Tipos de jornada do cliente: Saiba qual é o seu
Desenvolver estratégias de vendas eficazes é sempre um dos maiores desafios que uma empresa possui, principalmente visando bons resultados e boas experiências para os clientes.
Isso acontece porque, além dos desafios comuns que o mercado possui, a maneira com que as pessoas decidem fechar suas compras tem mudado constantemente nos últimos anos.
Entender o seu consumidor é essencial para gerar resultados positivos para o seu negócio, e uma das melhores maneiras de fazer isso é através da jornada do cliente. Essa prática possui objetivo de entender, prever e responder sobre o comportamento do seu cliente durante o contato que ele tem com a marca.
Assim, é possível saber em qual etapa ele está e qual o perfil do seu cliente. Se você deseja entender mais sobre o assunto, confira as informações que trouxemos a seguir:
Jornada do cliente: o que é?
A jornada do cliente consiste em todas as etapas mapeadas do caminho que ele percorre durante o contato que mantém com uma marca. Desde o primeiro contato, onde o desejo de compra é despertado, até a fidelização desse cliente, essa jornada está acontecendo.
Entender a maneira com que o seu público se relaciona com o negócio é essencial para garantir que todas as ferramentas necessárias sejam utilizadas para converter os visitantes em clientes efetivos.
É válido lembrar que durante a jornada do cliente é importante pensar na experiência que ele terá com o seu negócio, e isso pode estar diretamente relacionado ao bom atendimento, a navegação no ambiente virtual da sua loja, aos conteúdos apresentados e muito mais.
Etapas de jornada do cliente
Entender a jornada do cliente possui o objetivo de garantir uma boa experiência para o seu consumidor de acordo com as expectativas que ele possui. Entenda como isso pode ser feito a partir do conceito das etapas:
Adoção
Essa é considerada a primeira etapa da jornada do cliente, sendo o momento em que ele embarca nos serviços da empresa. Nessa etapa, é importante que as estratégias do seu serviço e produtos sejam configuradas.
Essa primeira etapa é onde o desejo e adoção por um produto é despertada no cliente, onde ele percebe que precisa de determinado serviço. Com isso, é preciso articular um conteúdo relevante em seu site para que esse primeiro contato seja eficiente.
Entregar valor para o seu cliente é essencial nessa etapa. Com isso, você consegue aumentar as possibilidades de fazer com que ele passe para a próxima etapa da jornada do cliente.
Reconhecimento
O reconhecimento do cliente é essencial, pois nesta etapa, ele conseguiu identificar que possui um problema e precisa de uma solução. Nesse momento, a sua empresa precisa colocar algumas estratégias em prática para atraí-lo.
Nessas estratégias, é preciso visar o relacionamento em longo prazo com esse cliente, para que eles possam passar para a próxima etapa e comprar novamente com a sua marca.
Consideração
A etapa da consideração na jornada do cliente, é quando ele entendeu que existem diferentes opções de empresas no mercado que oferecem o mesmo produto ou serviço que você, mas por algum motivo, considerou comprar com a sua marca.
Isso acontece a partir das informações que são fornecidas, que funcionam como um pré-requisito para que a compra seja finalizada.
Decisão de compra
Essa é uma etapa da jornada do cliente onde ele compara as preferências e decide finalizar a compra com a sua empresa. Isso acontece depois das informações, considerações e benefícios que a sua empresa oferece frente a outros concorrentes.
Para que você consiga fidelizar esse cliente, é importante que a etapa do pós-venda também seja levada em consideração, principalmente para finalizar a jornada do cliente.
Se atentar a esses pontos faz com que você consiga aumentar as vendas sem deixar as boas experiências do cliente de lado.
Coloque-as em prática e veja o sucesso da sua empresa. Se quiser saber mais, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!