Carregando...
Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria

Telegram X WhatsApp para atendimento: qual é o melhor?

Se você está pensando em qual tipo de ferramenta utilizar para atender seus clientes da melhor maneira possível, saiba que existem alguns pontos que diferenciam o Telegram e o WhatsApp, e você precisa conhecê-los.

Esses aplicativos de mensagens estão cada vez mais comuns, afinal, quase todas as pessoas utilizam em seus dias. Se a sua empresa ainda não trabalha com nenhuma dessas opções, saiba que é necessário repensar.

Pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas informações sobre o Telegram e o WhatsApp, assim como a diferença entre cada um deles, as vantagens e funcionalidades para o seu atendimento. Acompanhe a seguir!

Telegram e WhatsApp: qual o melhor para atendimento?

Quando falamos sobre oferecer canais de atendimento para os clientes, é interessante que você tenha mais de uma opção disponível. Mas, você não precisa estar presente em todas as opções.

Isso porque, se você deseja oferecer um bom atendimento, antes de tudo é necessário pensar em quais canais os seus clientes estão e também qual deles se encaixa nas necessidades do seu negócio.

Com isso, você consegue observar que não será necessário estar em todos os canais imediatamente, e sim escolher uma das opções. Veja abaixo alguns detalhes sobre o Telegram e o WhatsApp para te ajudar nessa escolha:

WhatsApp

Mesmo que o WhatsApp seja um dos aplicativos de mensagens mais utilizados e conhecidos, ele possui algumas limitações, fazendo com que as pessoas fiquem em dúvida sobre qual canal escolher.

Antes de tudo, vamos falar sobre como esse app é conhecido. Quase todas as pessoas possuem o WhatsApp instalado, não é mesmo? Essa é uma das principais vantagens de escolher estar presente no aplicativo, fazendo com que a sua empresa esteja conectada com um grande número de pessoas.

A versão comercial do WhatsApp possui muitas funcionalidades, mas ainda existem questões que devem ser abordadas quando falamos sobre atendimento ao cliente.

Por lá, podemos encontrar opções como criar catálogo, fazer pagamentos e muito mais. Esse canal é um dos preferidos dos clientes que desejam entrar em contato com as empresas.

Além disso, ele também possui vantagens como enviar mensagens de forma automática, verificar as métricas, organizar as conversas e muito mais.

Telegram

O Telegram é um aplicativo de mensagens que também é muito utilizado, e ficou mais conhecido nos momentos em que o WhatsApp ficava fora do ar. Mas, hoje em dia isso não acontece.

Esse aplicativo também está presente no dia a dia dos consumidores comumente, e é um dos canais de comunicação mais relevantes que podemos destacar, tanto para as empresas quanto para o uso pessoal.

O Telegram é utilizado no atendimento ao cliente para receber as promoções, tirar dúvidas, solicitar ajuda, pedir suporte e contratar serviços e produtos.

Isso acontece porque também existem muitas vantagens que podemos destacar no uso do atendimento ao cliente através desse canal de comunicação, como por exemplo, poder enviar arquivos mais pesados e maiores, o que não acontece no WhatsApp.

Além disso, também é possível ter privacidade do contato, ou seja, o número do telefone das pessoas não fica aparente, e você pode entrar em contato a partir do nome. O Telegram também permite que você crie canais de atendimento com até 200 mil pessoas.

Essas vantagens fazem muita diferença no atendimento ao cliente da sua empresa.

Principais diferenças entre esses dois canais

Como dissemos, cada um dos aplicativos destacados possui funcionalidades diferentes, mesmo que a principal função de cada um deles seja se comunicar com outras pessoas. Se você está em dúvida sobre qual deles escolher para o atendimento, acompanhe mais informações a seguir!

Canais e grupos

Quando falamos sobre a criação de grupos e canais de contatos, o Telegram se torna mais atrativo, afinal, no WhatsApp é possível criar grupos com pouco mais de mil participantes, e elas podem se tornar administradoras do grupo ou não.

Já o Telegram possui capacidade de criar grupos com até 200 mil pessoas.

Privacidade e segurança

Quando falamos sobre segurança de dados e informações que são compartilhadas através desses aplicativos durante o atendimento ao cliente, o WhatsApp é a melhor opção.

Isso porque, todas as mensagens compartilhadas pelo WhatsApp são criptografadas, ou seja, apenas quem recebe a mensagem pode ter acesso ao conteúdo compartilhado, e isso não acontece no Telegram.

O Telegram também possui esse recurso, mas apenas para conversas privadas, e não de forma abrangente quando no WhatsApp. Com isso, as mensagens dos grupos não são protegidas.

Personalizar

Muitas empresas gostam de personalizar os canais de atendimento para falar com seus clientes, não é mesmo? Com isso, o Telegram possui mais recursos, e não é tão limitado quanto o WhatsApp.

No Telegram é possível alterar a cor dos textos, as fontes, o plano de fundo, o perfil e também mandar mensagem para pessoas que estão próximas a você, mesmo que você não tenha acesso ao número delas.

O WhatsApp está trabalhando cada vez mais em oferecer bons recursos para o aplicativo, como, por exemplo, enviar figurinhas e fazer ajustes sobre as fontes das mensagens de texto.

Outro detalhe é que o WhatsApp é o único que possui a função de status disponível para os seus contatos, e essa é uma excelente ferramenta para divulgar o seu trabalho.

Enviar arquivos

Os dois canais de atendimento possuem capacidade de compartilhar arquivos de vários formatos, tanto em vídeo, foto, música e muito mais. Mas, nesse caso, o Telegram possui mais funções, pois o tamanho dos arquivos que podem ser compartilhados é maior.

No WhatsApp os arquivos podem ser enviados tendo até 100 MB, enquanto no Telegram, os arquivos podem ter até 2GB para serem enviados.

Catálogo com produtos

O WhatsApp possui um recurso muito interessante para as empresas, que é a criação de um catálogo que fica disponível para os clientes durante o atendimento.

Essa função é tão completa que muitas empresas não sentem a necessidade de ter um site, por exemplo, fazendo com que os clientes sejam trazidos para esse canal de atendimento e tenham acesso a todas as informações dos produtos, como preços, tamanhos, fotos e descrição.

O Telegram não possui esse recurso, e por isso, é preciso enviar as informações de forma individual para os clientes, o que pode atrasar o atendimento.

Depois de entender melhor sobre o assunto, você já deve ter escolhido a melhor opção conforme suas necessidades, não é mesmo?

Para ter acesso a outros conteúdos relacionados, continue navegando pelo nosso blog!