O que é QR Code e como usá-lo na empresa? Descubra!
O QR Code, ou Quick Response Code, é um aprimoramento importante em relação ao código de barras. Isso porque permite, além de armazenar uma quantidade maior de informações, um leque maior de possibilidades de uso pelas empresas. O QR Code, portanto, é uma ferramenta de grande importância dentro do contexto da transformação digital.
Pensando em esclarecer alguns pontos importantes sobre essa tecnologia, neste artigo falaremos sobre como criar um QR Code, além de apresentar as suas principais vantagens. Falaremos também sobre o uso dele nas empresas, de modo a promover uma maior interatividade com o público. Ficou interessado no tema? Continue então a leitura do nosso artigo até o final!
O que é QR Code?
O QR Code é uma tecnologia que permite armazenar informações de forma bidimensional. Em outras palavras, ao contrário do código de barras que é unidimensional, ele pode conter inúmeros dados, que podem, por exemplo, identificar uma empresa, de modo a apresentar pontos de contato como e-mail, site e redes sociais do negócio.
Seu surgimento foi na fábrica automotiva da Toyota no Japão, onde se notou a necessidade de ampliar a capacidade de armazenamento do código de barras, no intuito de obter um leque maior de informações acerca dos veículos. Para acessar o que está inserido em um QR Code é preciso posicionar a câmera do smartphone na área pretendida, sendo que alguns aparelhos já vem com o leitor. Caso não, é possível encontrar facilmente um aplicativo de leitura na Play Store ou Apple Store.
Como criar um QR Code?
Existem diversos sites na Internet que são responsáveis por criar QR Codes de forma rápida. Entre as informações que podem ser configuradas para serem lidas pela câmera do celular podemos citar:
- nome e endereço da empresa;
- e-mail;
- telefone;
- link para o blog, site ou perfis em redes sociais.
No entanto, é preciso tomar o cuidado de não inserir informações de forma demasiada. Dependendo do que se coloca no QR Code, isso pode impactar o seu tempo de carregamento, o que prejudica a experiência dos usuários. A dica, portanto, é ser o mais conciso possível, ou ainda, investir em otimizações no blog ou site da empresa para que carreguem mais rápido. Nesse sentido, uma boa dica é lançar mão de imagens em formatos mais leves, como o PNG.
Quais as vantagens do QR Code?
As empresas se beneficiam do QR Code de diversas formas. Como falamos, é um elemento importante para promover a transformação digital do negócio, trazendo uma melhor experiência aos clientes. Acompanhe a seguir suas principais vantagens!
Facilidade aos usuários
Quando você recebe uma nota fiscal, por exemplo, muitas vezes é possível encontrar um QR Code. O intuito é que a pessoa acesse aquele código pela câmera do celular e se certifique da autenticidade daquele documento.
Trata-se de uma tecnologia simples de usar e acessível a qualquer pessoa, mesmo que não tenha muito domínio de ferramentas digitais. Outro exemplo de facilidade é em cardápios de restaurante, onde um QR Code pode ser colocado para dar informações adicionais sobre o estabelecimento ou o prato que se deseja consumir.
Efetividade
Além de fácil de configurar e usar, o QR Code é caracterizado pela sua efetividade. Com a adoção de boas estratégias, é possível alcançar excelentes resultados em termos de aumento das vendas e satisfação dos consumidores. Com uma maior receita, a empresa pode realizar investimentos que tenham por objetivo expandir o negócio.
Praticidade
Antigamente o acesso à informação era mais difícil e lento. Hoje, no entanto, tecnologias como o QR Code deram uma maior praticidade em todos os sentidos, de modo que as pessoas agora podem ter acesso a informações complementares sobre um produto, serviço ou empresa em questão de segundos. A facilidade de compartilhamento também é maior, o que deixa o consumidor mais empoderado e informado sobre os produtos e serviços que deseja obter.
Economia de custos
O QR Code traz uma redução de custos referentes a serviços bancários pagos pelas empresas. Como as operações se tornaram digitais ao longo do tempo, o uso de carteiras contendo o QR Code aumentou. Por consequência, essa economia de recursos também atinge os clientes, de modo que essas taxas bancárias não são mais repassadas para eles.
Segurança
O uso de soluções tecnológicas muitas vezes trazem dúvidas relacionadas com a segurança da informação. No caso do QR Code, os dados, além de serem protegidos com criptografia, sofrem atualizações de segurança constantemente. Dessa forma, fica muito mais difícil que um criminoso virtual acesse e sequestre informações.
Como usar o QR Code na empresa?
Uma forma de aplicar o QR Code é em materiais informativos da empresa ou na oferta de produtos, sendo que, uma vez que a maioria dos usuários usa dispositivos móveis, as chances de engajar o público aumentam. Acompanhe as subseções a seguir e veja como o QR Code pode ser usado na sua empresa!
Aumentar o número de seguidores nas redes sociais
A presença em redes sociais é indispensável às empresas nos dias de hoje. Por isso, o uso do QR Code se faz importante, visto que informações sobre todas as redes sociais que o negócio tem podem ser inseridas, de modo a facilitar o acesso dos usuários. Dessa forma, a quantidade de seguidores aumenta, elevando também as chances de mais pessoas fecharem negócios no futuro.
Expandir o número de contatos rapidamente
O QR Code tornou popular o uso dos cartões de visita virtuais. Dessa forma, é possível inserir várias informações de fácil acesso pelo público, diminuindo ou até eliminando, o uso dos cartões de visita tradicionais. Assim como no caso das redes sociais, é possível expandir bastante a quantidade de contatos que podem se tornar clientes no futuro.
Efetuar pagamentos sem dinheiro
Outra tendência que tende a se popularizar bastante entre as empresas são os pagamentos sem dinheiro. Nesse sentido, o uso de QR Code pode tornar os consumidores ainda mais próximos do negócio, visto que eles procuram uma experiência prática, segura e excelente. Além disso, o gerenciamento de dados financeiros se torna mais fácil pelo QR Code.
O QR Code, como vimos, é um código de barras bidimensional que armazena uma quantidade bem maior de informações. Ressaltamos que o uso de tais mecanismos ligados à transformação digital é essencial para o negócio obter um diferencial competitivo, de modo a expandir as suas operações e se destacar no mercado em que atua.
Gostou do artigo? Não vá embora agora! Aproveite a visita em nosso blog para conhecer o Qualitor 8.20, nossa solução de gestão de atendimento ao cliente!