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Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
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ROI: como saber se vale a pena adotar soluções para atender melhor?

Atualmente, a tecnologia permite que todas as campanhas de marketing e vendas possam ser mensuradas. Dessa forma, os gestores conseguem identificar melhor os pontos positivos e negativos das estratégias adotadas, o que contribui para a redução de custos e o aumento das receitas. Entre as métricas existentes, a que falaremos neste artigo será o ROI.

Durante a leitura, ficará claro que o ROI é fundamental na hora de melhorar o atendimento ao cliente. Isso porque ele fornece informações importantes sobre o volume de vendas e o valor médio que cada pessoa está comprando, por exemplo. Vale salientar que a transformação digital empoderou as pessoas, facilitando o acesso à informação. Com isso, as empresas precisam obter diferenciais competitivos, de modo que consigam atrair e reter o público.

Para entender mais sobre o ROI e como ele pode ser útil dentro da sua estratégia de negócio, continue a leitura até o final!

O que é ROI?

A sigla ROI significa Return On Investiment ou retorno sobre o investimento. É uma métrica que mostra se a empresa está obtendo lucro ou prejuízo em relação a alguma estratégia adotada. Além disso, o ROI permite identificar sobre quais canais o consumidor prefere se comunicar com o negócio. Em outras palavras, se a companhia obtém um resultado de vendas em uma rede social melhor que em outra, isso pode ser um indicativo de que é preferível apostar em um dos canais e se desfazer do outro.

Por que é importante calcular o ROI?

O ROI auxilia os gestores a tomar melhores decisões de negócio. Quando a tecnologia ainda não era utilizada em larga escala, muitas vezes o achismo e a intuição predominavam nas empresas. Além disso, calcular o ROI permite implementar melhorias no atendimento, caso a equipe não esteja dando conta de todas as demandas.

Como é feito o cálculo do ROI?

Para o cálculo, basta subtrair receita e custo, dividir o resultado pelo custo e multiplicar por cem. Para facilitar o entendimento, considere que uma empresa investiu R$ 1.000,00 e obteve uma receita de R$ 1.500,00. Nesse caso, o ROI será:

  • [(1.500 - 1.000) / 1.000] x 100 = 50

Nesse caso, a empresa obteve um retorno positivo de 50%. No entanto, existem casos em que o ROI é negativo, o que pode indicar um prejuízo momentâneo ou não, visto que nem todo investimento dá um lucro imediato. Para medir a satisfação do cliente, por exemplo, é preciso observar variáveis como:

  • aquisições de softwares e equipamentos;
  • contratação de profissionais;
  • folha de pagamento;
  • treinamento dos colaboradores;
  • adoção de novos canais de atendimento.

Como usar o ROI no atendimento ao cliente?

O ROI pode ser usado para medir o índice de satisfação dos clientes, sendo que essa informação é composta basicamente pelo volume de vendas e a qualidade do atendimento.

Também pode ser utilizado para identificar quais canais e abordagens são as mais adequadas para o consumidor. Isso pode ser feito por meio do teste A/B, metodologia que permite comparar os ROIs, de modo a identificar qual o melhor canal de atendimento a ser adotado.

Por que investir em um software de atendimento ao cliente?

O software de atendimento ao cliente é responsável, entre outras coisas, pelo cruzamento de dados e a automação de rotinas. Este último é um elemento fundamental para agilizar o atendimento e elevar a satisfação do cliente. Por isso, a Qualitor tem uma ferramenta que preza pela melhoria da comunicação com o consumidor, além de ter uma metodologia voltada para a melhoria contínua.

Como você pôde observar, o ROI ajuda os gestores a tomar melhores decisões de negócio. Com base na receita e no custo, é possível identificar margens de lucro, prejuízo e a satisfação do cliente. Além disso, oferece informações para que o negócio reduza custos, de modo a implementar campanhas de marketing e vendas com maior eficiência, trazendo mais receita ao negócio.

O que achou do conteúdo? Para saber como o software de atendimento da Qualitor pode elevar o ROI das estratégias da sua empresa, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!