Saiba como usar o marketing de relacionamento para aumentar os resultados!
Você já ouviu falar em marketing de relacionamento? Ele tem como objetivo central criar uma relação duradoura com os clientes do seu negócio. Em outras palavras, isso significa um fluxo de receitas contínuo e garantido, o que ajuda a empresa de diversas formas, desde investimentos que visem o crescimento até mesmo a concepção de novos produtos e soluções no futuro.
Para aplicar um bom marketing de relacionamento, porém, é preciso seguir alguns passos, sendo que você pode conferi-los ao longo deste artigo. Ao final da leitura será possível perceber o quão importante é colocar essas etapas em prática, além de ver também os benefícios do marketing de relacionamento. Continue a leitura até o final e fique por dentro do tema!
O que é marketing de relacionamento?
Trata-se de uma estratégia que visa o médio e longo prazo. A empresa precisa conhecer bem a pessoa com que está se relacionando, de modo que consiga captar todas as suas dores e necessidades.
Nesse sentido, vale salientar uma máxima muito importante dentro do marketing digital: é muito mais barato vender para o mesmo consumidor do que empreender esforços para aumentar a base de clientes. Outras características fundamentais do marketing de relacionamento incluem:
- criação de autoridade do negócio;
- construção e disseminação do branding (ou marca da empresa);
- automação de marketing no contato com os clientes.
Para que serve o marketing de relacionamento?
O marketing de relacionamento atua para que o cliente fiel à marca seja um promotor, tanto para os seus familiares e amigos como também em sites de avaliação na Internet. Dessa forma, a base de clientes da empresa passa a ser composta por pessoas que compram de forma recorrente, trazendo aumento de receita ao negócio.
É fundamental, portanto, agregar valor nos pontos de contato com os consumidores, de modo que eles percebam que o objetivo não é somente vender algo, mas construir um relacionamento sólido e duradouro.
Como aumentar os resultados do negócio com o marketing de relacionamento?
Agora que você entendeu o que é e para que serve o marketing de relacionamento, é preciso lançar mão de alguns procedimentos que ajudarão o negócio a fidelizar os clientes. Acompanhe algumas técnicas nas subseções a seguir!
Apostar no marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia que pode ser empregada de diversas formas. Desde o blog e site do negócio até as redes sociais, é importante postar conteúdos que sejam relevantes, claros, informativos e que estejam de acordo com o estágio da pessoa no funil de vendas.
Em outras palavras, é preciso saber se você está se comunicando com um visitante, um lead ou alguém que já comprou algum produto seu. Respectivamente, essas fases correspondem ao topo, meio e fundo do funil de vendas.
Estabelecer benefícios para os clientes mais engajados
Programas de fidelidade fazem com que o cliente prefira comprar os produtos ou serviços seus e não os da concorrência. Um bom exemplo disso são os hotéis, que oferecem milhas de viagens para os clientes que já fecharam negócio várias vezes com eles. Investir em promoções e descontos para os clientes também pode ser um meio efetivo na hora de assegurar a fidelização.
Interagir nas redes sociais
Uma presença forte nas redes sociais também contribui bastante para um bom marketing de relacionamento. De acordo com as particularidades de cada plataforma, é importante explorar tudo aquilo que promove interatividade, como responder comentários e mensagens privadas, além de explorar o recurso de stories, no caso do Facebook e do Instagram.
Usar o e-mail marketing
O e-mail marketing, se for bem usado, pode trazer excelentes resultados ao negócio. Isso porque ele serve como um meio de nutrir a audiência por meio de conteúdos interessantes. Sempre que uma pessoa baixa um e-book no blog da empresa, por exemplo, ela precisa fornecer o seu e-mail. Depois disso, é possível manter um relacionamento por meio de mensagens eletrônicas.
Vale salientar que isso deve ser feito com o auxílio de uma ferramenta de automação, visto que a quantidade de contatos pode ser muito grande, o que inviabiliza o envio de forma manual.
Avaliar os resultados
Depois de colocar o marketing de relacionamento em prática, é preciso acompanhar se os resultados estão de acordo com o esperado. Para isso, são usadas métricas e indicadores que apontam os pontos positivos e negativos da estratégia.
Um exemplo de indicador a ser observado é o volume de vendas em um determinado período. No entanto, é importante ter expertise para não interpretar errado os dados. Em outras palavras, deve-se também avaliar outros fatores em conjunto com o volume de vendas.
Quais são os benefícios do marketing de relacionamento?
Ao longo do texto, já foi possível entender um pouco como o marketing de relacionamento pode beneficiar o negócio a médio e longo prazo, não é mesmo? A seguir, falaremos mais sobre esses benefícios. Acompanhe!
Fidelização de clientes
Uma vez que a estratégia foi direcionada para pessoas que já compraram da empresa, elas terão cada vez mais vontade de continuar consumindo os seus produtos e serviços. Em outras palavras, o marketing de relacionamento ajuda a criar um importante diferencial competitivo, uma vez que as pessoas encontraram valor naquilo que o seu negócio vende.
Aumento das vendas
Mesmo que o marketing de relacionamento tenha foco em fidelizar clientes a médio e longo prazo, ele também pode atuar — e muito bem — na obtenção de novos clientes. A consequência disso é um aumento no volume de vendas e no faturamento, fazendo com que a empresa tenha a oportunidade de expandir as suas operações no futuro.
Redução de custos
Lembra de quando falamos que é mais barato fidelizar um cliente do que investir esforços de marketing para obter outro? Portanto, o marketing de relacionamento contribui na redução de custos com publicidade, uma vez que ele é feito com foco em segmentação e personalização do público, indo de encontro às dores e necessidades da persona.
Construção de autoridade de mercado
Além de vender, toda empresa precisa trabalhar bem a sua marca, no intuito de construir uma autoridade de mercado. Nesse sentido, o marketing de relacionamento é um excelente aliado, criando uma reputação que faz o negócio se destacar dos concorrentes e vendendo produtos e serviços com alto valor agregado.
O marketing de relacionamento tem o objetivo de criar uma relação duradoura com os clientes do negócio, sendo, portanto, uma estratégia de médio e longo prazo. Aplicando as técnicas citadas ao longo deste texto, será possível obter muitos benefícios, como a fidelização dos clientes e a construção da autoridade da marca no mercado.
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