Service desk, como posso ajudá-lo? Ou melhor, você pode me ajudar?
Quem é o novo no mundo da tecnologia precisa encarar termos novos constantemente e um deles é: service desk. Afinal, o que é isso? É a mesma coisa que help desk? Qual a importância disso para o seu trabalho ou de qualquer outra empresa no dia a dia? Nós vamos te explicar!
O que é service desk?
O service desk é um prestador de serviços ao cliente final, é nele que são centralizadas todas as necessidades com relação à tecnologia da informação. Desde dúvidas sobre o funcionamento do sistema até falta de acesso à internet.
Ele é diferente do help desk, que mencionamos acima, pois a equipe que trabalha no service desk tem um conhecimento mais aprofundado e consegue solucionar problemas mais complexos.
É correto dizer que o time de service desk trabalha como um tipo de suporte da empresa. Como lidam com atividades complexas e muitos usuários, o time de service desk controla a entrada e saída de demandas e o tempo necessário para solucionar cada uma delas.
Dessa forma, eles conseguem organizar melhor o trabalho e padronizá-lo, para que sejam cada vez mais ágeis na solução dos problemas.
Importância do service desk
Logo de cara, vamos apresentar um dado que resume a importância do service desk. De acordo com uma pesquisa realizada pela Microsoft, 62% dos consumidores do mundo já deixaram uma empresa por conta do mau atendimento. Por isso, essa área é tão importante, ainda mais com os clientes cada vez mais exigentes.
O time de service desk pode ser treinado para entregar o melhor atendimento, de forma personalizada e ágil.
Lembra que mencionamos sobre o registro e controle de demandas que é realizado pela área? Como eles atuam de forma estratégica, essas informações podem ser utilizadas para melhorar ainda mais o trabalho da equipe e o atendimento ao cliente final.
Com esse acompanhamento, o time consegue identificar formas de resolver um problema recorrente do cliente, por exemplo.
Entretanto, mesmo que não seja possível fazer isso, esses dados são cruciais para a melhor estruturação de processos da área, o que irá garantir mais assertividade e agilidade para solucionar os problemas.
Tipos de service desk
Existem duas formas possíveis de estruturar o service desk, de forma local ou virtual. Na primeira opção pode optar por ter um time interno ou pode terceirizar esse serviço e combinar visitas periódicas.
Há ainda os casos em que o terceirizado fica alocado presencialmente na empresa, para solucionar qualquer problema que surgir pessoalmente, ali na empresa.
Já no service desk virtual, os usuários são atendidos por uma central de atendimento em que os profissionais podem se conectar remotamente ao equipamento do usuário para solucionar seu problema.
Aqui na Qualitor nós temos uma plataforma pensada especificamente para empresas que prestam esse tipo de atendimento. Nós podemos te ajudar a padronizar todo o atendimento de service desk e gerenciar todos os processos de resolução das demandas. Assim, te ajudaremos a garantir o melhor atendimento de forma ágil e efetiva.
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