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Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
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Reduza seus incidentes com análise e gestão de problemas

Hoje, o desempenho com TI é de suma importância para os negócios online. A otimização da comunicação, dos processos de venda, performance em geral e questões como a cibersegurança podem gerar tanto impactos positivos, quanto negativos para a empresa. É por isso que a análise e gestão de problemas são estratégias que devem fazer parte do cotidiano empresarial. Continue a leitura e descubra como reduzir seus incidentes.

O que é análise e gestão de problemas?

O processo de análise e gestão de problemas implica em identificar, analisar e tomar providências diante de incidentes e erros relacionados ao setor de TI. Esse processo consiste em analisar diversos aspectos que estão por trás dos problemas, não só para identificar a raiz do erro, mas para encontrar causas recorrentes e observar quais atitudes podem ser tomadas.

Portanto, a análise e gestão de problemas não se trata apenas de descobrir e atuar na correção dos erros. O processo trata de identificar causas interligadas aos problemas, discutir métodos e buscar eliminar a causa raiz, quando os incidentes passam a ser recorrentes.

Outro ponto central é que a análise e gestão de problemas busca ser um processo contínuo e completo. Ou seja, as ações não existem apenas quando os problemas ocorrem, de forma isolada e fragmentada. Encontrar soluções de forma deslocada da empresa e do setor de TI como um todo, é uma das causas para a recorrência dos problemas. Portanto, os processos envolvem todo o setor e muitas vezes, diferentes equipes, de diversos setores, empenhadas em dar continuidade à análise e soluções.

Aprenda a diferenciar incidentes de problemas

No cotidiano, incidentes e problemas podem parecer a mesma coisa, contudo, para a análise e gestão de problemas, é importante diferenciá-los. Segundo o ITIL 4, incidentes são interrupções abruptas e não planejadas, que podem afetar a realização de atividades ou reduzir a sua qualidade.

Enquanto um problema se trata da causa dos incidentes. Ou seja, o problema é a raiz, o que ocasionou incidentes. Em outras palavras, os incidentes podem ser considerados os efeitos, enquanto um problema é a causa para os efeitos. Entendeu por que é importante diferenciá-los na gestão de problemas?

Quais os benefícios para os negócios?

A análise e gerenciamento de problemas traz diversos benefícios para as empresas. Entenda alguns deles e veja como é possível reduzir incidentes:

  • Diminuição do tempo de resolução: ao encontrar o problema raiz por trás dos incidentes, a resolução é feita de forma mais ágil. Ao contar com uma gestão de problemas, a equipe também estará mais preparada para encontrar problemas no futuro.
  • Mais produtividade: menos tempo na resolução significa mais produtividade. Isso porque os problemas são resolvidos rapidamente e logo as atividades da empresa se normalizam, minimizando perdas e aumentando a produtividade.
  • Serviços com mais qualidade: não deixe seus clientes esperando. Normalizar o sistema rapidamente traz mais satisfação, melhora o índice de vendas, além de diminuir a ocorrência do mesmo problema.
  • Melhoria constante: com a análise e gestão de problemas, as resoluções não são fragmentadas e isoladas. Ou seja, encontrar as causas dos incidentes faz parte do cotidiano da empresa. Assim, a melhoria é constante, evitando prejuízos e recorrência de problemas.

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