado, com a abertura de um chat que o solicitante receberá via Whats. Isso vai agilizar muito os atendimentos”, ressaltou o especialista.

Lembrando que, em conformidade com as normas de privacidade do aplicativo e da Meta, sempre que se fala em integrar qualquer canal de interação ao WhatsApp, é necessário ter o consentimento do solicitante. “Envio em massa, como mala direta sem autorização, é contra as normas e o serviço é bloqueado. Na Índia, mais de 2 milhões de números foram suspensos por causa desta prática”, alertou Juliano.
 
Para utilizar os novos recursos do Qualitor, que são disponibilizados na versão Qualitor 8.20, é necessário, obviamente, ter um número de Whatsapp e templates aprovados pela Meta, que tratam das mensagens consideradas especiais, ou de risco, pela empresa administradora do aplicativo, principalmente as que são enviadas após 24h da última interação com o usuário.
 
“Como mensagens de resolução poderão ser enviadas depois de 24h após a última interação, nós temos que ter um template aprovado”, explicou.
 
Outro requisito importante é o WhatsApp Business API, que é a plataforma oficial da Meta para integrações ao Whats, onde a cobrança ocorre por uso. “Muitas vezes, vemos no mercado soluções “milagrosas”, que enviam mensagens em massa, por exemplo. Como isso ocorre? Não usando a API oficial, burlando as normas da Meta, e isso acaba fatalmente sendo bloqueado, como já ocorreu em vários casos”, exemplificou o diretor. 

Claro que o cliente pode fazer o acesso diretamente via Meta, mas isso exige infraestrutura em servidor com Docker, instalação e manutenção do gateway, configuração de templates, entre outros quesitos técnicos que tornam o processo mais complicado. Fazer isso por meio do parceiro de integração é muito mais fácil.
 
A integração via parceiro também traz a opção de pagamento por uso, com um custo mais interessante.
 
Sobre esses custos, Statdlober revelou que a Meta cobra US$ 0,03 por sessão iniciada pelo usuário e US$ 0,05 para as que forem começadas pela empresa, sendo que 1 mil sessões por mês são gratuitas. Além disso, é possível ter isenção para sessões iniciadas no Facebook e Instagram, por botões que acionem o Whatsapp”, salientou o executivo.
 
Na Qualitor, trabalhamos com dois parceiros de integração ao WhatsApp. A Gupshup que, segundo o diretor, tem estabilidade e preço reconhecidos no mercado. “Eles são Whatsapp Business API Partner (WABAp) e apresentam excelente custo-benefício: US$ 0,001 por mensagem, ou seja, um dólar paga mil mensagens. Não vai passar de US$ 75 mensais para ter a integração de um número do Whatsapp com o Qualitor”, detalhou Juliano.
 
E o que é preciso fazer? Muito simples: o Whats pode ser ativado em número celular ou fixo, desde que não possua outro Whatsapp ativo. Pode ser, inclusive, o número do SAC da empresa, bastando que, no momento da configuração/ativação, haja alguém disponível para receber a ligação que informará o código de validação.
 
Na sequência, a configuração da integração com o Qualitor acontece via Webhook, que realiza o apontamento à plataforma, e é preciso instalar os templates.
 
Depois, será o momento de fazer o pagamento, que via Gupshup pode ser feito via cartão de crédito ou PIX, e, uma vez liberado, é possível fazer as próximas configurações diretamente via painel do Qualitor, onde a integração com o  Whatsapp já estava, inclusive, liberada para o QChat. Agora, o usuário pode escolher a caixinha de Whatsapp diretamente, seguindo passos automatizados e intuitivos para aderir aos templates pré-aprovados, informar consentimento, acionar todas as demais questões técnicas e sair usando os novos recursos de interação cliente-atendente. 
 
“Buscamos fazer tudo do jeito mais simples. Para fazer o consentimento, por exemplo, quando o solicitante clicar em SignUp de Solicitantes em nosso painel, abrirá um QR Code. Bastará apontar o celular e fazer o caminho indicado”, ressaltou Statdlober. “Também há a possibilidade que deixar toda essa ativação e configuração com a Qualitor, basta consultar nossa equipe para se informar sobre isso”, acrescentou.
 
Importante saber que o número disponibilizado para integração entre Whatsapp e Qualitor ficará exclusivo para esse uso. “O solicitante não conseguirá utilizar o mesmo para acessar o Suporte ou o SAC, por exemplo. Se ele tentar enviar uma mensagem direta para esse número, receberá esta mensagem: este número é exclusivo para receber notificações ou diálogos iniciados por atendentes. Deseja continuar recebendo notificações e contatos de atendentes? Após isso, poderá optar por continuar ou parar o recebimento.
 
Para envio das soluções, os atendentes só poderão partir de chamados de clientes que tiverem feito o sign up. Para o chat de atendente com solicitante, o canal direto é temporário, tornando mais ágil e segura a comunicação para entrega de soluções mais rápidas e eficazes.
 
