Quantas horas seu time emprega esforços no atendimento e qual o custo?
Talvez essa questão seja deixada de lado em sua empresa, mas realizar análises sobre o esforço gerado por sua equipe no atendimento e qual o custo disso, é importante para conseguir controlar melhor seus gastos e sua performance.
Como você já imagina, buscar maneiras de otimizar o atendimento ao cliente ajuda na redução de seus custos e também a diminuir a sobrecarga dos colaboradores que dão esse suporte, fator importante para evitar outros custos indiretos que podem prejudicar seus resultados.
Confira um conteúdo para entender melhor a importância de observar o tempo gasto no atendimento e mensurar seus custos para permitir um desenvolvimento da área, da qualidade do atendimento e de sua empresa como um todo!
Como reduzir a sobrecarga e melhorar o atendimento
Como falamos, é importante analisar quanto tempo os processos de atendimento tem tomado de sua equipe, os esforços realizados e os custos que se originam desse processo.
Isso pode envolver os gastos para resolver problemas de vendas realizadas, horas extra pagas aos colaboradores de atendimento, dentre muitos fatores. Analisar o tempo e os custos é um passo importante que te permite visualizar os problemas e suas origens.
Com isso, é possível encontrar soluções que ajudem a melhorar seus resultados, diminuir os custos e ainda desenvolver seu atendimento e a satisfação de seus clientes.
Os processos de atendimento são complexos, tomam tempo e podem resultar em erros se feito de forma desorganizada. Assim, é importante encontrar ferramentas que se adéquem ao momento atual das empresas do futuro.
Uma ferramenta ideal é capaz de automatizar seus processos, o que facilita o trabalho dos colaboradores, permitindo que atuem de forma mais estratégica. Essa solução é geralmente oferecida através de plataformas digitais, programas ou softwares que auxiliam no gerenciamento de todas as etapas do atendimento.
Com ela, é possível gerenciar os processos de forma lógica e facilitada, enxergando melhor o desempenho dos colaboradores, mostra um quadro geral de tudo que ainda precisa ser desenvolvido e ainda te permite emitir relatórios com as principais métricas a serem acompanhadas.
O desempenho melhora porque essa solução tecnológica permite agilizar o atendimento, diminuirtempos de espera e organizar o fluxo de informações sobre o histórico do cliente. Isso tudo aliado ao monitoramento dos gestores, permite um controle muito mais otimizado de seus custos.
Pontos de atenção sobre seu atendimento
Além dessa solução que comentamos, sendo a principal ferramenta para utilizar no atendimento de sua empresa, falamos brevemente sobre alguns outros pontos de atenção que podem impactar negativamente no desempenho da gestão de processos e na qualidade seu atendimento.
Um dos fatores que pode afetar o desempenho do seu atendimento é não usar opções de autoatendimento ou respostas instantâneas. Hoje, com o amplo uso de tecnologia pelas empresas, essas são opções cada vez mais usadas e procuradas por clientes que querem um atendimento rápido e prático.
Não escutar o cliente e desconhecer seus problemas também afeta a satisfação dos clientes, gera atrasos e erros no atendimento e faz o cliente se sentir prejudicado. Use um sistema que registre um histórico com todos os contatos feitos e suas informações completas.
O atendimento deve sempre ser otimizado para garantir que as tendências dessa área sejam aplicadas para o momento atual do mercado e o que os clientes esperam de você. Ainda mais importante, é preciso fazê-lo para garantir o sucesso de seu negócio.
Para usar uma ferramenta completa e personalizada para melhorar seu processo de atendimento e reduzir seus custos, conheça a Qualitor, uma empresa que oferece uma plataforma prática para gerenciar atendimentos de ponta a ponta e a centralização de diversos serviços.
Confira produtos completos nas áreas de Help Desk e Service Desk, SAC, Ouvidoria e CSC (Central de Serviços Compartilhados). Converse com um consultor para encontrar a solução personalizada ideal para seu negócio!