Outro reforço de segurança, que vem da própria Meta, acontece com a necessidade de comprovação da empresa solicitante da ativação do Whatsapp Business API. Isso evita que potenciais fraudadores utilizem o WABA para se passar por uma determinada organização para fins não legítimos.
Segundo nosso diretor de Desenvolvimento e Tecnologia, o investimento crescente da Qualitor na integração com o WhatsApp segue um caminho natural indicado pelo mercado, já que o aplicativo é o mais utilizado na primeira tela dos celulares brasileiros, além de ser o canal mais procurado para conversas entre clientes e empresas, com mais de 89% dos usos para este fim, e também para resolução de problemas que os consumidores consideram urgentes, com 45% das interações nestes casos.
 
“Os usuários têm cada vez menos tolerância na espera para atendimento”, ressaltou Juliano, destacando que a integração do Qualitor com o Whatsapp responde muito bem a isso, tornando mais ágil a comunicação, facilitando a coleta de feedback e tornando a interação entre atendentes e clientes um diferencial a mais nas entregas das marcas a seus públicos.
 
Quer entender melhor como levar estes benefícios para o seu negócio? É só chamar!

Sabia que, além dos números que já citamos, há ainda outros índices que impressionam sobre o uso do Whatsapp? Por exemplo: em todo o mundo, mais de 2 bilhões de pessoas usam o app, que está disponível em mais de 60 idiomas.
 
Em se tratando do WhatsApp Business, já ultrapassou a marca de 5 milhões de usuários no Brasil, seu segundo maior mercado, atrás somente da Índia. Aliás, por aqui o aplicativo é utilizado por 72% dos empreendedores que possuem lojas e empresas de pequeno porte, segundo dados do SEBRAE.

No mês de setembro, a cor amarela trabalha a campanha de prevenção ao suicídio. Iniciado nos EUA em 1994 e enfatizado no Brasil a partir de 2015, o movimento visa a conscientizar sobre este importante tema, já que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no país, o que indica um índice de mortes maior do que por causas como AIDS e câncer.
 
Por que amarelo? Na década de 90, o jovem norte-americano Mike Emme, de 17 anos,
restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o desta cor. Considerado um rapaz tranquilo e habilidoso, acabou se suicidando e abrindo os olhos da sociedade para a necessidade de mais atenção a eventuais problemas psicológicos e emocionais. No velório dele, foram distribuídas fitas amarelas com  a mensagem "se você precisar, peça ajuda”, e de lá para cá a campanha ganhou, merecidamente, o mundo.
 
Já o Setembro Vermelho é uma iniciativa de conscientização para os cuidados com a saúde do coração e prevenção de doenças cardiovasculares. A data remonta ao 29 de setembro, quando é comemorado o Dia Mundial do Coração, iniciativa criada em 2000 pela Federação Mundial do Coração com apoio das Nações Unidas.
 
A conscientização tem como objetivo reduzir as mortes por doenças do coração, que, segundo dados da OMS, se enquadram nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), que são o principal grupo de causas de morte em todo o mundo, com índice em torno de 70% das perdas de vidas todos os anos.

Vai até o domingo, 04 de setembro, a Expointer, que reúne inúmeras atrações no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio-RS.
 
Com abertura dos portões às 8h e fechamento às 20h, há exposição de mais de 150 raças de animais, entre bovinos de corte, leite, mistos, bubalinos, equinos, ovinos, caprinos chinchilas, aves, coelhos e pássaros, além de leilões, desfiles dos campeões das competições em cada raça, além de shows musicais e apresentações de dança, demonstrações e test-drive de máquinas e implementos agrícolas, feira de agricultura familiar, divulgação e comercialização de produtos da culinária colonial gaúcha e a Expoargs – Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul.
 
Imperdível!

Predictably Irrational: The Hidden Forces That Shape Our 

O livro aborda o poder de decisão humano, e trabalha a possibilidade de nem sempre estarmos no controle (ao contrário do que possamos pensar). Segundo a obra, nossas escolhas nem sempre são racionais.
 
Para o autor, o economista comportamental do MIT Dan Ariely, expectativas, emoções, normas sociais e outras forças invisíveis e, aparentemente, ilógicas podem distorcer nossas habilidades de raciocínio e levar a decisões que nem sempre são as melhores.
 
Para Ariely, todos os dias o ser humano cometerá erros, e não somente isso: os repetirá. Sempre pagará mais do que desejava, subestimará riscos ou potencialidades e procrastinará. Uma boa leitura para mudar a maneira de pensar, decidir e interagir com o mundo.

O fim de semana dos gaúchos deverá ter chuva, principalmente na sexta e sábado, com alerta laranja para a região Central e Fronteira Oeste. Nestas regiões, bem como nos estados de Santa Catarina e Paraná, poderá haver chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
 
Em Porto Alegre, a sexta-feira será chuvosa, podendo perdurar no restante do fim de semana. As temperaturas variam entre 13 e 19 graus, com ventos médios de 15 km/h.

Saiba a previsão do tempo para sua cidade, clique aqui!
 
Fontes: Instituto Nacional de Meteorologia e Prevots

Se liga no calendário! Principais shows que rolam no Brasil ainda em 2022

Durante o segundo semestre, diversos shows prometem muito aqui no Brasil. Harry Styles, Demi Lovato, Justin Bieber, Coldplay e muito mais! Além disso, festivais também marcam os últimos meses do ano como Rock in Rio e Primavera Sound. Saiba mais!